Um poder para mudar o mundo

1 Coríntios 13:1-7

Canção de Louvor: Ousado Amor – Isaías Saad

Antes de eu falar
Tu cantavas sobre mim
Tu tens sido tão, tão bom pra mim
Antes de eu respirar
Sopraste Tua vida em mim
Tu tens sido tão, tão bom pra mim
 
Oh, impressionante, infinito
E ousado amor de Deus
Oh, que deixa as noventa e nove
Só pra me encontrar
 
Não posso comprá-lo
Nem merecê-lo
Mesmo assim se entregou
Oh, impressionante, infinito
E ousado amor de Deus

Inimigo eu fui
Mas Teu amor lutou por mim
Tu tens sido tão, tão bom pra mim
Não tinha valor
Mas tudo pagou por mim
Tu tens sido tão, tão bom pra mim
 
Traz luz para as sombras
Escala montanhas
Pra me encontrar
Derruba muralhas
Destrói as mentiras
Pra me encontrar

Texto para reflexão:

Em nossa reflexão de hoje, faremos uma resenha a partir da mensagem bíblica inspiradora que o Pastor Larry Moore (EUA) nos trouxe neste último domingo, interpretado pelo Pr Leonardo. Você poderá assistir a sua exposição completa em https://www.youtube.com/watch?v=5aH_-GYrCLQ.

Ao longo da História da Humanidade surgiram vários homens e mulheres que “mudaram o mundo”. Suas contribuições marcaram a sua geração e sobretudo as gerações futuras. Por exemplo, o que dizer da invenção da escrita, da bússola, da eletricidade, do computador, da internet e das vacinas? Estas e muitas outras descobertas no campo da ciência, da literatura, da filosofia, da arte, do direito, da política etc, trouxeram grandes mudanças para o mundo em que vivemos. Entretanto, apesar de observamos melhorias no modo de vida das pessoas, ainda vemos muitas áreas da sociedade cada vez mais decadentes. Diante de tais situações, como o aumento da violência, da fome e da injustiça, olhamos para tudo isso com muita vontade de fazer algo para “mudar o mundo”.

O Pastor Larry iniciou a sua pregação dizendo “se eu quisesse mudar o mundo, começaria amando você!”. Nós não precisaríamos de grandes habilidades como as daqueles cientistas. Mas “se o amar fosse tudo que soubéssemos fazer, com certeza, mudaríamos o mundo!

Não existe nenhum poder ou força capaz de mudar as pessoas para melhor, além do amor. Pois você jamais será capaz de mudar as pessoas, a não ser por seu amor dado a elas. Mas não um amor comum. Vejamos que poder é esse que o Pastor Larry apresentou a partir do texto bíblico de 1 Coríntios 13.

O mundo que queremos mudar diz assim: “eu amo você se você me amar também”. Esse é um amor interessado, egoísta e incapaz de mudar as pessoas. No entanto, Deus oferece a nós outro tipo de amor, um amor incondicional. Deus simplesmente ama. Ele decidiu nos amar, mesmo sendo indignos desse amor. Mesmo não merecendo, e muitas vezes rejeitando o seu amor, Deus continua nos amando. “Deus amou o mundo de tal maneira que deu (João 3:16). Nós também podemos amar como Deus nos ama. Precisamos de apenas duas coisas: receber desse amor e decidir doá-lo às pessoas da mesma maneira que recebemos. Como isso é possível?

Temos uma tendência natural de amar primeiro as pessoas que julgamos dignas de nosso amor, como nossos pais, nosso cônjuge, nossos filhos etc. Mas, Deus é a primeira pessoa a merecer o nosso amor. Esse é o Primeiro, e o mais importante, Mandamento (Mateus 22:37). Pois, quando amamos as outras pessoas ou objetos mais do que a Deus, praticamos o amor egoísta do mundo, incapaz de mudar as pessoas.

Quando recebemos do amor de Deus, recebemos a capacidade de amá-Lo de todo o nosso coração, de toda a nossa alma e de todo o nosso entendimento. Assim, tornamos semelhante a Ele, quando recebemos de Seu amor. É assim que aprendemos a olhar para nós mesmos pelos olhos de Deus, e a ver como somos amados. Também, é assim que aprendemos a amar tudo aquilo que Ele ama, incluindo aquelas pessoas das quais não gostamos. Por fim, vamos aprendendo que o poder capaz de “mudar o mundo” para melhor, começa primeiro mudando a nós.

Quando somos transformados pelo amor de Deus, nos tornamos agentes de mudança desse mundo. E se a capacidade de amar for tudo que soubermos fazer, com certeza, mudaremos o mundo!

Não se engane, o amor não é um toque de mágica. Amar pode ser um processo prazeroso, mas também pode ser doloroso. Para amar como a Bíblia ensina você vai ter de, em muitas ocasiões, renunciar a sua vontade, se submeter a humilhação, sofrer rejeição etc. Mas não desanime quando o seu amor não for retribuído. O mais incrível no amor é saber que você será sempre amado. Deus te ama com um amor infalível. Ame a Ele intensamente e você verá o que esse amor será capaz de fazer na vida das pessoas à sua volta.

Agora, vamos fazer um exercício de reflexão:

Pense em como Deus te ama, pense em seu perdão e paciência com você, agora. Você consegue olhar para você como Deus te vê. Você consegue receber mais uma “dose” desse amor aí? Como você reage ao amor de Deus por você nesse momento? Agora, pense naquela pessoa difícil de conviver. Feche os olhos e tente olhar para ela pelos olhos de Deus. Procure ver o quanto Deus a ama. Você consegue descrever essa pessoa por essa ótica, agora (não precisa dizer o nome)? De que forma esse olhar está transferindo de seu amor para ela? Que compromissos pretende assumir para demonstrar esse amor? Faça uma projeção dos resultados dessa mudança para os próximos 30 dias. Por fim, comente, quem muda quem?

Por Emerson Cardoso

ADET – conectando pessoas, transformando vidas

Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF – Contato: 61 3354-4070

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *