Hebreus 12:1-3
Canção de Louvor: Nunca Pare de Lutar – Ludmila Ferber
O que vem pra tentar ferir
O valente de Deus
Em meio às suas guerras?
Que ataque é capaz
De fazê-lo olhar pra trás
E querer desistir?
Que terrível arma é
Usada pra tentar paralisar sua fé?
Cansaço, desânimo
Logo após uma vitória
A mistura de um desgaste com um contra-ataque do mal
A dor de uma perda, ou a dor da traição
Uma quebra de aliança, que é raiz da ingratidão
Se alguém está assim, preste muita atenção
Ouça o que vem do coração de Deus
Em tempos de guerra, nunca pare de lutar
Não baixe a guarda, nunca pare de lutar
Em tempos de guerra, nunca pare de adorar
Libera a Palavra, profetiza sem parar
O escape, o descanso, a cura
A recompensa vem sem demora
Texto para reflexão:
Nossa reflexão de hoje será uma resenha da pregação do Pastor Ruimar Fonseca, intitulada “Não importa o que aconteça em sua vida, não desista de sua fé”, ministrada neste domingo próximo passado. Você poderá assistir a sua exposição completa em https://www.youtube.com/watch?v=63dgFp3TNDs.
O Pastor Ruimar iniciou a sua exposição comparando o exercício da fé a uma corrida do tipo maratona, onde se exige muita resistência e perseverança, devido ao percurso, sobretudo aos obstáculos que surge nele.
O Pastor observou que Jesus passou por muitos obstáculos até chegar ao seu destino, tais como cansaço, fome, sede, as dores do desprezo, da traição, das afrontas de seus opositores, as dores dos açoites e dos pregos na cruz, enfim, Ele sofreu as dores dos pecados de toda a humanidade. Porém, Ele não desistiu, apesar de tantos obstáculos.
Jesus nunca disse que seria fácil, ao contrário, Ele disse “no mundo terei aflições, mas tenha bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16:33). Os obstáculos vêm para te fazer parar ou desisti, mas a Bíblia nos mostra pelos menos três princípios fundamentais que nos inspira a continuar e não desistir de nossa fé.
1º) Inspire a sua fé nos vencedores. O capítulo 11 de Hebreus lista a “Galeria dos Heróis da Fé”. Tomemos o exemplo de José. Ele morreu acreditando na promessa de Deus, dando ordens para levarem seus ossos para a Terra Prometida. Por causas do exemplo desses homens, podemos crer na fidelidade de Deus, e nos inspirar na perseverança desses deles, que viram seu futuro além de seus olhos.
2º) Livrar-se de tudo o que atrapalha, e do pecado que envolve. O pecado nos amarra, nos prende, suga as nossas forças e nos mata. Mas tem algumas coisas que não são pecados, e nos atrapalha em nossa corrida. Pode ser até coisas boas, como um novo emprego, um patrimônio, uma amizade etc. Um maratonista precisa estar leve e livre para seguir em sua jornada.
3º) Olhar para Jesus. Ele é o autor e consumador da nossa fé. Jesus passou pela cruz, mas pela alegria que lhe estava proposta, Ele não desistiu. Jesus é o nosso modelo e nosso alvo. O Apóstolo Pedro veio ao encontro de Jesus sobre o mar, durante uma tempestade. Enquanto olhava para Jesus, ele seguiu com passos firmes, mas quando desviou seu olhar para a tempestade, começou a naufragar.
Muitos estão cansados na jornada da fé, outros paralisados pelos obstáculos do caminho. Entretanto, o Senhor nos faz lembrar que a vitória não é para os que começam, mas para os que perseveram. Porém, “Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam” (Isaías 40:29-31).
Reflexão: A partir dessa reflexão, o que te motiva a não desistir e te inspira a perseverar em sua jornada de fé, apesar de tantos obstáculos e oposições nesses dias?
Por Emerson Cardoso
ADET – conectando pessoas, transformando vidas
Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF – Contato: 61 3354-4070