2 Reis 6:8-22
Canção de Louvor: Maior é Jesus | Autoridade e poder – Marcos Góis
Tudo o que Jesus conquistou na cruz
É direito nosso, é nossa herança
Todas as bênçãos de Deus pra nós
Tomamos posse é nossa herança
Toda vida, todo poder
Tudo o que Deus tem para dar
Abrimos nossas vidas pra receber
Nada mais nos resistirá
Maior é o que está em nós
Do que o que está no mundo
Os que confiam no Senhor
São como os montes de Sião
Que não se abalam, mas permanecem
Para sempre
Como em volta de Jerusalém estão os montes
Assim o Senhor, em volta do seu povo
Autoridade e poder
O domínio em suas mãos
Pois o Senhor é Deus, o Senhor é Rei dos povos
Cale-se diante dele a Terra
Dobre os joelhos, ergam as mãos
Pois o Senhor é Deus, o Senhor é Rei dos povos
Texto para reflexão:
A nossa reflexão de hoje é baseada na mensagem bíblica do Pastora Simone Fonseca, ministrada neste último domingo pela manhã. Você poderá assistir a sua exposição completa em https://www.youtube.com/watch?v=_lzn__GMMYU.
O texto bíblico de referência fala de um tempo em que o Povo de Deus havia deixado de temer ao Senhor. E os sucessivos reis que subiram no trono induzia-os a pecados detestáveis contra Deus. Nessa época o Senhor levantou profetas como Eliseu para abrir os olhos do povo e revelar aquilo que eles não conseguiam ver.
Observamos ao longo da Bíblia, Deus com todo interesse em dar aos seus servos uma visão para além daquilo que os seus olhos naturais podem ver. Por exemplo, foi assim com Abraão quando o Senhor disse: “Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las. E prosseguiu: Assim será a sua descendência” (Gênesis 15:5). Ou quando o Senhor protestou pela boca de Isaías, dizendo: “Com quem vocês me compararão? Quem se assemelha a mim?, pergunta o Santo. Ergam os olhos e olhem para as alturas […]” (Isaías 40:25-31). Quando Jesus veio à Terra como o Filho do Homem ele abriu os olhos dos cegos. Ao Apóstolo João, o Senhor deu a visão de tudo que acontecerá no tempo do fim. E um dia nós veremos o Senhor Jesus como ele é (1 João 3:2).
Eliseu e o seu servo estavam cercados pelo exército inimigo, que veio para captura-lo e destruí-lo. Seu servo olhou para aquele cenário e ficou desesperado. Mas Eliseu estava vendo além do natural. Então, o homem de Deus orou pedindo ao Senhor para abrir os olhos do rapaz, que viu as colinas cheias de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu (2 Reis 6:17).
A visão espiritual que o Senhor deu a Eliseu nesse episódio nos ensina preciosas lições para as nossas vidas, vejamos:
1) A visão espiritual revela o que está oculto. Isso não é um privilégio de poucos. É para você, também. Não para suprir curiosidades, mas para abençoar com paz e quietude a você e as pessoas próximas.
2) A visão espiritual muda a nossa perspectiva em relação ao que está acontecendo, agora. O servo de Eliseu pensou que eles seriam destruídos pelo exército inimigo. Mas depois que seus olhos foram abertos pôde ver que havia um exército mais numeroso e mais forte do lado deles. “[…] porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo” (1 João 4:4). Assim, a visão espiritual nos permite discernir a situação, tomar decisões sábias com atitudes de paz que excede todo entendimento (Filipenses 4:7).
3) A visão espiritual nos coloca a um passo à frente de nossos inimigos. Não tenha medo. Assim como Eliseu, você também pode tomar o controle da situação antes do inimigo. A visão espiritual permite a você administrar a crise e dizer ao inimigo o que ele tem de fazer.
4) A visão espiritual nos coloca em posição de influência no meio onde vivemos. Mas isso não é algo para pessoas ambiciosas. Aquilo que você consegue ver e discernir vai te levar a lugares para você influenciar a outros a promover a paz e não a guerra. Você tem esta responsabilidade. Não tenha medo. Mas tenha cuidado para não transformar esta bênção em maldição. Viva em paz e com leveza. Há um propósito de Deus quando ele te enriquece, seja no plano natural, seja no plano espiritual.
A bênção da visão espiritual não foi dada apenas a Elizeu. Ela é para todos os filhos de Deus (1 Coríntios 2:12-15). O Senhor já “nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo” (Efésios 1:3). Portanto, as nossas necessidades terrenas não podem nos limitar a ver apenas o que está diante de nossos olhos naturais. Assim, não limite as suas orações com coisas passageiras. Busque o que é eterno. A visão espiritual que o Senhor dá coloca em ordem todo caos, pois Ele é o Soberano Senhor de toda a Terra e Céu.
Reflexão:
A visão espiritual é para aqueles que são espirituais (Coríntios 2:12-15). Como essa declaração e a experiência do Profeta Eliseu podem ser aplicadas em sua vida neste momento?
Por Emerson Cardoso
ADET – conectando pessoas, transformando vidas
Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF – Contato: 61 3354-4070