TRANSFORMANDO OS SONHOS EM REALIDADE

1 Samuel 1:9-11

Canção de Louvor: Ressuscita-me – Aline Barros

Mestre, eu preciso de um milagre
Transforma minha vida, meu estado
Faz tempo que eu não vejo a luz do dia
Estão tentando sepultar minha alegria
Tentando ver meus sonhos cancelados
Lázaro ouviu a Sua voz
Quando aquela pedra removeu
Depois de quatro dias ele reviveu
Mestre, não há outro que possa fazer
Aquilo que só o Teu nome tem todo poder
Eu preciso tanto de um milagre

Remove a minha pedra
Me chama pelo nome
Muda a minha história
Ressuscita os meus sonhos
Transforma a minha vida
Me faz um milagre
Me toca nessa hora
Me chama para fora
Ressuscita-me

Tu És a própria vida
A força que há em mim
Tu És o Filho de Deus
Que me ergue pra vencer
Senhor de tudo em mim
Já ouço a Tua voz
Me chamando pra viver
Uma história de poder

Texto para reflexão

A nossa reflexão de hoje é baseada na mensagem bíblica do Pastor Ruimar Fonseca, ministrada neste último domingo pela manhã. Você poderá assistir a sua exposição completa em https:// ww.youtube.com/watch?v=ZE6_THmGO1Ew.   

O texto lido narra a história de Ana, esposa de Elcana, muito conhecida na Bíblia. Mas para aprendermos o que Deus quer nos ensinar através dessa história, precisamos ampliar o contexto bíblico.

O Senhor tem planos, e eles não podem ser frustrados, pois Ele é Deus (Jó 42:2). A Palavra do Senhor é fiel, e ele vela para que seja cumprida (Jeremias 1:12). O Senhor fez planos para o seu povo, mas “parecia” que não iam bem. O povo foi feito escravo no Egito, e passados mais de 400 anos, agora o rei mandou matar toda criança que nascesse menino. Parecia que o povo seria destruído, mas do terceiro filho de Anrão e Joquebede, o Senhor proveu o libertador de Israel. Moisés saiu do Egito com o povo, mas por causa da incredulidade, rebeldia e reclamação deles, toda aquela geração morreu no deserto sem entrar na terra da promessa. Apenas Josué e Calebe com os filhos de Israel que nasceram no deserto entraram em Canaã. Com a morte de Moisés, o Senhor levantou Josué para liderar o povo na conquista da terra, mas Josué morreu sem deixar sucessor. Então, o povo entrou em um período da história conhecida como o tempo dos Juízes. Nesse tempo, o povo se corrompeu e entrou em decadência moral e espiritual sucessivas vezes. Pareceria que o povo de Deus seria novamente destruído pelos inimigos em todas essas circunstâncias. Mas em todas elas o Senhor proveu um juiz para libertar e restaurar o povo. Foi ao final desse período de cerca de 410 anos que encontramos a história de Ana e Samuel.

Ana tinha um sonho de ser mãe. Ela era estéril e seu sonho era algo impossível de acontecer pelos meios naturais. Então, ela vai ao Tabernáculo em Siló, onde os israelitas celebravam seus cultos a Deus. O texto descreve uma mulher amargurada, humilhada, considerada pela sociedade como alguém amaldiçoada. Diante da porta do Tabernáculo, Ana ora ao Senhor com a sua alma. Ela conhecia as histórias de Sarai, de Rebeca e de Raquel, matriarcas de seu povo, mas estéreis como ela. Ana sabia que o Senhor era poderoso para transformar sonhos em realidade.

Então. qual é o seu sonho? Eles dão propósito e significado à vida. Portanto, aprenda com Ana a transformar os seus sonhos em realidade, vejamos.

Ana precisava de um filho e Deus precisa de um líder para a nação de Israel. Ana tinha um sonho, e Deus um plano em curso. Até então, ela tinha só o “seu sonho”. Os inimigos de sonhos vieram, mas ela não desistiu. As circunstâncias do tempo traziam a frustração depois de tantas tentativas. Penina, a segunda esposa de Elcana, tinha filhos e humilhava Ana. No mundo tem muita gente assim, tentando roubar os seus sonhos. Até Elcana, seu marido, desmotivava os sonhos de Ana, com perguntas do tipo: “sonhe mais baixo; ponha os pés no chão etc”. Por fim, o sacerdote Eli, por não saber discernir o sonho de Ana, julga sua conduta como alguém indigna de estar na presença do Senhor.

Observe no versículo 5 que o Senhor deixou Ana estéril. Então, começamos a entender o porquê de alguns sonhos demorarem tanto para serem realizados. O Senhor não queria apenas dar uma bênção passageira a Ana. O Senhor queria um relacionamento eterno com ela. Observe agora no versículo 20 que “Ana engravidou e, no devido tempo, deu à luz um filho”. O Senhor adiou o sonho de Ana até quando ela linhou este sonho ao plano de Deus. Observe o versículo 11, que Ana desejou um filho para oferecer ao Senhor. Deus quer realizar seus sonhos para abençoar gerações. Não importa se são impossíveis aos olhos humanos. Do sonho de Ana nasceu Samuel, o profeta que ungiu a Davi como Rei de Israel, um homem segundo o coração de Deus. De Davi veio Jesus Cristo, nosso Senhor. Portanto, sonhe seus sonhos com Deus, e eles abençoarão você e a sua descendência.

Reflexão: Como a história de Ana te inspira a lidar com os seus sonhos?

Por Emerson Cardoso

ADET – conectando pessoas, transformando vidas

Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF – Contato: 61 3354-4070

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *