Uma busca por amor

João 20:1-18; Jeremias 29:13,14

Canção de Louvor: Senhor, te quero – Vineyard

Eu te busco,
Te procuro, oh Deus
No silêncio Tu estás
Eu te busco,
Toda hora espero em Ti
Revela-te a mim
Conhecer-te eu quero mais
 
Senhor, te quero
Quero ouvir tua voz
Senhor, te quero mais
Quero tocar-te,
Tua face eu quero ver
Senhor, te quero mais
 
Prosseguindo para o alvo eu vou,
A coroa conquistar
Vou lutando,
Nada pode me impedir,
Eu vou te seguir
Conhecer-te eu quero mais

Texto para reflexão:

Seguimos com as nossas reflexões sobre as pregações pastorais de nossa igreja. Neste domingo próximo passado, o Pastor Ronaldo Fonseca nos instigou a pensar sobre as motivações de nossa busca por Deus. Por que você veio à igreja hoje? Quais as suas reais intenções?

O Pastor iniciou falando de uma mulher que no primeiro dia da semana se levantou bem cedo, ainda de madrugada, preparou tudo o que precisava e saiu em busca de Jesus, que havia sido sepultado há três dias. Seu nome era Maria Madalena, conforme registro do Apóstolo João no capítulo 20, versos de 01 a 18.

Tempos antes, Maria encontrou-se com Jesus, quando todos a desprezavam por causa de sua profissão. Sua vida nunca mais seria a mesma. Agora, mesmo com a morte de seu Mestre, ela estava decida a correr todos os riscos para honrá-lo. Essa era a sua motivação para voltar a buscá-lo: honrá-lo em sua morte, mesmo que custasse tudo dela, até a sua própria vida.

Maria buscava encontrar um morto para honrá-lo. No entanto, foi a primeira pessoa a encontrá-lo ressurreto. Que alegria!

A história dessa mulher nos ensina um princípio bíblico fundamental: Nós fomos criados para buscar ao Senhor. Observe o registro de Atos 17:24-27. E Ele que ser achado por nós (Jeremias 29:14). Mas não por obrigação, constrangimento ou por necessidade. Pois o Senhor mostra a motivação certa: “Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração” (Jeremias 29:13).

No entanto, muitos ainda não entenderam o que o Senhor espera de nós. Em um determinado período da história do Povo de Israel, o Senhor protesta dizendo, “Esse povo [me busca] com os lábios, mas o seu coração está longe de mim” (Isaías 29:13).

A fim de esclarecer esse fato, Jesus declarou que o Senhor está à procura de “Verdadeiros Adoradores” e não de sua “adoração” (João 4:23). Depois de retornar ao Pai, Jesus chama a atenção da Igreja de Éfeso, dizendo que a motivação da busca não deve estar na performance, mas no verdadeiro amor pelo Senhor (Apocalipse 2:2-4).

Mas o que significa “buscar a Deus de todo o coração?”. O Pastor Luciano Subirá, em seu livro “Até que nada mais importa”, nos ajuda a entender que Deus não quer que apenas o busquemos, mas sim, que desejássemos buscá-lo. E que essa busca fosse tão intensa, tão empenhada, tão dedicada, tão prazerosa, até que nada mais, absolutamente nada mais, concorresse com Ele. Significa colocar “tudo de nós” nessa busca. Essa parecia ser a motivação de Maria Madalena, e a sua?

Reflexão: A palavra hebraica El Shadday, traduzida como “o Deus Todo-Poderoso” é um dos títulos de Deus. Diante dessa reflexão, poderíamos parafraseá-lo como “o Deus Todo-Suficiente”. Comente a cerca de suas motivações em buscar ao Senhor. Retomemos a pergunta inicial: Por que você vai à Igreja? Por que você ora e canta louvores a Deus? Por que você obedece a seus mandamentos? Por que você busca a Deus?

Por Emerson Cardoso


ADET – conectando pessoas, transformando vidas

Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF – Contato: 61 3354-4070

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *