PREPARADO PARA OS DESAFIOS DA VIDA

1 Samuel 17:28,33,42

Canção de Louvor: Os Sonhos de Deus – Ludmila Ferber

Não desista, não pare de crer
Os sonhos de Deus jamais vão morrer
Não desista, não pare de lutar
Não pare de adorar
 
Levanta teus olhos e vê
Deus está restaurando os teus sonhos
E a tua visão
 
Se tentaram matar os teus sonhos
Sufocando o teu coração
Se lançaram você numa cova
E, ferido, perdeu a visão
 
Recebe a cura
Recebe a unção
Unção de ousadia
Unção de conquista
Unção de multiplicação

Texto para reflexão

A nossa reflexão de hoje é baseada na mensagem bíblica do Pastor Francisco Lopes, ministrada neste último domingo pela manhã. Você poderá assistir a sua exposição completa em https://www.youtube.com/watch?v=EZGjuu5D33Y.

O testemunho da Palavra de Deus nos revela que o Senhor usa uma estratégia recorrente na Bíblia para aperfeiçoar e preparar o seu povo para níveis mais elevados de fé: conduzindo-os a lugares de confronto, desafios e lutas. Você pode observar isso na vida de Noé, Abraão, Isaque, Jacó, Moisés, Davi, Pedro ou de Paulo.

No entanto, o Senhor jamais vai leva-lo a lugares em que você não esteja preparado para agir. As pessoas que entram em lutas sem estarem preparadas, certamente não foi Deus que as conduziu. Pois, muitos tem agido de forma precipitada, como Sarai ao entregar Agar a Abrão ou como Moisés quando matou o egípcio.

O texto de referência usado pelo Pastor Francisco relata três desafios que Davi enfrentou em sua luta contra Golias. Mas antes, observemos que Davi, desde quando foi ungido pelo Profeta Samuel para ser o novo Rei de Israel, já vinha sendo preparado para este momento. Apesar de ser apenas um adolescente, ele tinha a confiança de seu pai e já acumulava vitórias sobre lutas difíceis até para um guerreiro adulto, quando matou um leão e um urso com as próprias mãos.

Davi não tinha superpoderes. Ele apenas aprendeu a usar a sua fé em Deus, que é maior e mais poderosa que todos os seus opositores juntos. Como ele aprendeu? A resposta pode ser encontrada nos Salmos que ele compôs.

Então, Davi chega ao acampamento militar de Israel, na guerra contra os Filisteus, e nem imaginava o que iria encontrar pela frente. Os eventos que se seguem descrevem três lições para todos aqueles que deparam com lutas pela frente. Vejamos:

  1. O desafio da crítica (v28). Davi foi repreendido duramente pelo seu irmão mais velho, Eliabe. Críticas como essas, vindas da família, são as mais destrutivas. Porém, Davi venceu esse desafio não levando em conta as acusações de seu irmão. Ele apenas “virou para outro lado” para conversar com outras pessoas de atitude diferente.
  2. O desafio da realidade (v33). Davi estava convicto que poderia vencer Golias, de acordo com suas experiências passadas. Então, Saul dá um “choque de realidade” nele. “Você é um menino, pastor de ovelhas; Golias é um guerreiro treinado”. Saul manda colocar sua armadura e entregar as suas armas a Davi. Mas, ele rejeita, pois estava preparado para usar outro tipo de arma: a sua fé em Deus. Davi chega para aquele momento com sua fé pronta para ser usada. Este jovem estava em um processo de mudança. Ele estava prestes a “passar de fase”. E o que vinha pela frente o levaria a outro lugar mais elevado.
  3. O desafio do desprezo (v42). Assim como Golias, muitos opositores farão pouco caso de você, julgando a sua pequenez diante das lutas. E essa é uma estratégia do inimigo: fazer você se sentir menor ainda, ao ponto do desprezo. Então, não olhe para o tamanho do seu problema, mas olhe para o tamanho de seu Deus diante do seu problema. Atente-se para os pensamentos de Deus a seu respeito (Jeremias 29:11) e alinhe os seus planos e estratégias aos planos de Deus. Pois, do coração do homem vem os seus planos, mas a resposta vem de Deus (Provérbios 16:1).

Diante dessas lições, podemos entender as razões da alegria do Apóstolo Paulo quando escreveu Romanos 5:1-5, 2 Coríntios 3:18, 2 Coríntios 4:16-18, Efésios 4:13-15. E não tenhamos dúvidas de que “é Deus quem produz em vós tanto o querer como o realizar, de acordo com sua boa vontade. Fazei tudo sem murmurações nem contendas” (Filipenses 2:13).

Reflexão: Mais cedo ou mais tarde, o Senhor nos chama para confrontos, desafios, lutas e provas. Você se lembra de Jacó no Vale de Jaboque (Gênesis 32:22-32)? Como você entende o propósito de Deus nesses momentos em sua vida? Como é enfrentar uma luta preparado? Como é enfrentar uma luta despreparado?

Por Emerson Cardoso

ADET – conectando pessoas, transformando vidas

Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF – Contato: 61 3354-4070

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *