João 16:33; 1 João 5:4; Josué 1:9
Canção de Louvor: Bem-aventurança do Crente – Harpa Cristã Nº 126
Bem-aventurado o que confia
No Senhor, como fez Abraão
Ele creu, ainda que não via
E, assim, a fé não foi em vão
É feliz quem segue, fielmente
Nos caminhos santos do Senhor
Na tribulação é paciente
Esperando no seu Salvador
Os heróis da Bíblia Sagrada
Não fruíram logo seus troféus
Mas levaram sempre a cruz pesada
Para obter poder dos céus
E depois, saíram pelo mundo
Como mensageiros do Senhor
Com coragem e amor profundo
Proclamando Cristo, o Salvador
Quem quiser de Deus ter a coroa
Passará por mais tribulação
Às alturas santas ninguém voa
Sem as asas da humilhação
O Senhor tem dado aos Seus queridos
Parte do Seu glorioso ser
Quem no coração for mais ferido
Mais daquela glória há de ter
Quando aqui as flores já fenecem
As do céu começam a brilhar
Quando as esperanças desvanecem
O aflito crente vai orar
Os mais belos hinos e poesias
Foram escritos em tribulação
E do céu, as lindas melodias
Se ouviram, na escuridão
Sim, confia tu, inteiramente
Na imensa graça do Senhor
Seja de ti longe o desalento
E confia no Seu santo amor
Aleluia seja a divisa
Do herói e todo o vencedor
E do céu mais forte vem a brisa
Que te leva ao seio do Senhor.
Texto para reflexão:
Em nossa reflexão de hoje, vamos fazer uma resenha sobre a mensagem bíblica inspiradora que Pastor Ronaldo Fonseca nos trouxe neste último domingo. Você poderá assistir a sua exposição completa em https://www.youtube.com/watch?v=GPoGiNbN91Y.
O Pastor Ronaldo iniciou a sua pregação com a declaração de Jesus em João 16:33, quando Ele disse: “Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. Em outras palavras, Jesus estava dizendo que teremos problemas. Pois, é normal as pessoas terem problemas, e os cristãos não são exceção a esta regra. No entanto, a declaração de Jesus nos inspira a olhar para os problemas com as dimensões reais que eles têm, sem aumentar nem diminuir.
Jesus tem todo o interesse em ver os nossos problemas resolvidos. E ele sabe muito bem o que é passar por problemas. Apesar de ser Deus, ele sofreu problemas como homem, 100% como homem. Por isso, Ele se compadece, pois experimentou o que é o sofrimento, muito mais do que qualquer um de nós.
Contudo, Jesus está nos preparando para o presente e para o futuro. Suas expectativas a nosso respeito é de nos transformar completamente à sua imagem e semelhança, desenvolvidos em maturidade, à estatura de homem e mulher perfeitos (Efésios 4:13). Mas para isso, estamos sujeitos a passar por aflições.
As aflições são consequências naturais, seja de nossos pecados ou dos pecados das pessoas à nossa volta. Enquanto tivermos contato com a natureza pecaminosa, seja a nossa ou de outros, passaremos por aflições. E Jesus é tão sábio, que não deixa nenhuma de nossas experiências passarem sem um fim proveitoso (Romanos 8:28). As aflições são pedagógicas.
Porém, ninguém gosta de passar por aflições. Jesus também não gostou de passar por isso (Mateus 26:39). Mas, Ele não desistiu. Seguiu em frente e obteve a vitória. Suas experiências carregam de sentido a sua declaração “tenham, ânimo! Eu venci o mundo”. Jesus olhava para sua aflição com uma perspectiva que vai além da circunstância: “Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito” (Isaías 53:11). O Apóstolo Paulo também observa as suas aflições por essa ótica, quando diz: “Estou absolutamente convencido de que os nossos sofrimentos do presente não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada” (Romanos 8:18).
Assim, olhar para as aflições com ânimo, significa assumir uma postura de determinação perseverante, com coragem, olhando para o alvo, mobilizando corpo, alma e espírito, para superar as dificuldades. E quando suas forças não forem suficientes, sabemos que o Senhor está nos sustentando.
Ter ânimo em meio às aflições é seguir em frente, mesmo experimentando perdas, sabendo que nossa vitória já foi conquistada (1 João 5:4).
Jesus não prometeu solucionar os nossos problemas, mas nos deu condições de enfrenta-los, pela Sua vitória na Cruz.
Reflexão: Considerando esse tema, como funciona a vida daqueles que servem a Deus? Como você lida com suas aflições diárias?
Por Emerson Cardoso
ADET – conectando pessoas, transformando vidas
Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF – Contato: 61 3354-4070