O QUE VOCÊ QUER QUE EU FAÇA?

Marcos 10:46-52

Canção de Louvor: Não pare – Midian Lima

Amanheceu
Nada pesquei
Parecia ser apenas mais um dia como qualquer outro
Estava cansado
Sem forças, desanimado
Decidida a largar tudo e parar
 
Deus conhece tua estrutura
Sabe o que está fazendo
Mesmo que seja difícil
Não pares, Ele está vendo
Colheu todas tuas lágrimas
E mandou a ti falar
Pegue o que Ele te entregou
E volte para o mar, que é o teu lugar
 
Quem mandou largar a rede?
Quem mandou você parar?
Volte para o mar alto
No lugar da tua vergonha Eu vou te honrar
 
Filho eu vou te honrar.

Texto para reflexão:

Retomamos hoje as nossas atividades dos Pequenos Grupos (NFC). Esperamos que seja um tempo de edificação de Deus para vocês, de fortalecimento da fé e da esperança e, nosso Deus. Começamos com uma mensagem bíblica que a Pastora Simone Fonseca nos trouxe neste último domingo pela manhã. Você poderá assistir a sua exposição completa em https://www.youtube.com/watch?v=YlWWEAG3KT0 .

O texto de Marcos 10:46-52 descreve a cura da cegueira de Bartimeu, em Jericó. Mas a Pastora Simone destacou o versículo 51 para nos convidar a uma reflexão sobre a história desse homem, que tem muito a nos ensinar.

Apesar de ser cego, Bartimeu “viu” uma grande oportunidade: Jesus estava passando pelo caminho onde ele estava. Era a oportunidade de mudar a sua vida, pois ele sabia que Jesus é o Filho de Deus.

Deus conhece a sua vida e sabe de tudo o que você precisa. Mesmo assim, Ele prefere ouvir de sua boca aquilo que você deseja. Jesus perguntou a Bartimeu: “o que você quer que eu te faça?”. Bartimeu tinha muitas necessidades e vontades, assim como eu e você. Mas ele soube chegar ao coração de Jesus. Ele era cego, mas também era rejeitado e desprezado pelo seu povo. Além da cura de seus olhos, Bartimeu queria sentir o amor de Deus e receber o cuidado do Senhor. Por isso ele não estava apenas gritando “Jesus, cure meus olhos!”, mas clamava: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”. Bartimeu “viu” a oportunidade passar, e ele soube aproveitá-la.

Existem coisas que nos cegam das oportunidades que passam em nossa vida. São elas, as rotinas diárias, as preocupações e as distrações.

As rotinas diárias mecanizam a nossa vida para a realização de tarefas no “modo automático”. Assim, as oportunidades passam e muitas vezes não percebemos.

Outra coisa que cega nossas vidas para as oportunidades é o estado de estar de “corpo presente mas de mente ausente”. São as preocupações e distrações que levam a nossa mente para longe, enquanto as oportunidades passam.

Bartimeu não podia ver Jesus com os seus olhos, mas estava atento enquanto o Senhor passava. E o que ele fez? Chamou a atenção do Senhor para ele pela insistência de um simples pedido: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”. O texto relata que aquele cego continuou gritando até ouvir uma resposta de Jesus.

A resposta de Jesus àquele pobre cego demonstrou que o Senhor se importa com os nossos sentimentos e necessidades. O Senhor também não fica chateado quando pedimos aquilo que temos vontade. Porém, nem sempre o Senhor vai nos dar o que queremos. Precisamos aprender a pedir o que o Senhor quer nos dar, alinhando a nossa vontade à vontade dEle. Pois a vontade do Senhor para nós é sempre “boa, agradável e perfeita” (Romanos 12:2).

Então, Bartimeu apresenta o seu pedido ao Senhor, crendo no milagre. E Jesus, conhecendo o seu coração responde: “a sua fé o curou”.

Para Jesus a fé é continuar pedindo até ter uma resposta do Senhor. Quando você deixa de pedir ou orar a respeito de sua necessidade, para Deus é como se você deixou de crer. A persistência ou perseverança na oração é chamada por Jesus de fé. Se você acha que tem pouca fé, continue orando sem duvidar, pois o Senhor dá livremente, de boa vontade, a todos que pedem com perseverança (Tiago 1:4-6).

Reflexão: Defina o que você quer pedir ao Senhor. Não perca as oportunidades. Mas quer saber como pedir o que o Senhor quer te dar? Leia a Bíblia. Ela vai revelar a você o coração de Deus, e tudo aquilo que Ele quer te dar. Está tudo preparado, só esperando você pedir. Mas se você já fez isso e acha que a sua bênção está demorando, continue persistindo na oração. O Senhor pode estar te preparando para receber tudo aquilo que ele quer te dar. Compartilhe com os irmãos desse grupo para te ajudarem em oração.

Por Emerson Cardoso

ADET – conectando pessoas, transformando vidas

Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF – Contato: 61 3354-4070

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *