Filipenses 4:7
Canção de Louvor: Acalma o meu coração – Anderson Freire
Não quero interromper o Teu silêncio, oh Pai!
Mas, é só orando que eu encontro paz
O vento da aflição, quer apagar a chama
Da minha adoração
O mundo é um oceano
Minha carne é um furacão
Minha vida é um barquinho, buscando direção
Descansa em minha alma
E acalma a tempestade
Que agita o meu coração
Acalma o meu coração! Acalma o meu coração!
O vento está soprando
Mas é Te adorando que venço o mar da aflição
Acalma o meu coração! Acalma o meu coração!
Só venço esse mundo se for em Tua presença
Acalma o meu coração!
O barulho do mar, vem pra me confundir
Oh, Pai não deixe as ondas
Minha fé diminuir!
Perdoa se pensei, que em meio ao Teu silêncio
Não estivesse aqui
Viver na superfície, sem poder respirar
É o mesmo que morrer, por não Te adorar!
És meu oxigênio
Senhor sem Tua presença
Minha fé vai naufragar!
Texto para reflexão:
Em nossa reflexão de hoje, vamos fazer uma resenha sobre a mensagem bíblica inspiradora que o Pastor Ronaldo Fonseca nos trouxe neste último domingo pela manhã. Você poderá assistir a sua exposição completa em https://www.youtube.com/watch?v=-fiTfv7HdTE.
O Pastor iniciou a sua ministração contextualizando o sofrimento de Maria, mãe de Jesus, quando ele estava sendo morto naquela cruz. Em seguida, foi lido o texto de Filipenses 4:7, que diz: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus”.
Este é um tema que diz respeito a nós, diretamente, sobretudo neste tempo de pandemia. Pois, mais cedo ou mais tarde passaremos por aflições. Jesus disse isso a nosso respeito, mas também nos deu o escape (João 16:33).
Enquanto essa terrível realidade nos atinge, o Espírito Santo está nos dizendo “E a paz de Deus […] guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus”. Entretanto, como ter paz em meio a tantas crises, como desemprego, dívidas, secas, tempestades, doenças, luto etc.? Parece algo contraditório, falar em paz no tempo de calamidades.
Mas esse é o conceito do homem natural para a paz: ausência de conflitos, de problemas; ou seja, um estado sem crises, algo circunstancial. Dito de outro modo, essa paz é algo passageiro, dada a imprevisibilidade da vida.
No entanto, a Bíblia nos oferece uma paz “que excede todo o entendimento”. Não um resultado de esforços humanos, mas algo que vem de Deus, de outro Reino, diferente desse terreno, porque é espiritual.
O Apóstolo Paulo, apesar de sua grande inteligência, apenas disse ser algo que excede a todo entendimento. Ele estava preso, sofrendo, condenado a morte, mas estava em paz. Contudo ele dizia: “porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia” (2 Timóteo 1:12).
Somos atingidos pelas crises a partir do mundo exterior e físico. E esses ataques nos causam dores no corpo, que geralmente atingem a nossa alma. Ou seja, nossas emoções também são atingidas. Esse era o estado de Paulo naquela prisão. Mas a paz que ele tinha era produzida no seu espírito, pelo Senhor.
A palavra hebraica SHALOM, traduzida para o nosso idioma como paz, tem a ver com o estado de espírito de quem se sente completo, plenamente feliz. Um estado de calma e tranquilidade interior apesar das circunstâncias. A Shalom está mais relacionada com a paz de espírito, resultante da paz com Deus, consigo mesmo, com as outras pessoas e com o meio ambiente onde vivemos.
Porém, mesmo este estado interior está sujeito a interferências exteriores. Foi sabendo disso que Paulo declarou “E a paz de Deus […] guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus”. (Filipenses 4:7).
A Paz de Deus é como uma vacina para as nossas emoções. Ela nos protege dos conflitos internos, das incertezas da vida, da desesperança. Ela nos coloca em um lugar seguro, enquanto passamos pelas crises.
A paz do Senhor é uma ação de Deus a partir da fé. Ela nos faz sentir completos. A Paz de Deus não depende das circunstâncias, do tempo e do espaço. Seja onde, e quando você estiver, a Paz de Deus pode ser conservada em seu coração, mesmo em meio às crises. “Que o Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Tessalonicenses 5:23).
Reflexão: Não podemos explicar a Paz de Deus que opera em nós, mas podemos testemunhar dessa paz. Como você testifica da Paz do Senhor em sua vida? O que significa estar em paz no meio das crises?
Por Emerson Cardoso
ADET – conectando pessoas, transformando vidas
Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF – Contato: 61 3354-4070