Marcos 4:35-41
Mestre, o vento balançou meu barco
Mestre, estou à beira de um naufrágio
Mestre, será que não vê?
Será que eu vou perecer?
Sinto na pele o frio desse vento
Chego a crer que não estás me vendo
Lembro que estás logo ali
Na proa do meu barco a dormir
Eu sei que não estou só
E já posso crer que amanhã
Vai ser bem melhor
Só porque estás comigo
Eu posso clamar
Eu acredito, eu não vou naufragar
Só porque estás comigo
Eu posso clamar
Já tenho fé pra descansar
Nas ondas de um bravo mar
Sim, eu posso clamar
Mestre, vem me ajudar
Eu sei que não estou só
E já posso crer que amanhã
Vai ser bem melhor
Só porque estás comigo
Quem é esse que até o vento e o mar lhe obedecem?
Quem é esse que ordena e milagres acontecem?
Jesus, esse nome toda língua confessará
Jesus, céu e terra se prostram pra Te adorar
Jesus, o presente que Deus enviou pra nós
Jesus, até o vento se cala pra ouvir Tua voz
Texto para reflexão:
Em nossa reflexão de hoje, faremos uma reflexão a partir da mensagem bíblica inspiradora que o Pastor Ruimar Fonseca nos trouxe neste último domingo. Você poderá assistir a sua exposição completa em (https://www.youtube.com/watch?v=Ea86cF48_hs&t=3781s)
Esse milagre de Marcos 4:35-41 revela de uma forma maravilhosa a completa divindade de Cristo. Ele é o verdadeiro Filho de Deus, cujo poder se estende sobre todas as coisas. Somente Aquele por meio do qual todo o Universo foi criado, é capaz de submeter ao seu poder as leis da natureza. Jesus pode acalmar a tempestade simplesmente porque Ele é Deus!
Era rotina, Jesus percorrer toda a Galileia, Ensinando, Curando, e pregando o Evangelho, junto aos seus discípulos (Mt. 4: 23) cidade por cidade. Porém, ” Naquele Dia ” foi diferente dos demais, parece que Jesus queria ensinar-lhes algo novo. Ao invés de um descanso merecido, depois de um dia de pesado labor, Jesus exclama: Passemos para outra margem” (V.35). Assim, entrando no barco, e sobre as águas do mar da Galileia, remaram em direção da Cidade de Gadara.
Naquele momento de desespero, os discípulos cometeram alguns erros:
1º ERRO – Eles esqueceram que Jesus estava no Barco, e barco que Jesus está, não naufraga, ainda que venha Tempestade. Sadraque, Mesaque, e Abede-nêgo, não temeram a fornalha ardente, porque sabiam que Deus estava no barco, e em meio as labaredas, se manifestaria com providência. (Dan. 3:23-26)
2º- ERRO: Valorizaram mais a tempestade do que a Deus, tiveram muito medo do vento e das ondas, e ignoram Jesus que também estava no barco. V.38
Daniel não temeu as garras afiadas dos famintos leões, pois sabia que o Leão da tribo de Judá, Jesus Cristo, também estava ali, para fechar a boca dos leões. (Dan. 6:22).
3º- ERRO: Eles ainda não conheciam o seu Mestre, pasmaram dizendo: ” Quem é este, que até o vento e o mar lhe obedece? ” V. 41. É triste conhecer a tribulação, e não conhecer a Cristo, conhecer a Bíblia, e não conhecer o Deus da Bíblia. Disse Jó: “Eu sei que o meu Redentor Vive, e por fim se levantará sobre a terra” (Jó 19:25; 42:5; Os. 6:3).
O fato de Jesus está deitado na Popa do barco, tem um grande significado. A popa é o lugar da Direção do Barco, com isto Jesus está nos dizendo: Não temas, mesmo que deitado, a direção do Barco estará sempre comigo.
Esse evento nos ensina que não devemos entrar em desespero diante das tormentas da vida. Jesus não repreendeu os discípulos especificamente por terem sentido medo, mas por não terem demonstrado uma fé madura. O problema é que a falta de fé inevitavelmente nos conduz ao medo. Embora o mar estivesse revolto e o vento soprasse forte; mas aquele que estendeu o firmamento e criou o mar e seus limites, estava no barco e Com ele em nosso barco, podemos repetir as palavras do rei Davi: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo” (Salmo 23:4).
Os discípulos deviam saber que com Jesus no barco eles estavam sempre seguros. Ele é o Senhor do Universo. Ele controla todas as coisas de acordo com a sua vontade. Até mesmo as forças da natureza que aos olhos humanos parecem indomáveis são completamente subjugadas pelo seu poder (Salmo 107:23-30).
Enquanto a tempestade assolava o barco, o Mestre Descansava, portanto, quando chegar a tempestade… descanse, mesmo que às vezes Jesus permaneça em silêncio, como que dorme, porém, Ele ainda está na direção de sua vida.
Para refletir: O desespero tem sido uma constante em minha vida? O que eu faço quando parece que Jesus está dormindo em meu barco?
Por Pr. Rosalvo Costa
ADET – conectando pessoas, transformando vidas
Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF – Contato: 61 3354-4070 WhatsApp: 61 9316-9551