Jonas 4:1-4
Canção de Louvor: Deus cuida de mim – Kleber Lucas
Eu preciso aprender um pouco aqui
Eu preciso aprender um pouco ali
Eu preciso aprender mais de Deus
Porque Ele é quem cuida de mim
Se uma porta se fecha aqui
Outras portas se abrem ali
Eu preciso aprender mais de Deus
Porque Ele é quem cuida de mim
Deus cuida de mim
Deus cuida de mim, na sombra das suas asas
Deus cuida de mim, eu amo a sua casa
E não ando sozinho não estou sozinho
Pois sei: Deus cuida de mim
Se na vida não tem direção
É preciso tomar decisão
Eu sei que existe alguém que me ama
Ele quer me dar a mão
Texto para reflexão
Em nossa reflexão de hoje, vamos fazer uma resenha sobre a mensagem bíblica inspiradora que Pastor Ronaldo Fonseca nos trouxe neste último domingo. Você poderá assistir a sua exposição completa em https://www.youtube.com/watch?v=Dw8hkR9KaFs.
O livro do Profeta Jonas é conhecido como o Evangelho do Antigo Testamento. Sua narrativa apresenta o Deus do povo hebreu a uma nação pagã, como o Deus da Segunda Chance.
Nínive era uma cidade grande para aquela época, com cerca de 120.000 habitantes, conhecidos pela sua extrema crueldade. Eles provocaram a ira de Deus, que comissionou o Profeta Jonas para anunciar uma sentença de destruição daquela cidade e de seus habitantes.
No capítulo 3, o escritor relata o arrependimento dos ninivitas e a manifestação da misericórdia de Deus. Porém, no capítulo 4, observamos Jonas aborrecido com Deus por ter polpado aquele povo perverso da destruição. Este será o assunto de nossa reflexão de hoje.
Deus se revela na Bíblia a partir de seus diversos atributos, em seu relacionamento com o homem e com a natureza (Romanos 1:19,20). O Senhor sempre se revelou e mostrou conhecido quando o buscamos (Jeremias 29:12-14a). E foi assim com o povo de Nínive. Deus se revela com justiça para preservar os justos e para punir os injustos. Mas, também se revela com misericórdia para demonstrar o seu amor e compaixão àqueles que se arrependem de sua injustiça (Salmos 34:18; 51:17; 147:3; Lucas 15:10).
Os hebreus já conheciam a Deus pelo Seu poder e glória, pela Sua santidade, pela Sua justiça, mas também conheceram a Deus em Sua misericórdia, amor, compaixão, paciência e graça (Jonas 4:2). Para os hebreus, o Senhor não era apenas o Deus da Segunda Chance, mas da terceira, quarta, quinta etc. O próprio Jonas recebeu uma segunda chance depois de tentar fugir da presença de Deus. E, ainda, uma terceira chance ao se encher de orgulho, e ficar bravo com Deus, pensando ser mais justo do que Deus. Jonas, pensava que era melhor do que os ninivitas. Isso também não acontece em nossos dias? Quantas pessoas com discursos de ódio contra outras que julgam indignas de misericórdia e compaixão?
Jonas estava zangado com Deus, porque não entendeu o Senhor e nem o que Ele estava fazendo com o povo de Nínive. Muitos de nós também não, quando questionamos o Senhor com a petulância de querer ensinar Ele a ser Deus. Mas, os pensamentos de Deus são mais altos que os nossos pensamentos (Isaías 55:8,9). Seus planos estão estabelecidos apensar de nós, e nenhum deles pode ser frustrado (Jó 42:2). Deus amou o mundo todo (João 3:16). Ele manifestou a sua misericórdia para o mundo todo. Mas também dedicou todo o seu amor a cada um de nós, individualmente.
O Senhor pode cuidar de uma nação inteira, como fez com Nínive, e, ao mesmo tempo cuidar de Jonas, que estava ressentido com o resultado da obra de Deus naquela cidade. Jonas precisava de misericórdia, como todo aquele povo perdido.
Deus está cuidando de você, agora. Não importa a sua situação. Ele é intenso e determinado. Nada é difícil ou impossível para Ele.
Então, não tenha medo de conversar com o Senhor. Abra o seu coração. Ele está bem aí, do seu lado, esperando você falar o que está te afligindo. Se você não estiver entendendo o por que disso tudo que está vivendo, pergunte para Ele. Às vezes a resposta vem logo, às vezes demora um pouco. Contudo, Deus está trabalhando nesse momento, cuidando de você (Romanos 8:28). Confie, descanse, receba a paz que vem do Senhor.
Reflexão:
A experiência de Jonas reflete muitos de nós, quando olhamos para um criminoso recebendo cuidados que julgamos ser ele indigno. Como você lida com essa realidade?
Os Nossos dias estão difíceis com essa pandemia. Mas Deus está cuidando de você. Como você recebe essa declaração?
Por Emerson Cardoso
ADET – conectando pessoas, transformando vidas
Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF – Contato: 61 3354-4070