INDO, FAZEI DISCÍPULOS

Mateus 28:19-20

Canção de Louvor: Aceito o Teu Chamado – Bruna Karla

Quantas vezes já tentei me esconder
Preocupado com o que iriam dizer
Já cantei tão vazio, já orei sem querer
Quantas vezes troquei o sim pelo não
Mas o Senhor sabia da minha intenção
A fé se escondia por trás da razão

O peso da tribulação me quer no chão
Cansar as minhas asas pra poder não voar
Mas estou decidido, não vou mais negar
O Teu chamado é o que me faz viver
Por isso eu me sentia perto de morrer
Mas tomei uma atitude, preciso viver

Viver Teu chamado, deixar minha história
Ser carta de Deus para o homem perdido
Negar o meu eu, romper com os conflitos
Vou buscar Teu reino, Tua voz não resisto
Aceito Teu chamado

Tua palavra foi a força que moveu a minha alma
Tua palavra foi a base que me colocou de pé
Tua verdade, o confronto, que me trouxe até aqui
Quero os teus ideais, Deus, usa-me

Texto para reflexão:

A nossa reflexão de hoje é baseada na mensagem bíblica do Pr. Messias dos Santos, ministrada neste último domingo pela manhã. Você poderá assistir a sua exposição completa em https://www.youtube.com/watch?v=-G8oezC9ORY&ab_channel=ADETPLAY

A cena é a seguinte: durante três anos, os discípulos de Jesus aguardaram ansiosamente o momento em que o Mestre iria derrotar os inimigos de Israel e inaugurar o Seu Reino sobre toda a terra. Mas aconteceu algo para o qual eles não estavam preparados: Cristo foi crucificado, morto e sepultado. A esperança pareceu estar perdida para sempre. Os discípulos estavam agora cheios de medo e de tristeza.

Mas algo os surpreendeu ao terceiro dia. Jesus venceu a morte e ressuscitou dentre os mortos. O Mestre dá então aos seus seguidores uma nova ordem: Ide e fazei discípulos de todas as nações! Não foi qualquer outro senão o Cristo vivo a dar este “novo” mandamento. Cuidemos para não desapontá-Lo.

Creio que esta orientação de Jesus não é novidade para a maioria de nós. Mas há nela detalhes que talvez desconheçamos e outros de que precisamos ser relembrados. Vejamos, pois, alguns destes detalhes:  

  1. Comportamento dinâmico: é interessante observar que nossas traduções deste texto emprega o “ide” no modo imperativo. Acontece que o original grego utiliza o mesmo termo no gerúndio (indo). E o que isso significa? A ordem de Jesus não é estática, mas dinâmica. Nosso alvo e destino final é o Céu. É para lá que estamos caminhando. Mas, ao longo de todo o percurso, o seguidor de Jesus deve estar continuamente ocupado fazendo novos discípulos.
  2. É uma questão de natureza: a obediência a este mandamento não é mero fruto de um convencimento intelectual ou mesmo de um comportamento fabricado por nossos próprios esforços. Trata-se de um estilo de vida, uma nova vida plantada em nós pelo Espírito Santo (Jo. 3:5-6). Estávamos mortos, mas fomos vivificados com um novo nascimento, de modo que quem vive não somos nós, mas Cristo (Ef. 2:4-6). A partir disso, vivemos pela causa de Jesus, e isso envolve fazer novos discípulos para a glória do Pai (2Co. 5:15-21).
  3. O “como” é muito importante: não agimos em nosso próprio nome ou por nossas forças, mas pelo poder invencível do Espírito Santo que foi derramado em nós (At. 1:4-5). Acontece que, quando negligenciamos nosso relacionamento com o Espírito e nos envolvemos mais com as coisas desse mundo, esse poder “perde” a operosidade em nossas vidas (1Ts. 5:19-20).
  4. Até onde se estende a ordem de fazer discípulos? Aos confins da terra! O seguidor de Jesus não conhece preconceito. A promessa de salvação se estende a todas as famílias da terra (Gn. 12:1-3), a toda criatura de cada raça, tribo, língua e nação (Ap. 5:9). O Reino de Deus não é limitado e desconhece divisas e fronteiras.

Reflexão: você é um discípulo de Jesus ou um mero espectador? Você tem seguido um estilo de vida dinâmico, caracterizado por fazer novos discípulos? Se não, o que você acha que tem te impedido e como corrigir isso? Você compreende o que é o novo nascimento? Como cumprir o ide de Jesus a pessoas e comunidades tão diferentes de nós?

Por Elielson Sandes

ADET – conectando pessoas, transformando vidas

Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF – Contato: 61 3354-4070

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *