1 Samuel 17:31-37
Canção de Louvor: Quem dizes que eu sou – Hillsong Worship
Quem sou eu pra que o grande rei
Me receba assim
Me perdi e ele me encontrou
Seu amor por mim
Seu amor por mim
Quem Deus libertar
Livre enfim será
Sou filho de Deus
Sim eu sou
Sua graça me resgatou
Me purificou
Quando eu era um pecador
Morreu por mim
Sim morreu por mim
Em tua casa, oh pai
Há um lugar pra mim
Sou filho de Deus
Sim eu sou
Escolhido, Perdoado
Eu sou quem dizes que eu sou
Tu és por mim
Até o fim
Eu sou quem dizes que eu sou
Texto para reflexão:
Hoje, faremos uma reflexão sobre a mensagem bíblica inspiradora que o Pastor Ronaldo Fonseca nos trouxe neste último domingo pela manhã. Você poderá assistir a sua exposição completa em https://www.youtube.com/watch?v=JYdSxVHG1VI.
O texto lido pelo Pastor, em 1 Samuel capítulo 17, narra a história do jovem Davi, ainda desconhecido da nação de Israel, quando seu pai Jessé envia-o ao campo de batalha, na Guerra contra os Filisteus. A missão de Davi era apenas trazer notícias de seus irmãos a seu pai.
O Pastor Ronaldo usa esse texto para nos encorajar a revelar a nossa identidade ao mundo onde vivemos, pois não estamos em uma bolha, e também não somos “agentes secretos do Reino de Deus”. Fomos enviados ao mundo para trazer o Reino de Deus à Terra, e manifestar a glória de Deus aos homens.
Davi era um jovem pastor de ovelhas e sabia muito bem quem ele era. Sua identidade vinha sendo formada pelo Senhor na casa de seu pai e nos campos de pastagem, onde cuidava das ovelhas. Os desafios vieram com ataques ferozes, mas o Senhor era com ele para dar vitória sobre seus adversários. Seu coração agradava ao Senhor, que o escolheu para ser o próximo Rei de Israel, sendo ungido pelo profeta Samuel na presença de sua família, tempos antes.
Davi chega ao acampamento do exército, toma conhecimento da situação e sua conversa começa a incomodar a seus irmãos, que acaba chegando ao rei. Os irmãos de Davi pensavam que o conheciam. Mas não são os outros que definem a nossa identidade. Pois é Deus que diz quem nós somos. Nós somos FILHOS DE DEUS!
Depois de ser chamado à presença do rei, e se dispor a lutar contra Golias, Davi recebe a armadura e as armas de Saul. Mas rejeitando, ele toma para si uma “arma” incapaz de matar gigantes, aos olhos daquele exército. Contudo, a verdadeira arma de Davi estava em seus lábios, quando ele disse “eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou” (1 Samuel 17:45).
Deus usou a fé e a coragem de Davi para ajudá-lo a derrotar aquele gigante. Agora, o exército e toda a nação de Israel tinham outra visão de Davi. Mas, e se Davi continuasse nos campos de seu pai, cuidando das ovelhas, como a sua verdadeira identidade seria conhecida? Por isso, o Senhor permite tantas circunstâncias adversar em sua vida, onde a você é conhecido de verdade.
As árvores são conhecidas pelos seus frutos (Mateus 7:16), mas a essência deles é de fato conhecida quando experimentados. Portanto, quando você estiver passando por situações de “aperto”, não reclame. Pode ser o Senhor dando oportunidades a você para revelar a sua verdadeira identidade.
Se permita ser “experimentado”. Sua identidade vai contagiar a outros, e a glória do Senhor será refletida através de você. Não tenha dúvida de quem você é. Você é FILHO DE DEUS!
Reflexão: Davi tinha convicção de sua identidade. Mas as outras pessoas não o conheciam como ele realmente era. A batalha contra Golias revelou a sua verdadeira identidade ao mundo todo, até o dia de hoje. O que você aprende com essa experiência de Davi?
Por Emerson Cardoso
ADET – conectando pessoas, transformando vidas
Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF – Contato: 61 3354-4070