Lamentações de Jeremias 3:20-33
Canção de Louvor: Deus de Amor – Diante do Trono
Tantas lutas, tantas dores
Num deserto pareço estar
Mas Te entrego os meus temores
Sei que em Ti, Senhor, posso confiar
Quero trazer à memória
Aquilo que me dá esperança
Quero trazer à memória
Aquilo que me dá esperança
Como é bom poder pertencer a um Deus de amor
Como é bom poder confiar em Tua fidelidade
Eu descanso em Ti
Eu espero em Ti
Eu Te adoro, Deus de amor
Em Ti eu posso me alegrar
Com ousadia declarar
O Deus a quem eu sirvo
Nunca falhou e não falhará
Não falhará
Texto para reflexão
A nossa reflexão de hoje é baseada na mensagem bíblica do Pr. Ronaldo Fonseca, ministrada neste último domingo pela manhã. Você poderá assistir a sua exposição completa em https://www.youtube.com/watch?v=pgBm8QetLns&t=1876s
Creio que podemos concordar que o assunto “sofrimento humano” tem se tornado mais relevante a cada dia que passa. Não precisamos fazer muito esforço para perceber que as pessoas têm sofrido de diversos males, seja por doença, perdas familiares, guerras, fome, pobreza, crises emocionais e psicológicas, etc. Não é à toa que os consultórios de psicologia e psiquiatria têm estado cada vez mais cheios.
Podemos dar graças a Deus por existir ótimos profissionais capazes de ajudar as pessoas a lidarem com o sofrimento. No entanto, apenas UM venceu a morte, recebeu toda a autoridade nos céus e na Terra, tem todo o poder para transformar o choro em alegria, e até de converter a morte em vida. Seu nome é Jesus de Nazaré, o Cristo.
Assim, seja qual for o estado de sofrimento, a Palavra de Deus é sempre capaz de nos confortar e fortalecer as nossas vidas em dias difíceis, e nos dar esperança. Então, semelhantemente ao que declarou o profeta Jeremias, devemos recordar que:
- Deus é misericordioso: como o próprio texto sagrado afirma, “as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã” (Lamentações 3:23). Como é bom recordar que o coração de nosso Deus está cheio de misericórdia e que Ele se compraz em mostrar-se misericordioso.
- Deus é fiel: apesar de nossas falhas, pecados e miséria, Deus permanece fiel. Ele não volta atrás de Suas promessas. Ele prometeu que estaria sempre conosco. Então, podemos atravessar o dia mal tendo a convicção de que o Senhor dos Exércitos está ao nosso lado.
- Deus é bom: quando Moisés pediu para ver a glória do Senhor, O Senhor fez passar diante do profeta a sua bondade. Por que será que Deus fez isso? Talvez para declarar que, para início de conversa, basta sabermos que Deus é bom, o tempo todo. Essa deve ser uma rocha segura onde podemos firmar a nossa esperança.
Reflexão: O sofrimento é inevitável na vida das pessoas, sejam elas cristãs ou não. Mas o segredo da vitória daqueles que atravessam o dia mal está no uso de suas memórias. Observe o exemplo do profeta Jeremias. Agora, analise as suas últimas lutas e relate o que tem ocupado os seus pensamentos: A dor, a culpa, a perda e a desesperança? Ou a certeza de que o Deus criador de todas as coisas é Deus forte e poderoso, cheio de amor e misericórdia e que faz todas as coisas cooperarem para o bem daqueles que o amam? Compartilhe conosco as suas experiências.
Por Elielson Sandes
ADET – conectando pessoas, transformando vidas
Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF – Contato: 61 3354-4070