1 Coríntios 15:33
Canção de Louvor: Tua graça me basta – Toque no Altar
Eu não preciso ser reconhecido por ninguém
A minha glória é fazer com que conheçam a Ti.
E que diminua eu pra que Tu cresças, Senhor, mais e mais.
E como os serafins que cobrem o rosto ante a Ti
Escondo o rosto pra que vejam Tua face em mim
E que diminua eu, pra que Tu cresças Senhor, mais e mais.
No Santo dos santos a fumaça me esconde
Só Teus olhos me veem
Debaixo de Tuas asas
É o meu abrigo, meu lugar secreto
Só Tua graça me basta
E Tua presença é o meu prazer.
Texto para reflexão:
Em nossa reflexão de hoje, faremos uma reflexão a partir da mensagem bíblica inspiradora que o Pastor Ruimar Fonseca nos trouxe neste último domingo. Você poderá assistir a sua exposição completa em (https://www.youtube.com/watch?v=BnMiiJvR-bc)
A Bíblia ensina que nossas amizades podem nos influenciar de muitas maneiras. Quando passamos muito tempo com más companhias, podemos adquirir seus maus hábitos. Por isso, precisamos tomar cuidado com nossas amizades.
Não podemos evitar as amizades com pessoas que não são crentes. Na verdade, Jesus nos enviou para sermos luz entre aqueles que ainda não o conhecem (João 17:17-18). Somente através do contato poderemos partilhar o evangelho. Nossa missão é viver no mundo sem sermos contaminados por ele.
Em 1 Coríntios 5:9-11 encontramos uma explicação que nos ajuda a entender melhor as más companhias. As amizades que devemos evitar são com pessoas que dizem seguir a Cristo, mas não mostram isso em suas vidas. Essas pessoas são muito perigosas para a vida espiritual dos crentes.
Em um mundo dominado pelo pecado, os cristãos devem ser diferentes. Suas vidas devem ser um exemplo de como Jesus nos transforma. Quando uma pessoa diz ser cristã, mas vive no pecado e promove maus comportamentos entre outros crentes, isso não é nada bom. Essa pessoa poderá destruir muitos crentes, que podem ser enganados a seguir seu exemplo.
Talvez por esta razão, por muitos anos pensamos e fomos ensinados a nos afastar de amigos, parentes e colegas de faculdade ou trabalho (onde na verdade, deveríamos nos aproximar mais e influenciá-los com o perfume de Cristo em nossas vidas). Sem percebermos, o perigo pode estar mais perto do que imaginamos, sentado na cadeira bem ao nosso lado e, talvez para isso você talvez não tenha dado a devida importância.
Demonstre com seu olhar, postura e mansidão, o quão feliz você é, certamente despertará curiosidades por você ser amigável, feliz. O seu testemunho causa um “bom incômodo”.
Logo, más notícias provenientes dos meios de comunicações, ao entrar pelo ouvido também causarão outros sentimentos e emoções que não tem ligação nenhuma com a fé, e sim desconforto, tristeza, revolta, medo, insegurança e outras coisas que não provém de Deus. A Palavra de Deus diz que “a boca fala do que está cheio o coração.” Lucas 6:45.
O bom não é o lugar, mas a companhia. Até mesmo Jesus nos alertou para a necessidade de fazer amigos: “E eu vos recomendo: das riquezas de origem iníqua fazei amigos; para que, quando aquelas vos faltarem, esses amigos vos recebam nos tabernáculos eternos” (Lucas 16:9).
Um grande um empreendedor, autor e palestrante motivacional americano, Jim Rohn, já disse: “Você é a média das cinco pessoas das quais você mais convive”. Nesse sentido é importante parar para pensar no quanto as pessoas que estão ao seu redor são capazes de influenciar no seu modo de ser, de se comportar e até mesmo de sentir.
A Bíblia diz que se quisermos ser felizes de verdade, não podemos seguir os exemplos das pessoas que não querem compromisso com Deus: “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite” (Salmos 1:1,2).
Comece a observar quem são os seus amigos. São pessoas motivadas, determinadas, eficientes e responsáveis? Ou pelo contrário, não possuem atitudes positivas, vivem reclamando, não possuem resultados e nunca estão satisfeitos. Assim como uma mãe se preocupa com as amizades dos seus filhos, Deus se preocupa e deseja que você ande em boa companhia.
Dê uma paradinha na leitura desse texto e leia as seguintes referências bíblicas:
Provérbios 13:20, Provérbios 17.17. Provérbios 27:17, Eclesiastes 4:9-12.
É importante andar com pessoas que te valorizam pelo que você é, que te façam bem, e que te aproximem dos seus valores e princípios. Pessoas que possuem valores diferentes dos seus, podem corromper o que você acredita ser certo. Por outro lado, pessoas que andam no mesmo rumo, tem menos chances de se desviarem no caminho!
Para refletir: Você costuma selecionar com quem você abre o seu coração? Que tipo de pessoa você elegeu como exemplo a ser seguido?
Por Pr. Rosalvo Costa
ADET – conectando pessoas, transformando vidas Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF – Contato: 61 3354-4070 WhatsApp: 61 9316-9551