Qual é o segredo da Igreja?

Colossenses 1:15-18; Romanos 11:36

Canção de Louvor: Se Eu Me Humilhar – Discopraise

Neste lugar Tu és real
Vou me entregar totalmente
O Teu toque abriu os olhos
Do meu coração
Eu posso enxergar e entender
 
Se eu me humilhar
Diante do Teu altar
E sacrificar aquilo que me custar
Tu inclinarás os Teus ouvidos ao meu clamor
Mais vale um dia no centro do Teu querer
Que toda a vida sem jamais Te conhecer
Tu és minha fonte, minha colheita, minha herança
 
A minha fonte é o Teu amor
Minha colheita é o Teu amor
Minha herança é o Teu amor

Texto para reflexão:

Nossa reflexão de hoje será uma resenha da pregação da Pastora Simone Fonseca, intitulada “Qual é o segredo da igreja?”, ministrada neste domingo próximo passado. Você poderá assistir a sua exposição completa em https://www.youtube.com/watch?v=OWZ0HeLPCHE.

A Pastora Simone iniciou a sua exposição provocando a igreja a pensar sobre as causas que nos leva a viver os favores de Deus. Qual é o segredo da igreja, enquanto coletividade? Qual o seu segredo, como indivíduo que vive os milagres de Deus?

Para início de conversa, se é um segredo, logo não é algo que todos fazem, ou pelo mesmo não fazem na mesma intensidade. Porém, este segredo está revelado na Bíblia Sagrada. Jesus demonstrou o segredo de uma vida vitoriosa, quando ele disse em diversas ocasiões que “é preciso perder para ganhar” (Leia Mateus 16:24-28; Marcos 8:35-36; Lucas 9:24; 17:33; João 12:25). E Ele deu o exemplo e mostrou o resultado, como descrito em Filipenses 2:5-11. O segredo de uma vida vitoriosa está na RENDIÇÃO! Este é o segredo de Jesus. Este é o segredo da Igreja. E esse pode e deve ser o seu segredo.

A rendição é a atitude do adorador, que no seu sentido original significa prostrar, reverenciar, curvar-se de joelhos e se submete ao poder de outrem. No mundo em que vivemos, essa atitude é uma demonstração de fraqueza. Porém, no Reino de Deus é algo que só pode ser realizado pelos fortes e valentes, que venceram um inimigo persistente: a si mesmo!

Render-se a Deus significa submeter-se a Ele, entregando-se a Ele; é reconhecer as suas limitações e dependência dEle. Render-se é “negar a si mesmo e tomar a sua cruz” (Mateus 16:24). Rende-se é uma atitude difícil, pois ninguém fica feliz e canta de alegria, quando tem de se humilhar e abrir mão da sua vontade, desistindo de seus planos. Ninguém se rende porque acha bonito ou divertido. Render-se é um sacrifício. Uma atitude que custa algo. Porém, não um sacrifício de tolo (Eclesiastes 5:1; 1 Samuel 15:22).

O Apóstolo Paulo revela como devemos nos render a Deus: apresentando-se ao Senhor “em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês” (Romanos 12:1). No Antigo Testamento, o culto acontecia quando o sacrifício de animais era oferecido no altar. Hoje, quando você se rende ao Senhor, você é o sacrifício, porém, vivo. O culto oferecido a Deus não é um evento quando a igreja se reúne. O culto a Deus na coletividade é apenas a continuidade daquilo que você já estava fazendo durante toda a semana.

Render-se a Deus é a expressão da verdadeira adoração. Deus está à procura dos verdadeiros adoradores (João 4:23). E se Ele está procurando, deve ser porque nem todos que pensam estar adorando, estão fazendo como ele espera. Pois não há adoração sem rendição. Nem rendição sem renúncia, sem humilhação.

Todos os dias somos confrontados com nossas limitações, necessidades e fragilidades. Então, logo percebemos que não temos o controle das circunstâncias, e nos frustramos, ficamos com raiva e indignados. Esquecemos que somos criaturas. Mas quem aprendeu a se render ao Senhor, adora a Deus em todas as situações, em todo o tempo, sabendo que tudo está sob o controle dEle, e que Ele está “agindo em todas as coisas para o [seu] bem” (Romanos 8:28).

Por fim, este é o segredo daqueles que conheceram o Senhor pessoalmente, e o seguem conhecendo pelo Seu grande amor para conosco. Esta é a motivação que temos quando nos rendemos a Ele. Este é o segredo da nossa vitória.

Reflexão: Para você, o que significa render-se a Deus. Em sua opinião, como vivem as pessoas nessa condição? Como isso se aplica em sua vida no dia a dia?

Por Emerson Cardoso


ADET – conectando pessoas, transformando vidas

Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF – Contato: 61 3354-4070

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *