1 Reis 19:8-9
Canção de Louvor: Davi Sacer – Sobre as águas
Se o Sol se pôr e a noite chegar
Tu és quem me guia
Se a tempestade me alcançar
Tu és meu abrigo
Se o mar me submergir a Tua mão
Me traz à tona pra respirar
E me faz andar sobre as águas Tu és o Deus da minha salvação
És o meu dono, minha paixão
Minha canção e o meu louvor
Aleluia, Aleluia!
Texto para reflexão:
Em nossa reflexão de hoje, faremos uma reflexão a partir da mensagem bíblica inspiradora que o Pastor Ronaldo Fonseca nos trouxe neste último domingo. Você poderá assistir a sua exposição completa em (https://www.youtube.com/watch?v=qtIuj2FbGa0)
A experiência de Elias na caverna está entre as passagens da Bíblia que mais evidenciam a fragilidade humana. A experiência de Elias na caverna está entre as passagens da Bíblia que mais evidenciam a fragilidade humana. Mas o estudo bíblico dessa semana revela que Deus cumpre sua vontade apesar das limitações do ser humano.
Elias na caverna é um lembrete que até os mais fortes podem ser fracos. Elias foi um dos profetas mais emblemáticos de Israel. Inclusive, no Novo Testamento ele aparece no episódio da transfiguração de Jesus junto de Moisés representando a escola profética da comunidade da aliança. Elias havia obtido grandes vitórias, estava no auge de sua vida espiritual: profetizou três anos de seca que aconteceram (1 Reis 17:1); multiplicou a farinha e o azeite da viúva de Sarepta (1 Reis 17:14-16); ressuscitou o filho dela (1 Reis 17:20-22) e venceu os 450 profetas de Baal (1 Reis 18:20).
Mas observamos que sua expectativa de ver mudanças em Acabe e Jezabel foi tremendamente frustrada quando sofreu graves ameaças desta contra sua vida (1 Reis 19:2). Isso trouxe desespero a Elias, ao ponto de pedir a Deus a morte (1 Reis 19:4) e se esconder de tudo e de todos em uma caverna (1 Reis 19:9).
Aquele mesmo profeta que enfrentou os 450 profetas de Baal teve seu ânimo ferido poderosamente pela ameaça de uma pessoa pagã! Será que isso (desespero, desânimo) que ocorreu com Elias pode ocorrer conosco? É certo que sim! Então, é sábio aprendermos com o profeta as três coisas que devemos cuidar para que nosso ânimo não seja destruído!
1) As situações difíceis e desconfortáveis – Uma situação difícil tem dois poderes sobre nós. O primeiro é o de nos fortalecer. Muitos conseguem enfrentar as tribulações da vida de tal forma que tiram delas um fortalecimento adicional para enfrentar novos desafios. Paulo disse: “Quando sou fraco, então, é que sou forte” (2 Coríntios 12:10).
Porém, como qualquer um de nós, Elias após ser ameaçado de morte por Jezabel, ele permitiu que o segundo poder, o das situações difíceis o afetasse, que é a destruição do ânimo. Logo, o ânimo de Elias foi minado. Sua fé enfrentou grande provação naquele momento. Seu coração, por um momento, foi contaminado pelo desespero. Precisamos aprender a não permitir que esse segundo poder das situações difíceis e desconfortáveis domine sobre nós!
2) O isolamento de Deus e das pessoas – Elias foi questionado por Deus. Veja: “Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do Senhor e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?” (1 Reis 19:9). É claro que Deus sabia exatamente o que Elias fazia ali, como estava usando o isolamento para fugir das tribulações, achando que aquilo seria uma solução.
A pergunta de Deus tem mais o objetivo de provocar o próprio Elias a uma reflexão profunda: era para você estar aqui, Elias? Note que Deus pergunta isso duas vezes a ele (também em 1 Reis 19:13). Você tomou a decisão certa em buscar o isolamento? Era isso o que Deus queria que ele pensasse!
Muitas vezes precisamos nos isolar um pouco para refletir, para colocar algumas coisas no lugar, porém na maioria das vezes o isolamento nos torna mais frágeis do que já somos! Precisamos estar ligados com Deus em primeiro lugar. Depois, com irmãos engajados na mesma missão! Note que Deus explicou a Elias, em 1 Reis 19:18, que havia em Israel 7 mil pessoas que não se dobraram a Baal. Ele não estava sozinho como pensava!
O diálogo de Deus com Elias na caverna o fez enxergar que o isolamento não contribuiu em nada com sua vida. Precisava sair dali! A vida do servo de Deus é em “corpo”, é em comunidade e não em isolamento.
3) Deixar de ouvir e principalmente obedecer a Deus – Apesar desses momentos complexos que Elias passou, existiu algo que foi fundamental para a recuperação de seu ânimo: aquele homem continuou ouvindo Deus! Deixar de ouvir Deus é o completo sepultamento de nosso ânimo, de nossa força de vida! Por isso, não deixe de ouvir, mas também não deixe de obedecer a voz de Deus. Essa é a receita precisa para que seu ânimo espiritual e de vida não seja destruído pelas circunstâncias!
Elias na caverna é uma prova de que milagres não mantêm ninguém de pé. O que mantém o servo de Deus ativo em seu serviço é a comunhão com o Senhor na obediência à sua Palavra.
Para refletir: As adversidades da vida, às vezes, têm te levado a questionar o modo de agir de Deus? O isolamento tem sido um escape para você fugir dos seus problemas?
Por Pr. Rosalvo Costa
ADET – conectando pessoas, transformando vidas
Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF – Contato: 61 3354-4070 WhatsApp: 61 9316-9551