Um Deus de relacionamentos

Gênesis 12:1-3

Canção de Louvor: Uma nova históriaFernandinho

Sai de tua tenda, oh, filho meu
E te mostrarei as estrelas do céu
Sai de tua tenda, oh, filho meu
Te mostrarei a areia do mar
 
Será que podes contar?
Será que podes imaginar
Tudo aquilo que sonhei para ti, filho meu?
O que minhas mãos fizeram para ti, filho meu?
Minha bênção será sobre ti
 
Uma nova história, Deus tem pra mim
Um novo tempo, Deus tem pra mim
E tudo aquilo que perdido foi
Ouvirei de sua boca, te abençoarei
 
Sai de tua tenda, oh, filho meu
E te mostrarei as estrelas do céu
Será que podes imaginar
Tudo aquilo que sonhei para ti, filho meu?
O que minhas mãos fizeram para ti, filho meu?
Minha bênção será sobre ti.

Texto para reflexão:

Em nossa reflexão de hoje, vamos fazer uma resenha sobre a mensagem bíblica inspiradora que Pastor Ronaldo Fonseca nos trouxe neste último domingo a noite. Você poderá assistir a sua exposição completa em https://www.youtube.com/watch?v=ujVjUFsKGiI.

Os dias atuais continuam difíceis. As más notícias não param de ser anunciadas. Expectativas frustradas alimentam a desesperança, e muitos tem desistido de seus planos.

Diante desse cenário desanimador, o Pastor Ronaldo nos convida a olhar para a vida de um homem como nós, cheio de sonhos, e que fazia planos. Mas a sua condição não lhe era favorável.

Abrão tinha 75 anos, e não podia ter filhos. Contudo, ele se destaca em sua geração, entre seus familiares e na região onde vivia. E o seu comportamento chama a atenção de Deus.

Este homem não conhecia o Senhor, e se recusava servir às divindades de sua família, cultuadas naquela região. Pois, diante de problemas difíceis ou impossíveis, era comum as pessoas recorrerem aos seus deuses para buscar as bênçãos que desejavam. Mas Abrão sabia que aqueles ídolos de barro e de metal não podem fazer nada por ele.

Abrão esperava por uma bênção, mas não sabia a quem buscar. Então, o verdadeiro Deus chama este homem e faz uma proposta, dizendo: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei” (v1). Em seguida, o Senhor revela o Seu propósito, se ele obedecer: “Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção” (v2). Você pode imaginar a empolgação de Abrão, que tanto desejava um filho? Mas o Senhor não revela o processo.

O propósito de Deus para Abrão era o seu destino: ser pai de um grande povo, e uma bênção para todos os povos da terra. Mas qual era o plano? Que caminho este homem teria de percorrer para chegar lá? Observe que o Senhor revelou apenas o ponto de partida, porque o plano de Deus não era dar uma casa nova para Abrão, longe de seus familiares. O Senhor queria trazê-lo a uma lugar para caminharem juntos, para que ele conhecesse a Deus de perto, pessoalmente.

O Senhor sabia que Abrão não estava pronto para viver o propósito de Deus, ainda. Então, eles seguem juntos em uma jornada que leva cerca de 30 anos, até uma grande prova de fé. Afinal, leva tempo para se conhecer uma pessoa. E o Senhor não tem pressa.

O lugar era desconhecido, e Abraão não sabia o que viria em seguida. Os problemas vieram e Abraão foi aprendendo a confiar em Deus, caminhando pela fé, mas sabendo que o Senhor estava caminhando com ele.

Durante essa jornada juntos, o Senhor foi escrevendo uma nova história da vida de Abraão, moldando o caráter e a personalidade deste homem até o Monte Moriá, quando ele é desafiado a sacrificar o seu único filho que tanto amava, o filho da promessa, em uma grande prova de fé. A partir daí, Abraão mostrar para ele mesmo que estava pronto para viver o propósito de Deus.

Este também é o propósito de Deus para todos nós: fazer de cada um de seus filhos uma bênção para as pessoas de perto e de longe. Mas e os Seus planos para cada um de nós? Bem, você não conhece a trajetória, mas sabe qual é o seu destino. Por isso, não tenha medo de viver os planos de Deus para você, sabendo que “os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, [são] planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro” (Jeremias 29:11).

Reflexão: A história de Abraão revela um Deus de relacionamentos. O Senhor o considerava como amigo (Gênesis 18:17; Isaías 41:8; Tiago 2:23). O que você aprende com este homem, diante de tantas incertezas que surgem à nossa frente?

Por Emerson Cardoso

ADET – conectando pessoas, transformando vidas

Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF – Contato: 61 3354-4070

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *