Josué 14:1-12
Canção de Louvor: Os Que Confiam No Senhor – Marcos Góes
Os que confiam no senhor
são como os montes de Sião
que não se abalam, mas
permanecem para sempre
Como em volta de Jerusalém
Estão os montes
assim é o senhor em volta do seu povo
Autoridade e poder
O domínio em suas mãos
Pois o senhor é Deus
O senhor é rei dos povos
Cale-se diante dele a terra
Dobre os joelhos ergam as mãos
Pois o senhor é Deus
O Senhor é rei dos povos
Não dá sem Jesus não dá
Não dá sem Jesus não dá
Não dá sem Jesus não dá
Não dá sem Jesus não dá…
Texto para reflexão:
Às vezes oramos por dias, semanas, meses ou por anos por alguma pessoa, pelos nossos sonhos, ou por qualquer outro motivo; pensamos que Deus irá nos responder imediatamente, e quando demora um pouco a resposta, pensamos em desistir, até questionamos a Deus, mas precisamos entender que Ele vai nos atender no perfeito tempo Dele, e quando o Senhor vir que estamos prontos para receber as bênçãos.
Em Josué 14 vemos o pedido corajoso e cheio de fé feito por Calebe. Quando os espias desanimaram o povo com um relatório de pânico, ele e Josué foram os únicos que permaneceram crendo no Senhor.
Como consequência, o Senhor prometeu que lhe daria a terra onde seus pés pisaram, como herança a ele e sua família.
Por isso naquele dia Moisés me jurou: Certamente a terra em que você pisou será uma herança perpétua para você e para os seus descendentes, porquanto você foi inteiramente fiel ao SENHOR, o meu Deus… Por isso, até hoje, Hebrom pertence aos descendentes de Calebe, filho do quenezeu Jefoné, pois ele foi inteiramente fiel ao SENHOR, o Deus de Israel.” (Josué 14.8,9,14)
As benção do Senhor em nossa vida não finaliza em nós, pois há momento de nossa história que vamos ter abrir mão de tudo que reservamos para nós, para abençoar a nossa descendência.
Agora, 45 anos depois, Calebe vem a Josué pedir o direito de conquistar sua herança, ele consente que ele vá a Hebrom, uma terra muito boa que estava no alto do monte e era cheia de gigantes. O Tempo é o instrumento que Deus usa para nos moldar, aperfeiçoar. O Tempo trás maturidade, quem não aprendeu com as lições da vida, geradas pelo tempo, nunca terá capacidade de influenciar.
A atitude de Calebe é fantástica. Ele diz a Josué, que se sente tão bem hoje, quanto a 45 anos atrás e sua fé permanece firme, pois mesmo sendo já de idade seu desejo é o de continuar conquistando e vivendo as promessas de Deus.
Devemos nos recusar a desistir, dar meia volta, ou calar e parar até quando preenchidos em tudo o que o Senhor quer dar aos Seus filhos. Não devemos nos contentar com nada menos que o lugar de perfeita comunhão com o Senhor nosso Deus. Não devemos nos contentar com nada menos que o lugar de perfeita comunhão com o Senhor nosso Deus. Não é a vontade de Deus que você fique vagando pelo deserto da derrota para sempre, é vontade dele que você ande na vitória e em Seu poder. 1 Coríntios 15:57 diz, “Mas graça a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo”.
Quantos de nós que estão cheios de vigor e tem a vida inteira pela frente, tem as promessas de Deus, mas desanimaram, envelheceram na fé, na vida espiritual, quantos obreiros, ministros, novos, que nem bem começaram, já comprometeram todo seu futuro ministerial, porque se cansaram, envelheceram. Calebe ensina que mesmo aos 45 anos depois continuava do mesmo jeito. Muitos não foram nem pelo combate, mas pelo rumor da guerra. Estão com medo, sentindo-se incapazes.
Quando um guerreiro para de guerrear, ele se entregou ao seu adversário. Nossa vida é uma guerra espiritual diária, lutamos contra principados, potestades. Mundo invisível. Quando um crente perde a força de guerrear, ele morre no campo de batalha.
Esqueceram que a batalha é do Senhor e não nossa? Ao invés de manter uma atitude confiante no que Deus é poderoso para fazer, tentam por suas próprias forças, por isso se sentam cansados.
Calebe vivia debaixo da unção de Deus, e passados 45 anos, seu vigor e ânimo eram os mesmos.
Muitas vezes parece que a esperança para experimentar a realidade de sonhos adiados é eterna. Mas as bênçãos das promessas de Deus nunca deixam de se cumprir, mesmo que tenhamos que esperar por seu tempo. Josué não se conformou com quaisquer migalhas, mas ele esperou na promessa. Ele tinha certeza no propósito de Deus.
Para refletir: Onde você está em sua caminhada pessoal com o Senhor? Qual é a promessa que você tem de Deus? Você está disposto a reivindicar sua posse?
Por Pr. Rosalvo Costa
ADET – conectando pessoas, transformando vidas Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF – Contato: 61 3354-4070 WhatsApp: 61 9316-9551