AINDA É SEXTA-FEIRA, MAS O DOMINGO ESTÁ CHEGANDO!

João 20:19-23

Canção de Louvor: Porque Ele Vive – Hino 545 da Harpa Cristã

Deus enviou seu Filho amado
Para morrer em meu lugar
Na cruz sofreu por meus pecados
Mas ressurgiu e vivo com o Pai está
 
Porque Ele vive, posso crer no amanhã
Porque Ele vive, temor não há
Mas eu bem sei, eu sei, que a minha vida
Está nas mãos de meu Jesus, que vivo está

Mas eu bem sei, eu sei, que a minha vida
Está nas mãos de meu Jesus, que vivo está


E quando, enfim, chegar a hora
Em que a morte enfrentarei
Sem medo, então, terei vitória
Verei na Glória, o meu Jesus que vivo está

Texto para reflexão

A nossa reflexão de hoje é baseada na mensagem bíblica do Pr. Ruimar Fonseca, ministrada neste último domingo pela manhã. Você poderá assistir a sua exposição completa em https://www.youtube.com/watch?v=gvwxpUbIyCQ

Comemoramos hoje o dia mais importante do ano para a nossa fé! Domingo de Páscoa! Alguns poderiam até argumentar que talvez o Natal seja a festa mais relevante. Acontece que muitos foram aqueles que afirmaram ser o messias prometido. Cada um deles teve uma data de nascimento. Mas apenas um ressuscitou dentre os mortos. Seu nome é Jesus.

Esse acontecimento histórico que celebramos hoje é o que confirma que Jesus é, verdadeiramente, o Cristo, aquele que foi prometido por Deus, desde a queda no Éden (Gn. 3:15)! Se Jesus não tivesse ressuscitado, nossa fé seria vã (1Co. 15:14). Seríamos loucos e, de fato, estaríamos perdendo o nosso tempo. Mas o sepulcro está vazio. Nosso salvador venceu a morte e está assentado à direita do Pai (1Pe. 3:22).

É incrível olhar para a história, nos dias de Jesus, e ver quanta coisa aconteceu em apenas três dias. Satanás e as autoridades desse mundo deram o seu melhor para frustrar os planos de Deus. Mas absolutamente nada é capaz de impedir o cumprimento de Sua vontade no mundo. O Criador prometeu um salvador. Este deveria ser morto (Is. 53). E nisto vemos que, inclusive, todos os opositores de Jesus colaboraram com o plano de Deus. Mas o que estes não sabiam era que o domingo estava chegando. O Pai entra em ação e, pelo poder do Espírito Santo, ressuscita o Filho dentre os mortos, confirmando a sua justiça, justiça essa que é atribuída para a salvação de todos que creem nesse Evangelho (Rm.8:11).

Tudo isso é maravilhoso. Mas devemos também ser capazes de extrair lições práticas para o nosso dia a dia.

A ressurreição de nosso Senhor, bem como o texto que lemos, nos ensina que:

  1. Sempre existe a possibilidade de um novo dia: o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã (Sl. 30:5). Todos nós passamos por sofrimentos nessa vida. Seguir a Cristo não nos exime disso. Mas podemos ter a certeza de que nosso Deus é especialista em converter o choro em alegria, morte em vida.
  2. Para o Cristo vivo, não existem portas fechadas: Onde quer que se encontre, Ele pode chegar até você. Não importam as barreiras, sejam elas físicas, emocionais ou espirituais. Por vezes somos tentados a achar que Deus nos abandonou. Que nossos pecados são grandes demais, ou que nosso estado é irreversível. Mas Ele recebeu toda a autoridade no céu e na terra e onde Ele está, ali há vida e salvação, para quem quer que seja.
  3. O Cristo vivo compreende suas crises de fé: à semelhança dos discípulos, quantos de nós também não nos encontramos em situações nas quais temos dificuldade em sustentar a nossa fé, seja por ocasião de uma crise, sofrimento, doença ou morte? Nesses momentos o acusador logo vem para nos imputar culpa e condenação, mostrando o quão vacilantes somos. Mas então a Palavra da verdade vem e nos diz: ler Hb. 4:16.

Reflexão:

Temos que tomar o cuidado de não adorar um Jesus morto. Ele não permaneceu sepultado, pois venceu a morte e vivo está. Ele está presente onde quer que estejamos e sua mão está sempre estendida para atuar em nossas vidas. Tomar o cuidado, também, de aplicar essa verdade ao nosso dia a dia. A ressurreição nos encoraja, nos anima, nos conforta. Deus não nos chamou para permanecermos dentro de nossas casas, prostrados e amedrontados, mas, pela graça, irmos por todo o mundo e anunciar que o nosso Cristo está vivo para a salvação de todo aquele que nele crer.

Por Elielson Sandes

ADET – conectando pessoas, transformando vidas

Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF – Contato: 61 3354-4070

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *