Marcos 4:35-41
Canção de Louvor: Teu é o Reino – Morada
Tudo está preparado aqui
A casa e o meu coração também
Tu és o único motivo que me fez chegar
Os filhos já estão chegando aqui
Agora somos dois ou três, ou mais
Encontre meu coração disposto a queimar por Ti
Todos os versos e canções que eu conseguir cantar
Todas as vezes quebrantado, só quero te falar
Que Teu é o reino e a glória pra sempre
Teu é o domínio e o poder, amém, amém
Teu é o reino e a glória pra sempre
Teu é o domínio e o poder, amém, amém
Só Tu és santo, só Tu és santo
Não há outro como Tu, não há outro como Tu
Não há outro como Tu, não há outro como Jesus
Texto para reflexão
A nossa reflexão de hoje é baseada na mensagem bíblica da Pastora Simone Fonseca, ministrada neste último domingo a noite. Você poderá assistir a sua exposição completa em https://www.youtube.com/watch?v=JUGoWX7nRUI.
O texto lido narra a viagem de Jesus e seus discípulos da região de Cafarnaum para a terra dos gadarenos. No entanto, tinha um mar entre eles. E durante a travessia, levantou-se uma tempestade que tentava impedi-los.
Jesus tinha um propósito naquela viagem: libertar aquele gadareno possesso de uma legião de demônios, pois, ele tinha um plano para realizar na vida daquele homem. E assim como ele, nós temos um inimigo.
O diabo, nosso inimigo em comum, sempre se levanta para tentar impedir o plano de Deus em nossas vidas. E seus métodos são conhecidos: às vezes em forma de “tempestades” para nos derrubar no chão, tirar a nossa paz e minar a nossa fé; outras vezes na forma de distrações, com suas mentiras que causam preocupações, ansiedade e desânimo. Em todas elas, o diabo provoca perturbações em nossas emoções e sentimentos. Os discípulos ficaram perturbados no barco quando veio a tempestade, até que clamaram ao Senhor.
O levante do inimigo contra nós é uma realidade, mas não a única. Deus também se levanta por nós, mas com todo poder e autoridade para nos dar a vitória contra o nosso inimigo. Observe o texto bíblico a esse respeito: “Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: “Aquiete-se! Acalme-se! ” O vento se aquietou, e fez-se completa bonança” (Marcos 4:39); e, ainda: “[…] Deus vem em seu auxílio desde o romper da manhã. Nações se agitam, reinos se abalam; ele ergue a voz, e a terra se derrete. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura” (Salmos 46:5-7).
Não se impressione com a tempestade. Não tenha medo. O Senhor se levanta para acalmar a tempestade, e te fazer chegar em segurança do outro lado. Jesus se levanta para colocar em ordem todo caos em nossas vidas. Declare em alta voz, como Jó: “Eu sei que o meu Redentor vive, e que no fim se levantará sobre a terra” (Jó 19:25).
Nas batalhas da vida, Deus espera duas coisas de você: a primeira, que você tenha a certeza de que o Senhor se levanta por você para de conduzir à vitória (isto se chama fé), e a segunda, que você tome a iniciativa e se levante na batalha (isso se chama obras da fé).
No entanto, existem situações que prendem as pessoas no chão, impedindo-as de se levantar. Jesus disse àquele paralítico no Tanque de Betesda: “Levante-se! Pegue a sua maca e ande” (João 5:8). Ele não podia se levantar do chão. Sua paralisia era mais forte do ele. Mas ele acreditou na palavra de Jesus e obedeceu a sua ordem, veja: “Imediatamente o homem ficou curado, pegou a maca e começou a andar” (João 5:9).
Existem muitas pessoas que sabem que precisam se levantar, mas não tem forças e não sabe como se levantar. Essas pessoas estão olhando com os olhos naturais. O nosso inimigo é mais forte do que nós. Porém, aquele que está conosco é muito mais forte que o nosso inimigo (1 João 4:4). Você vai se levantar não na força de seus braços ou de suas pernas, mas na força do Senhor! Talvez até agora você tem tentado do seu jeito, mas é do jeito do Senhor que você vai se levantar.
Débora era mais uma mulher dentre o povo de Israel, ameaçados pelo poder do inimigo. Mas veja o que ela fez: “Já tinham desistido os camponeses de Israel, já tinham desistido, até que eu, Débora, me levantei; levantou-se uma mãe em Israel” (Juízes 5:7).
A Bíblia nos faz entender que o homem pode cair, mas o Senhor o levanta. Vejamos: “O Senhor ampara todos os que caem e levanta todos os que estão prostrados” (Salmos 145:14). “O Senhor firma os passos do homem bom e se agrada do seu caminho; se cair, não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão” (Salmos 37:23-24)
Reflexão: Quem está prostrado no chão precisa querer se levantar. O que prende as pessoas ao chão? Qual a sua maca, hoje: fraquezas físicas, emocionais, sentimentais, espirituais? Como a igreja pode te ajudar a se levantar em suas batalhas da vida?
Por Emerson Cardoso
ADET – conectando pessoas, transformando vidas
Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF – Contato: 61 3354-4070