A verdadeira felicidade

Mateus 5:1-12

Canção de Louvor: Bendito Serei – Nani Azevedo

Se atentamente ouvir a Deus
E os mandamentos seus obedecer
O Senhor, meu Deus, me exaltará
Sobre todas as nações onde eu passar
 
Eu não correrei atrás de bênçãos
Sei que elas vão me alcançar
Onde eu colocar a planta dos meus pés
Sei que a sua bênção chegará

Bendito serei na terra, bendito serei
Quando eu profetizar, sei que a minha voz
Será a voz de Deus Se atentamente ouvir a Deus
E os mandamentos seus obedecer
O Senhor, meu Deus, me exaltará
Sobre todas as nações onde eu passar

Bendito serei no campo, bendito serei
Por onde eu passar, onde eu tocar
Abençoado será, quando eu obedecer a Sua voz

Texto para reflexão:

Nossa reflexão de hoje será uma resenha da pregação do Pastor Ruimar Fonseca, intitulada “A verdadeira felicidade”, ministrada neste domingo próximo passado. Você poderá assistir a sua exposição completa em https://www.youtube.com/watch?v=ZXAXDSwiBjM&t=3467s.  

O Pastor Ruimar iniciou a sua exposição falando do ideal de todo ser humano: o de ser feliz. Todos lutam pela felicidade. Por ela, alguns casam, outros se divorciam, há aqueles que usam drogas, outros investem em relações sexuais, etc. A felicidade motiva as ações de todos os homens.

Mas, o que é a felicidade? O texto bíblico apresenta a palavra “Bem-aventurados”, do grego “makários”, traduzido como “ser feliz”.

Jesus tinha em mente um conceito de felicidade diferente do senso comum. Um conceito não condicionado a circunstâncias da vida, como um estado de humor. Jesus expressa a sua definição de felicidade a partir da condição do “ser”, e não do “ter” ou do “fazer”. Para Jesus, a felicidade é algo relacionado a quem você é, e não àquilo que você tem ou faz. Certamente, esse é um conceito contracultural, contra os valores do mundo. Ela não é subjetiva, apesar de estar relaciona à sua identidade.

Então, Jesus apresenta 8 princípios que geram felicidade, descritos em Mateus 5:1-12, quais são:

Ser “Pobre de Espírito”. Na visão de Jesus, são aqueles que declaram a sua falência espiritual, a sua dependência de Deus, diferentemente daqueles que confiam em si mesmos. Felizes são aqueles cuja esperança e confiança estão em Deus (Jeremias 17:7; Salmos40:4).

São aqueles que “choram”. Em uma reação arrependimento de um coração quebrantado. São aqueles que reconhecem seus pecados, e se mostram carentes de Deus.

São os “humildes”. Ou mansos. São aqueles que tem o poder sob controles. Que se rendem nas mãos de Deus e se submetem ao Seu governo. São aqueles que se permitem ser “domados” por Deus, cujo resultado é apresentado como “Fruto do Espírito”.

São aqueles que tem fome e sede de “justiça”. Eles veem em Deus a fonte de toda justiça. E se recusam a viver na superficialidade. Querem um relacionamento mais intenso com Deus, e buscam isso.

São “misericordiosos”. Eles expressam aquilo que já receberam. Eles não têm dificuldade para perdoar e mostrar misericórdia para os outros, mesmo não merecendo. Pois, reconhecem que foram tratados assim por Deus.

São os “puros de coração”. Aqueles que são sinceros, honestos e transparentes com Deus. Não usam máscara e sempre se abrem para Deus.

São os “pacificadores”. Aqueles que constroem pontes, que investem na cooperação e combatem a competição. São os “fazedores de paz”.

São aqueles “perseguidos por causa da justiça”. Estes são os imitadores de Deus. E não tem nada a ver com ingenuidade.

Entretanto, a Felicidade, na visão de Jesus, não depende apenas do esforço humano, pois é algo que vem de Deus. A verdadeira felicidade consiste em permitir que Cristo viva em você! Quando você entende quem você é, em Jesus, o sentido de sua vida muda, e você passa a viver para um propósito perfeito, mesmo não sendo perfeito, ainda.

Questão para Reflexão:

De acordo com a sua experiência cristã, como Jesus pode viver em uma pessoa? Como esses princípios são gerados em sua vida e como eles mexem com você?

Por Emerson Cardoso


ADET – conectando pessoas, transformando vidas

Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF – Contato: 61 3354-4070

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *