A MISERICÓRDIA DE DEUS VAI ALÉM DA REBELDIA HUMANA

Jonas 4:1-11

Canção de Louvor: Muito mais de Deus – Klebe Lucas

As misericórdias do Senhor
São as causas de não sermos consumidos

Porque as Suas misericórdias não têm fim
Renovam-se cada manhã

O amor de Deus encheu os nossos corações
Que maravilha, que maravilha
Porque as Suas misericórdias não têm fim
Renovam-se cada manhã

Eu sei em quem tenho crido
Também sei que é Poderoso para fazer

Mais do que tudo que pedimos ou pensamos

Mais do que tudo que sonhamos
Muito mais para mim e para você, irmão
Muito mais de Deus

Texto para reflexão:

Em nossa reflexão de hoje, faremos uma reflexão a partir da mensagem bíblica inspiradora que o Pastor Ronaldo Fonseca nos trouxe neste último domingo. Você poderá assistir a sua exposição completa em (https://www.youtube.com/watch?v=oKSOaZjyxqI&t=6612s)

Em Jonas 4, vemos o desapontamento do profeta Jonas com Deus. Ele fica indignado com o fato de o Senhor cancelar o juízo sobre a nação arrependida e demonstrar misericórdia. Em contrapartida, ele fica ainda mais indignado com o fato de o Senhor ter enviado uma lagarta para matar a planta que lhe serviu de sombreiro no dia anterior.

Somos como Jonas muitas vezes. Incoerentes. Temos cuidado com os animais, com as árvores, com a natureza, mas alguns de nós, às vezes não estamos nem aí para o ser humano.

Aprendemos com Deus que a misericórdia deve ser uma prática constante em nossas vidas. Dessa forma, somos parecidos com Ele.

Não é interessante o fato do grande evangelista Jonas desejar o mal das pessoas que ele havia chamado ao arrependimento? Ele não somente se retirou para as colinas, mas ele ficou argumentando com Deus de que Ele deveria ser mais implacável. Jonas realmente ficou muito indignado por causa das misericórdias do Senhor! É interessante notar no verso 2 que a causa da fuga de Jonas em direção a Társis não tinha sido o medo da crueldade dos ninivitas, mas o medo de que Deus se compadecesse deles e não os destruísse!

Jonas estava muito irritado. Ele tinha suas próprias ideias preconcebidas de como Deus deveria agir! Em seguida, ele quis morrer porque as coisas não estavam acontecendo de acordo com o seu plano pessoal.

Algumas vezes, nós agimos desta mesma maneira, dizendo: “Deus, eu preferiria morrer do que submeter-me à Tua vontade! Eu posso até ir para o inferno, mas eu não perdoou determinada pessoa.” E note: nós não estamos falando de um homem em seu leito de morte e cheio de dor, estamos olhando para a vida de um irritadiço e insensível profeta, que estava emburrado porque Deus não destruiu os ninivitas como ele queria! Ele queria moldar Deus à sua própria imagem e semelhança!

Mas vejamos o lado bom. Através de todos os quatro capítulos, Jonas continua a falar com Deus. O profeta discute com Deus, fica irritado com Deus, e o livro termina com Deus ainda falando com ele – apesar da raiva, maldade e falta de compaixão de Jonas para com as cento e vinte mil pessoas na cidade.

Que grande lição para você e para mim: mantenhamos sempre abertas as linhas de comunicação com Deus e Ele as manterá abertas conosco! Quando você não conseguir entender os Seus propósitos, ficar desapontado com Deus, Ele prefere que você fale isso para Ele e não que fique calado. Cortar a comunicação é a ferramenta número um da estratégia do Diabo.

O desfecho do livro de Jonas pode parecer estranho a menos que o olhemos do ponto de vista do incrível amor, da graça e longanimidade de Deus para com Suas criaturas.

Deus sempre oferece sua graça e compaixão a todos, até aos que possam parecer menos merecedores. Provavelmente, em algum lugar, em Nínive, alguém certamente procurava a intervenção divina. O Senhor ouviu a oração delas e enviou Jonas para transmitir-lhes a mensagem. O povo estava pronto para ouvir sobre Deus.

Você recebeu a compaixão de Deus e sentiu o toque amoroso em sua vida. Há pessoas ao seu redor que precisam conhecer o amor e a compaixão de Deus por elas. Muitas podem parecer despreocupadas, mas quem conhece os anseios profundos de seu coração?

Que Deus amoroso é este a quem servimos! Devemos acordar todas as manhãs e agradecê-Lo por Sua graça para conosco.

Mantenha sempre a comunicação e os louvores fluindo em direção a Deus. Afinal, Ele tem planos de salvar muitas pessoas através de sua vida de dedicação e serviço ao próximo.

Para refletir:  Em algum momento em sua vida você já ficou desapontado com a ação de Deus? O que você faz quando parece que Deus está fazendo o contrário do que você gostaria que ele fizesse? Você tem oportunizado a alguém a experimentar a misericórdia de Deus?

                                                                                                                                                             Por Pr. Rosalvo Costa

ADET – conectando pessoas, transformando vidas Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF – Contato: 61 3354-4070 WhatsApp: 61 9316-9551

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *