Os verdadeiros filhos de Deus não vivem pecando

1 João 3:1-10

Canção de Louvor: Eu escolho Deus – Thalles Roberto

https://www.youtube.com/watch?v=MEHpRq2YaLE

Senhor, Eu nasci pra te chamar de Deus
Eu nasci pra te chamar de Pai
E andar do seu lado

Senhor, Desde o ventre da minha mãe
Eu sou povo exclusivo ser
Eu sou abençoado se vivo obediente
 
Mas todo dia o pecado vem
Me chama
Todo dia as propostas vêm
Me chamam
Todo dia vêm as tentações
Me chamam
Todo dia o pecado vem
Mas eu escolho Deus
Eu escolho ser amigo de Deus
Eu escolho Cristo todo dia

E agora eu vivo a vida de Deus
Senhor, eu nasci pra te chamar de amor
Eu nasci pra te chamar de Pai
E andar do seu lado

Senhor, desde o ventre da minha mãe
Eu sou povo exclusivo seu
Eu sou abençoado se vivo obediente

Mas todo dia o pecado vem
Me chama
Todo dia vêm as tentações
Me chamam
Todo dia as propostas vêm
Me chamam
Todo dia o pecado vem

Texto para reflexão:

Em nossa reflexão de hoje, faremos uma resenha a partir da mensagem bíblica inspiradora que o Pastor Larry Moore (EUA) nos trouxe neste último domingo, interpretado pelo Pr Leonardo. Você poderá assistir a sua exposição completa em https://www.youtube.com/watch? v=_ixjjl-UcDM.

Para cada função  que vamos exercer, tal como pescar, caçar, dirigir, advogar, etc., precisamos de uma licença e essa licença é concedida por um órgão ou autoridade  competente para fazê-lo. Porém, Deus, que é o Senhor de todas as coisas, nunca nos deu nem dará uma licença para nós cristãos cometermos pecado.  Pois o pecado nunca é bom, o pecado nunca é saudável, pelo contrário, ele sempre afasta o homem da presença de Deus, interrompendo, assim, a sua comunhão com Criador.

A bíblia diz que Satanás é como um leão que ruge procurando a quem ele possa tragar (1 Pe 5:8), ou seja, no intuído de nos fazer pecar contra Deus. A bíblia também diz: Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês (Tg 4:7).

O pecado se apresente com uma boa aparência, com sabores e sensações agradáveis, todavia, ele não nos transporta para um lugar de glória na eternidade, não nos permite viver uma vida de intimidade com Deus, não promove justiça nem santidade. O pecado é proibido aos filhos de Deus, logo, os verdadeiros filhos de Deus não vivem, nem têm prazer no pecado. Mesmo vendo muitos pecados sendo cometidos pelo povo de Deus, do passado e do presente, e achando que está tudo bem, o Soberano não os chancelam e nem os legalizam. O apóstolo João nos instrui: Qualquer que permanece nEle não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu (1 Jo 3.6).

Está escrito em Gn 4:7 “Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? … O pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar”. Não podemos esquecer que somos povo escolhido; sacerdócio real; povo adquirido por Deus; chamados para proclamar as virtudes e as justiças daquele que nos tirou das trevas para a sua maravilhosa luz. Somos luz do mundo, mas quando permitimos que o pecado entre em nossas vidas, nós estamos cobrindo a luz de Jesus.

Há algumas categorias de pecados que afeta a vida do homem: pecados que nós facilmente deixamos; pecados com os quais nós lutamos, mas queremos deixar;  pecados que nós sabemos que está em nós, mas nós não queremos deixar; pecados que nós sabemos que são errados, porém nós os justificamos.

Sabemos que cada um de nós vive em batalha constante contra o pecado, porém precisamos ser honestos conosco mesmos, e identificar qual é a área de nossa vida em que estamos fracos. E, assim, ter uma atitude de agressividade contra essa fraqueza. Não devemos ser passivos, mas atacar, pois o inimigo de nossas almas está sempre no ataque.

É um dever do cristão examinar tudo e reter somente o bem. 1 Ts 5.21. Nós nem sempre pode selecionar o que vemos e ouvimos, mas podemos guardar somente o que nos é conveniente, lançando fora tudo o que é ruim. Porque em Jo 3:33 diz: Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

Não se iluda, por mais que pareça ser um pecado pequeno, simples, talvez necessário, em momento algum, em toda a história do universo, Deus nos deu permissão para pecar. O pecado é o instrumento que afasta  a humanidade de Deus, que é puro e santo.

Agora, vamos fazer um exercício de reflexão: Há em você algum pecado com o qual você já se acostumou, ou que você vê que muitos outros cristãos também praticam e que você ache que Deus já não se incomoda mais com ele? Há pecado que mesmo você reconhecendo que é inaceitável para um filho de Deus, porém você luta todos os dias e não consegue vencer? Peça auxílio ao Espírito Santo, busque força dentro de você, pois você é a imagem e semelhança de Deus. Lute. Diga NÃO! “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” 1 João 4:4.  

Por Pr. Rosalvo Costa

ADET – conectando pessoas, transformando vidas

Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF – Contato: 61 3354-4070

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *