Ezequiel 7:11-17
Canção de Louvor: Sopra Espírito – Ludmila Ferber
Sopra, Espírito de Deus neste lugar
Com Teu poder e Tua graça,
Vem avivar
Sopra, Espírito de Deus neste lugar (teu poder)
Com Teu poder e Tua graça,
Vem avivar
Sobre o vale de ossos secos
Faz um exército se levantar
Sobre as feridas não tratadas,
Vem restaurar, e curar
Sobre o vale de ossos secos
Faz um exército se levantar
Sobre as feridas não tratadas,
Vem restaurar, e curar
Sopra, Espírito de Deus neste lugar
Com Teu poder e Tua graça,
Vem avivar
Sobre os nossos corações
Vem, Senhor!
Sobre todas as nações
Vem, Senhor!
Sobre toda a terra estende a Tua glória
Ora, vem, Senhor Jesus!
Ora, vem, Senhor Jesus! (vem, vem, vem, vem)
Ora, vem, Senhor Jesus! (Jesus!)
Ora, vem, Senhor Jesus! (chame por ele!)
Texto para reflexão:
Em nossa reflexão de hoje, discorrermos a partir da mensagem bíblica inspiradora que o Pastor Ronaldo Fonseca nos trouxe neste último domingo. Você poderá assistir a sua exposição completa em https://www.youtube.com/watch?v=_ueBzLTQhEs
No texto em apresso, vemos Deus tratando uma nação que, em sofrimento, estava exiliada no império babilônico e Jerusalém estava destruída. Não havia mais esperança. O povo se sentia morto, abandonado por Deus, sem futuro.
No entanto, Deus prometeu que iria mudar a situação (Ezequiel 37:11-14). O povo de Israel voltaria para sua terra e seria restaurado. Deus também iria encher Seu povo com Seu Espírito, trazendo vida nova. Então o Soberano Pai vem trazendo de volta a esperança para aquele povo pela instrumentalidade de Ezequiel.
A visão do vale de ossos secos mostra que não há nenhuma situação que Deus não possa transformar. Nem mesmo a morte é mais poderosa que Deus! O vale de ossos secos é uma mensagem de esperança. Deus tem poder para nos restaurar e transformar a maldição em benção, a morte em vida. Nem sempre é imediato (os israelitas tiveram de esperar muitos anos pelo cumprimento da profecia), mas Deus é sempre fiel.
Por vezes nos encontramos em situações semelhantes. Sem esperança, por causa de nossos pecados, ou pelas circunstâncias da vida. Nessas horas, parece que a única coisa que podemos fazer é desistir e morrer, pois parece não haver outra saída. Mas Deus nos oferece esperança.
Ezequiel declara que a mão do Senhor o alcançou, levando-o de um lado para o outro diante dos ossos secos. Nesse momento, o Senhor diz ser necessário que Ezequiel profetizasse (Ez 1:1-4) para que aqueles ossos vivessem. Então, o Senhor fez a pergunta: “Filho do homem, poderão reviver esses ossos?”, Ezequiel preferiu dar uma resposta cautelosa: “Senhor Deus, tu o sabes”.
A nossa inércia faz com que nada aconteça ao nosso redor e as coisas não mudem. Tenha em mente que você é um profeta no meio do vale de ossos secos. Profetize como fez Ezequiel “ Assim diz o Soberano, o Senhor: Ó meu povo, vou abrir os seus túmulos e fazê-los sair; trarei vocês de volta à terra de Israel” ( v.12).
Contudo, sabemos que pensamentos positivos não podem dissipar o mal, mas a fé em Deus. A Bíblia é a fonte de nossa esperança, pois foi Deus quem prometeu a nossa restauração. Ele é fiel para cumprir as Suas promessas.
Reflexão: O vale de ossos secos mostrou o que Deus podia fazer por Israel e também o que Ele pode fazer em nossas vidas. Nada é impossível para Deus! Como essa palavra se aplica em nossos dias, e o que podemos dizer às pessoas perto de nós diante de tantas catástrofes?
Que o nosso Deus de paz nos ajude a abençoe sempre.
Por Pr. Rosalvo Costa
ADET – conectando pessoas, transformando vidas
Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF – Contato: 61 3354-4070