Resposta de Deus para tempos de calamidade

Habacuque 1:1-4; 3:16-19

Canção de Louvor: Todavia me alegrarei – Leandro Soares

Eu tenho um Deus
Que não vai deixar
Essa luta me matar
O desespero me tomar
 
Por mais pressão que seja a situação
O controle ainda está na palma de Suas mãos

O choro dura uma noite
Mas a alegria, ela vem pela manhã
Eu creio, eu creio
 
Ainda que a figueira não floresça
Que não haja fruto na vide
E o produto da oliveira minta
Todavia eu me alegrarei (3X)

Texto para reflexão:

Em nossa reflexão de hoje, vamos rever a mensagem bíblica inspiradora que o Pastor Ruimar Fonseca nos trouxe neste último domingo. Você poderá assistir a sua exposição completa em https://www.youtube.com/watch?v=elbOnYJwNwA.

O Pastor Ruimar iniciou falando sobre o livro “Coronavírus e Cristo”, de John Piper, disponibilizado gratuitamente em versão digital em: https://www.ibasp.org.br/wp-content/uploads/2020/06/PIPER-John-Coronav%C3%ADrus-e-Cristo.pdf, considerando as respostas de Deus sobre os questionamentos das pessoas nesse tempo de pandemia.

Assim, nesse contexto, o Pastor tomou como referência os textos do profeta Habacuque no desenvolvimento de sua reflexão, pois a experiência desse homem com Deus nos inspira a lidar com as calamidades, como esta que estamos passando., vejamos:

1º) Deus não está limitado ao nosso tempo. Habacuque se queixa da “demora” de Deus em atender a seu pedido de socorro. Mas o Senhor tem o seu próprio tempo. Ele trabalha com propósitos na calamidade, e um deles é o de moldar o nosso caráter ao de Jesus. Pois o tempo da “espera” aperfeiçoa a fé e fortalece a esperança. O Salmista declara “esperei com paciência…” (Salmos 40:1) e o socorro veio no tempo de Deus. Assim, podemos observar a seguinte resposta de Deus, dizendo: “espere mais um pouco, não desista, continue crendo e confiando em mim…”.

2º) Deus não está limitado a nossas perspectivas (v. 3 e 4). A fé de Habacuque estava em conflito. Observe o teor de suas perguntas: “Por que Deus permite esta situação na vida de um justo?”. “Por que Deus não me responde, quando clamo?”. “Por que parece que Deus não se importa comigo?”. Entretanto, a visão desse profeta sobre Deus, assim como a de todos nós, é estreita e limitada. Costumamos ter uma visão de Deus limitada às nossas necessidades e vontades humanas. Como se Deus fosse o nosso servo. Mas o verdadeiro Deus, revelado nas Sagradas Escrituras não é um produto da imaginação humana! Ele é o Soberano Senhor de toda a Terra!

3º) Não queira apressar a Deus, querendo que Ele faça do seu jeito. Deus age soberanamente. O Senhor é soberano sobre os nossos planos. Assim, quando o Senhor não corresponde às expectativas humanas, muitos se frustram. No entanto, Habacuque reage diferentemente, e nos mostra como devemos reagir às respostas de Deus em meio as calamidades, observe as suas declarações no capítulo 3, versos 16 a 19, vejamos:

a) Habacuque entendeu que o Senhor estava permitindo aquela situação terrível. Ainda assim ele resolver continuar confiando em Deus, e esperar em seu livramento, mesmo quando o futuro é incerto pela ótica humana. Pois a esperança é a âncora da alma.

b) A decisão de Habacuque foi se alegrar no Senhor, pois tinha em Deus a força que o sustentava. O profeta não estava buscando somente as “mãos” do Senhor, as suas bênçãos, mas sobretudo o Senhor da “bênção”. Por isso, a sua reação às respostas de Deus em meio a calamidade. Ele não estava preocupado se as suas necessidades seriam supridas, contando que a Senhor estivesse com ele (v19).

Deus não te acusa de fraco quando você reconhece e confessa a sua fraqueza e limitações. Ao contrário, Ele oferece ajuda, dizendo: “Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa” (Isaías 41:10).

Reflexão: Como você tem orado a Deus em meio a essa pandemia? Quais respostas você tem recebido do Senhor, e como você tem reagido a elas?

Por Emerson Cardoso

ADET – conectando pessoas, transformando vidas

Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF – Contato: 61 3354-4070

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *