Marcos 10:46-52
Canção de Louvor: Os sonhos de Deus – Ludmila Ferber
Se tentaram matar os teus sonhos
Sufocando o teu coração
Se lançaram você numa cova
E ferido perdeu a visão
Não desista, não pare de crer
Os sonhos de Deus jamais vão morrer
Não desista não pare de lutar
Não pare de adorar
Levanta os teus olhos e vê
Deus está restaurando os teus sonhos
E a tua visão
Recebe a cura
Recebe a unção
Unção de ousadia
Unção de conquista
Unção de multiplicação
Texto para reflexão:
Nossa reflexão de hoje será uma resenha da pregação do Pastor Marcos Fernando, intitulada “A fé e a determinação de um homem incapacitado”, ministrada neste domingo próximo passado. Você poderá assistir a sua exposição completa em https://www.youtube.com/watch?v=MY_DKXwPnaQ&t=4398s.
O Pastor Marcos iniciou a sua exposição fazendo uma descrição da condição do Cego de Jericó, Bartimeu. De acordo com a narrativa bíblica, parece que ele não nasceu cego, mas perdeu a visão ao longo da vida.
Por causa da sua condição física, Bartimeu perdeu muitas outras coisas, como: a sua capacidade para trabalhar e prover o seu sustento e de sua família, a sua dignidade e até os seus sonhos e a esperança de voltar a ter uma vida como antes. Apesar de ter um pai conhecido na cidade, o que lhe restou foi assentar-se, todos os dias, na margem da avenida da cidade, para mendigar o seu sustento.
No entanto, uma notícia reacendeu a sua esperança, e os seus sonhos foram despertados. Bartimeu ouviu falar que o Messias prometido havia chegado, e que Ele estava a caminho de Jericó.
Essa boa notícia acendeu a sua fé, pois ele sabia que quando o Messias viesse restauraria tudo o que estava perdido. Assim que ele ouviu, ele creu, que ao se encontrar com Jesus, os seus olhos seriam curados. Pois Bartimeu conhecia a profecia descrita em Isaías 42:7 e 61:1-3.
No dia em que Jesus entrou na cidade, Bartimeu ouve o barulho da multidão, e incapacitado de ir ao encontro do Senhor, passou a gritar para chama a sua atenção. A multidão o despreza e cria mais dificuldade para ele ir ao encontro do Jesus. No entanto, Bartimeu não desiste. Ele estava determinado a encontrar-se com Jesus. Pois, apesar de não ver com os olhos, ele via pela fé a sua salvação em Jesus.
Então o Senhor para e manda chamar Bartimeu. Apesar de cego, e com tantos obstáculos pela frente, ele reage imediatamente e vai ao encontro do Senhor, talvez guiado pela mão.
Jesus conhece a fé daquele homem e faz a pergunta que todos querem ouvir. Bartimeu não tem dúvida de sua resposta: “Senhor, que eu possa ver”.
Jesus mudou a vida e o destino de Bartimeu. Um homem cego, preso na escuridão, que acreditou na notícia de Jesus, e não desistiu de se encontrar com o Senhor, pois estava determinado a receber o seu milagre.
Os olhos de Bartimeu não funcionavam. Não se sabe quanto tempo ele viveu assim. Porém, uma notícia alimentou a sua fé e a sua esperança de voltar a enxergar. Então ele reagiu com determinação até receber a sua cura. Outros cegos também foram curados. Uns instantaneamente, porém, em outros, o Senhor realizou um processo, como naquele jovem descrito em João 9:1-7. Entretanto, existiam muitos outros cegos na Palestina que não foram curados no tempo em que Jesus esteve lá.
Reflexão:
Como essa reflexão fala a seu coração? Em sua opinião, por que algumas pessoas são curadas e outras não? Por que o Senhor cura algumas pessoas imediatamente e outra durante um certo tempo?
Por Emerson Cardoso
ADET – conectando pessoas, transformando vidas
Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF – Contato: 61 3354-4070