À BEIRA DE UM POÇO DE EXPECTATIVAS

João 5:1-15

Canção de Louvor: Move as Águas – Corinhos Evangélicos

Quanto tempo esperei, chegou a minha vez
Sei que hoje é o meu dia, Jesus está aqui
Quanto tempo esperei, chegou a minha vez
Sei que hoje é o meu dia, Jesus está aqui
 
Move as águas senhor, move as águas
Vou mergulhar, vou restaurar a minha vida
Move as águas senhor, move as águas
Vou mergulhar, me libertar, sim move as águas

Texto para reflexão:

Em nossa reflexão de hoje, vamos fazer uma reflexão sobre a mensagem bíblica inspiradora que o Pastor Ronaldo Fonseca nos trouxe neste último domingo pela manhã. Você poderá assistir a sua exposição completa em https://www.youtube.com/watch?v=OhW4nVeCCEQ.

O texto de João 5:1-15 descreve a experiência de um homem paralítico há 38 anos, com uma grade expectativa. Ele vinha com frequência ao Poço de Betesda, esperando tocar naquelas águas agitadas pelo anjo e ser curado. Esta era a expectativa de todos aqueles doentes que vinham àquele lugar. Apesar de não haver registro bíblico de cura ali.

Todos nós temos muitas expectativas nas mais diversas áreas de nossas vidas. Fomos capacitados por Deus até de prever o futuro ordinário e racional, porém jamais poderemos conhecer o futuro. Nossas expectativas nos movem e nos fazem agir em direção ao que esperamos. No entanto, em meio a tudo isso, temos um “Poço de Betesda” em nossas vidas! Algo pelo qual esperamos e nos deixa frustrados e paralisados.

Essa era a realidade daquele homem. Ao mesmo tempo em que sua expectativa depositada naquele poço motiva-o a voltar outras vezes, sua paralisia frustrava as chances de alcançar a bênção.

Muitos de nós temos um “Poço de Betesda”, um poço de expectativas. E assim como aquele homem, podemos dizer nas entrelinhas de nossa história: “Por isso investi tanto e esperei tanto, mas só colhi frustração”.

Mas existe alguém que pode mudar toda esta realidade. Essas pessoas vivem assim porque Jesus não está em suas expectativas. Quando o Senhor chega àquele lugar, ele não é reconhecido, pois não estava sendo esperado. Então, Jesus surpreende aquele homem com uma pergunta, recebida, talvez, com a expectativa de ajuda-lo a entrar no poço. Mas o Senhor queria tirá-lo da beira do “poço de expectativas” e leva-lo para o “mar das realizações”. Então, Jesus manda ele se levantar, pegar a sua maca e a andar (v.8). E ele teve fé para obedecer, por isso foi curado.

A fé nos move no invisível e no impossível. Aquele homem esperava ver as águas serem movidas para ser curado. Pensava ser possível receber a cura se entrasse no poço, primeiro. Entretanto, quando ouviu a voz de um desconhecido teve fé nEle. Suas expectativas saíram daquele poço e foram depositadas em Jesus. Então, o impossível aconteceu.

Em nossa caminhada com Jesus, continuamos cultivando expectativas. A propósito, “o coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor” (Provérbios 16:1). E como esperamos na realização de nossos planos! Por eles investimos a nossa vida. No entanto, quando trazemos o Senhor para dentro de nossas expectativas, as frustrações são vencidas. Quando alinhamos os nossos planos ao propósito eterno de Deus para nós, experimentamos a paz que nos completa e o sossego que aquieta o coração em meio as turbulências da caminhada.

A Bíblia nos faz saber que não estamos sozinhos (Mateus 28:20)! Ela também revela o nosso destino com Deus. Porém, temos uma caminhada pela frente, com muitas expectativas e muitas surpresas. Porque o nosso Deus supre as nossas expectativas nEle!

Reflexão: Você tem algum “Poço de Betesda” em sua vida? Fale um pouco de suas expectativas. Como você tem movido e agido em direção a elas? Você já teve algum encontro com o Senhor à beira do “Poço de suas expectativas”? Compartilhe suas experiências conosco.

Por Emerson Cardoso

ADET – conectando pessoas, transformando vidas

Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF – Contato: 61 3354-4070

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *