LEVANTE-SE! VÁ À LUTA.

Rute 1:1-8,16; 2:2,3,16,17

Canção de Louvor: Os sonhos de Deus – Ludmila Ferber

Não desista, não pare de crer
Os sonhos de Deus jamais vão morrer
Não desista, não pare de lutar
Não pare de adorar
Levanta teus olhos e vê
Deus está restaurando os teus sonhos
E a tua visão
 
Se tentaram matar os teus sonhos
Sufocando o teu coração
Se lançaram você numa cova
E, ferido, perdeu a visão
 
Recebe a cura
Recebe a unção
Unção de ousadia
Unção de conquista
Unção de multiplicação

Texto para reflexão

A nossa reflexão de hoje é baseada na mensagem bíblica da Pastora Rose, de Cuiabá-MT, convidada do Pastor Ruimar Fonseca, ministrada neste último domingo pela manhã. Você poderá assistir a sua exposição completa em https://www.youtube.com/watch?v=RzoND7FYrQc.

O texto de referência narra a história de uma família que sofreu muitas perdas. Depois de fugirem da seca e da fome em Israel, parecia que as coisas estavam melhorando em terra estrangeira, porém, tudo piorou ainda mais com a morte de Elimeleque e seus dois filhos.

A narrativa bíblica concentra a nossa atenção sobre as atitudes de Rute para com a sua sogra Noemi e de sua reação àquela situação difícil em que elas estavam vivendo. Em sua cultura, uma mulher viúva sem família era sinônimo de desamparo e, além disso, no caso de viúva jovem, de insegurança.

Noemi e suas noras poderiam ficar em sua casa, paradas, lamentando de sua situação e esperando ajuda assistencial de outras pessoas. Mas essa anciã decide se levantar daquela situação e voltar para a sua terra e para seu Deus. A partir dessa iniciativa começa a história de uma mulher que nos inspira a lidar com os desafios difíceis de nossa vida.

Essa história bíblica começa com a decisão de Noemi de se levantar em meio a crise para enfrentar a pior jornada de sua vida. Porém, continua com a disposição de Rute em honrar a sua sogra na luta pela sobrevivência delas. Vejamos algumas lições preciosas para nossas vidas:

Não seja vítima, tome uma decisão com convicção (Rute 1:16,17): É tempo de se levantar e deixar de ser vítima das circunstâncias. Pois, as vítimas não saem do lugar de onde estão. Rute tinha consciência da tragédia que veio sobre elas, mas resolveu se levantar dela, decidida a seguir Noemi de volta para o seu povo e para seu Deus. Pois, há momentos em que temos de dar um passo para trás para dar dois passos para frente.

Fale com o seu silêncio (v 20,21): Noemi perdeu a oportunidade de ficar calada ao chegar em sua terra. Há momentos em que é melhor ficar calada. Não reclame da situação em que você está atravessando. Mas “fale com seu silêncio”, demonstrando a sua fé com as suas obras na sua dependência de Deus às pessoas.

Levante-se e dê o primeiro passo (Rute 2:2): A fé age “no agora” a partir da certeza “do depois”. Mesmo não tendo clareza daquilo que virá a seguir, a experiência de Rute nos estimula a dar o primeiro passo. O Senhor honra a fé daqueles que tem a iniciativa de dar o primeiro passo, andando com eles nos passos seguintes.

Não seja como os que retrocedem (Rute 2:10-13): Mesmo diante de todos os obstáculos que a sua condição lhe impunha, Rute prosseguiu perseverante e achou favor. A Bíblia nos instruir a não retroceder na fé (Hebreus 10:39) e adverte àqueles que “põe a mão no arado a não olhar para trás” (Lucas 9:62). E mais, “esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3:13,14).

O que tiver de fazer, faça conforme as suas forças (Rute 2:16,17; Eclesiastes 9:10): A Bíblia nos mostra que na perseverança encontramos o favor do Senhor (Marcos 13:13). Ela também nos ensina que esperar no Senhor não tem a ver com ficar parado (Isaías 40:31). Tem coisas que somente Deus pode realizar, outras, somos nós quem temos de fazer. Mesmo sendo favorecida, Rute teve de colher as espigas no campo.

Louve ao Senhor por sua provisão (Rute 2:20): Seja como Noemi, reconheça o favor de Deus e louve a Ele pelos seus feitos. Seja agradecido (1 Tessalonicenses 5:18; Filipenses 4:12).

Reflexão:

Alguém já disse que não se pode mudar situações fazendo a mesma coisa. Diante a história de Rute, como podemos transformar a nossa realidade? Você tem algum testemunho sobre algo semelhante para compartilhar conosco?

Desafio para a semana: Escolha algo que você precisa vencer nesses dias e dê o primeiro passo.

Por Emerson Cardoso

ADET – conectando pessoas, transformando vidas

Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF – Contato: 61 3354-4070

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *