Uma esperança garantida

Lucas 24:1-6; 1 Coríntios 15:54

Canção de Louvor: Porque Ele vive, HARPA CRISTÃ Nº 545 – Carlos José

Deus enviou seu filho amado
Para perdoar, pra me salvar
Na cruz morreu por meus pecados
Mas ressurgiu e vivo com o pai está
 
Porque ele vive, posso crer no amanhã
Porque ele vive, temor não há
Mas eu bem sei, eu sei, que a minha vida
Está nas mãos do meu Jesus, que vivo está
 
E quando, enfim, chegar a hora
Em que a morte enfrentarei
Sem medo, então, terei vitória
Irei à glória, ao meu Jesus que vivo está
 
Porque ele vive, posso crer no amanhã
Porque ele vive, temor não há
Mas eu bem sei, eu sei, que a minha vida
Está nas mãos de meu Jesus, que vivo está.

Texto para reflexão:

Em nossa reflexão de hoje, vamos fazer uma resenha sobre a mensagem bíblica inspiradora que Pastor Ronaldo Fonseca nos trouxe neste último domingo de Páscoa. Você poderá assistir a sua exposição completa em https://www.youtube.com/watch?v=8_59sR_p0L8.

O Pastor Ronaldo iniciou a sua pregação contextualizando a leitura do texto de Lucas capítulo 24 com a realidade de tantos sepultamentos que estamos presenciando. O túmulo de Jesus está vazio, porque Ele ressuscitou. No entanto, muitos vivem a realidade de túmulos fechados. Assim, ele seguiu fazendo um contraste entre a esperança garantida por Jesus e a desesperança daqueles que não creem em Cristo.

Entretanto discutir sobre sepultamento, túmulo e morte, é um assunto que muita gente não gosta de falar. Apesar de que todos passarão por isso (Romanos 5:12), não observamos muitas pessoas planejando o seu sepultamento.

Mas este é um fato que precisamos encarar, ainda mais nos dias atuais. Precisamos aprender a olhar para esse tema pela ótica de Deus. Pois, a nossa existência não está limitada entre a sala de parto e a sepultura. Na verdade, esse é só o começo. A Bíblia revela que nada que experimentarmos nesse período “pode ser comparado com a glória que há de vir” (Romanos 8:18). Ainda assim, muitas pessoas olham para o momento da perda de um ente querido com dificuldades para aceitar essa realidade. Mas é preciso chorar o luto. A perda dói muito. A separação do corpo deixa feridas na vida daqueles que ficaram, e que precisam ser curadas.

Por isso queremos tanto evitar, adiar e até ignorar a morte. Apesar da Bíblia declarar que a sepultura é um lugar mais de ganho do que de perda (Filipenses 1:22). Mas de onde vem essa confiança de Paulo? Do fato de que Jesus ressuscitou. Ele deixou a sepultura aberta para ocupar o Trono Celestial, ao lado Pai. A ressurreição de Jesus é a esperança garantida de que o que Deus fez com Jesus naquela sepultura em Jerusalém, fará com todos aqueles que aguardam a Sua vinda, assim como Ele prometeu.

E esta é uma esperança garantida, pois “[…] Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1 Coríntios 15:3,4). Tudo o que foi escrito a cerca de Cristo no Antigo Testamento cumpriu-se desde a sua concepção, nascimento, morte e ressurreição, no Novo Testamento. Assim também podemos aguardar com confiança, de que as demais promessas do Senhor ainda se cumprirão.

Quando Cristo vier novamente, “[…] o que é corruptível se revestir(á) de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: A morte foi destruída pela vitória” (1 Coríntios 15:54).

Enquanto isso, vivemos com os olhos fixados nessa declaração: “A morte foi destruída pela vitória” (1 Coríntios 15:54). Pois é exatamente isso que a ressurreição de Jesus executou naquela cruz. Mas como, se todos os dias vemos pessoas sendo sepultadas? A resposta pode ser encontrada em 2 Coríntios 4:16-18, onde lemos “[…] fixa[ndo] os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno” (2 Coríntios 4:18).

Por isso, para nós, os que cremos em Jesus, o túmulo é temporários. A morte do corpo é uma realidade para todos, mas a ressureição é somente para os creem e esperam pela volta do Jesus, como afirmam as Escrituras.

Reflexão: Comente as seguintes declarações: “o túmulo de Jesus está vazio e o nosso será temporário”; “Esta é uma esperança garantida”; “A morte foi destruída pela vitória”?

Por Emerson Cardoso

ADET – conectando pessoas, transformando vidas

Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF – Contato: 61 3354-4070

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *