EU QUERO VIVER ALGO NOVO

Marcos 10:46-52

Canção de Louvor: Algo Novo – Kemuel

https://www.youtube.com/watch?v=olZz4FWCs0s

Vem me visitar hoje aqui
Quero conhecer mais de ti
Espírito, vem, Espírito, vem
Espírito Santo
Espírito, vem, Espírito, vem
Espírito Santo
 
Eu quero viver algo novo
Faz meu coração arder de novo
Fazendo todo medo desaparecer
Trazendo sobre mim um novo amanhecer
Eu quero viver algo novo
 
Santo Espírito, desce como fogo (2X)
Incendeia, incendeia

Texto para reflexão

A nossa reflexão de hoje é baseada na mensagem bíblica do Pastor Ruimar Fonseca, ministrada neste último domingo pela manhã. Você poderá assistir a sua exposição completa em https://www.youtube.com/watch?v=wGcgE-8ZgNE.   

O Pastor iniciou fazendo menção de uma frase do escritor Max Lucado, que diz: “Deus te ama como você é, mas se recusa a deixá-lo assim, do mesmo jeito”. Pois o Senhor é especialista em transformar a vida de pessoas. Veja o exemplo daquele Gadareno (Marcos 5:1-20), ou daquela mulher samaritana (João 4:4-42), ou as histórias dos apóstolos Pedro e Paulo.

O texto de Marcos 10, a partir do verso 46, narra a história de Bartimeu, um homem cego e desprezado que vivia mendigando à beira do caminho, na cidade de Jericó. Porém, ele teve um encontro com Jesus que mudou a sua vida para sempre. Vejamos algumas lições para aqueles que desejam algo novo de Deus para as suas vidas:

1) A mudança começa com a decisão de sair da “beira do caminho”. A vida de Bartimeu estava “estacionada à beira do caminho”. Nada em sua vida mudava naquele lugar. Este é o lugar de estagnação, pois ali ele fazia a mesma coisa todo dia, mendigando as migalhas das pessoas que estavam de passagem. Mas ao saber que Jesus passaria por ali, ele decide aproveitar a oportunidade de mudar a sua vida.

2) A mudança continua com a iniciativa de buscar ajuda de quem pode tirá-lo desse lugar. A cegueira de Bartimeu paralisava a sua vida, assim como a de muitos outros cegos de sua geração, que permaneceram na mesma condição “à beira do caminho”. Certamente, essas pessoas tinham muitas desculpar para continuar assim, como estavam. Mas Bartimeu, apesar de cego, conseguiu ver pela fé a oportunidade que se aproximava. Então, ele toma a iniciativa de gritar: “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim”. Assim, como ele, nós também nos deparamos com duas classes de pessoas à nossa volta: aqueles que tentam nos manter “à beira do caminho” e aqueles que nos dizem “tenha ânimo! O Senhor está te chamando”. E estas pessoas estão torcendo por mudanças em sua vida.

3) Mas é no caminho onde a mudança acontece. Bartimeu é conduzido pelo “caminho” até Jesus. Neste encontro, um milagre acontece. Os olhos dele são abertos e a primeira pessoa que ele vê face a face é Jesus. Então ele passa as seguir o Senhor, e a sua vida já não era a mesma. Pois é no caminho que a vida se move e as mudanças acontecem, seja progredindo ou regredindo do destino e propósito de Deus para você.

As grandes mudanças em nossas vidas, que nos conduzem em direção a Deus, acontecem quando seguimos pelo caminho que nos leva para mais perto de Jesus. Mas o oposto também é verdadeiro. Cuidado com as mudanças que te leva para mais longe de Jesus.

Quando mais nos aproximamos de Jesus, vamos conhecendo-o ainda mais, e assim nos tornamos cada vez mais parecido com ele. E esta é a mudança que Deus quer produzir em nós. Deus te ama com todos os ser defeitos, traumas e toda natureza de pecados, mas se recusa a deixa-lo assim. O Senhor tem compromisso com a sua mudança. Para isso, Deus quer te tirar da “beira do caminho” e conduzi-lo pelo caminho da graça, para restaurar a sua vida.

Reflexão: Como esta palavra se aplica em sua vida? Onde você se vê nesse cenário: à beira do caminho, no caminho a uma certa distância de Jesus ou no caminho junto de Jesus? Aqui tem pessoas torcendo por você. O que podemos fazer para te ajudar a chegar mais perto de Jesus?

Desafio para a semana: Rejeitar as desculpas para me aproximar mais de Jesus. Quem é bom em dar desculpas não pode ser bom em mais nada, a não ser em permanecer “estacionado à beira do caminho”. Deus tem algo novo para você, no caminho, mais perto de Jesus.

Por Emerson Cardoso

ADET – conectando pessoas, transformando vidas

Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF – Contato: 61 3354-4070

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *