O QUE DEUS TEM A NOS DIZER

Juízes 11:1-11

Canção de Louvor: Todavia Me Alegrarei – Leandro Soares

Eu tenho um Deus
Que não vai deixar
Essa luta me matar
O desespero me tomar
Por mais pressão que seja
A situação
O controle ainda está
Na palma de suas mãos

O choro dura uma noite, mas a alegria
Ela vem pela manhã
Eu creio, eu creio
O choro dura uma noite, mas a alegria
Ela vem pela manhã
Eu creio, eu creio

Ainda que a figueira não floresça
E não haja fruto na vide
E o produto da oliveira minta
Todavia eu me alegrarei
Todavia eu me alegrarei
Todavia eu me alegrarei
Ainda que a figueira não floresça
E não haja fruto na vide
E o produto da oliveira minta
Todavia eu me alegrarei
Todavia eu me alegrarei
Todavia eu me alegrarei

Eu me alegro em Ti, Senhor

Texto para reflexão:

A nossa reflexão de hoje é baseada na mensagem bíblica do Pr. Rosalvo Costa, ministrada neste último domingo pela manhã. Você poderá assistir a sua exposição completa em https://www.youtube.com/watch?v=nEbSARLsekE&ab_channel=ADETPLAY

Estamos diante de uma história inspiradora. Jefté tinha tudo para ser um homem traumatizado, cheio de rancor e insegurança. Isso porque sofria preconceito de seus familiares, uma vez que era filho de uma prostituta. Acabara sendo expulso de sua casa por seus próprios irmãos, tendo que fugir para a cidade de Tobe, onde se juntou a um grupo de vadios.

Como dito, a história deste homem, marcada por traumas e rejeição, tinha tudo para ser uma verdadeira tragédia. Mas não é assim que Jefté termina. Tempos depois, os líderes de sua família vão até ele em busca de socorro e o nomeiam comandante e governante sobre Gileade. Nesta posição, enfrentou os inimigos de Israel, os amonitas, derrotando-os em nome do Senhor dos Exércitos. Não bastasse isto, Deus o colocou na posição de juiz sobre todos os israelitas.

Por meio desta história, podemos dizer, com certeza, que o passado e as circunstâncias difíceis da vida não definem nosso futuro. É Deus quem tem a última palavra a nosso respeito e o poder para transformar qualquer situação. Podemos achar que Jefté terminou vitorioso porque era um grande guerreiro e soube agir com coragem e bravura. Acontece que, na verdade, se Deus não estivesse com ele, o fim desta narrativa teria sido completamente diferente.

Existem em nosso meio muitos como Jefté. Por vezes, somos levados a achar que nosso passado nos define e que não há esperança de um futuro diferente. Olhamos ainda para os problemas do presente e não conseguimos enxergar solução, crendo, assim, que nossas histórias terminarão em derrota. Acontece que, agindo assim, desconsideramos o que Deus tem a dizer ao nosso respeito, bem como o que Cristo consumou no Calvário.

Reflexão: o que, pois, Deus diz ao nosso respeito que deve ser levado em consideração para definirmos quem somos e o tipo de futuro que podemos ter, a despeito de nosso passado e aflições do presente? Citarei brevemente alguns pontos para reflexão e discussão dos irmãos e sugiro que levantem no grupo outras verdades que podem nos ajudar a vencer o espírito de derrota.

  1. Nossos pecados, todos, foram perdoados e esquecidos pelo Senhor (Hb. 8:12)
  2. Quem está em Cristo é nova criatura, regenerado para uma nova vida, onde tudo é novo (2Co. 5:17)
  3. Não apenas fomos perdoados, mas também adotados como filhos de Deus (Rm. 8:15-16)
  4. Recebemos o Espírito de Deus, que nos consola e nos ajuda em todos os momentos (Rm. 8:26)
  5. Nossa vida ganhou um grande e relevante propósito: participar do plano de salvação da humanidade. Como? Indo em direção à herança prometida (Cristo) e fazendo discípulos (Mt. 28:19).

Por Elielson Sandes

ADET – conectando pessoas, transformando vidas

Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF – Contato: 61 3354-4070

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *