Um Deus Extraordinário

Salmos 139:1-4

Canção de Louvor: Ninguém explica Deus– Preto no Branco

https://www.youtube.com/watch?v=PQ5Gh11VjWI

Nada é igual ao Seu redor
Tudo se faz no Seu olhar
Todo o universo se formou no Seu falar
Teologia pra explicar
Ou Big Bang pra disfarçar
Pode alguém até duvidar
Sei que há um Deus a me guardar
 
E eu, tão pequeno e frágil, querendo Sua atenção
No silêncio encontro resposta certa, então

Dono de toda ciência, sabedoria e poder
Oh, dá-me de beber da água da fonte da vida
Antes que o ar já houvesse
Ele já era Deus
Se revelou ao seus
Do crente ao ateu
Ninguém explica Deus
 
Ninguém explica
Ninguém explica Deus
E se duvida ou se acredita
Ninguém explica

Texto para reflexão

Nossa reflexão de hoje será uma resenha da pregação do Pastor Ruimar Fonseca, intitulada “Um Deus Extraordinário”, ministrada neste domingo próximo passado. Você poderá assistir a sua exposição completa em https://www.youtube.com/watch?v=JbPY3FjVhlA.  

O Pastor Ruimar iniciou declarando que Deus tudo vê, mas não para manipular e oprimir, como nos Reality Shows. Deus olhar para você com amor e graça. O Senhor não é uma energia cósmica ou uma força. Ele é uma pessoa. Ele mesmo se apresenta como o “Eu Sou”.

Em nossos dias, muitos tem questionado até que ponto a sua vida tem relevância, sentido ou importância.

Para alguns a resposta ainda não veio, mas a Bíblia nos revela, no Salmos 139, alguns princípios eternos com as seguintes respostas, para nos dizer que somos relevantes, importantes e que a nossa vida tem sentido, vejamos:

1. Porque Deus te conhece.

O Senhor é aquele que sonda o coração humano. A palavra hebraica traduzida como sonda vem da área da mineração. O Senhor é aquele que escava, peneira, investiga e discerne as intenções do coração.

2. Porque Deus sabe.

Seja em sua atividade, ou até em sua passividade, Deus sabe tudo sobre você. Mesmo de longe ou de perto, o Senhor te vê como um “livro aberto”. Ele sabe até as palavras que você ainda não disse.

3. Porque Deus te cerca.

O Senhor está sempre presente com você, seja qual for os extremos: alegria ou tristeza; na luz ou nas trevas; na saúde ou na doença, na vida ou na morte etc. Seja por onde você andar, o Senhor estará com você. Não há como se esconder da presença de Deus. Diante dEle até as mais densas trevas é como a luz do meio dia.

4. Porque você é uma obra da arte de Deus.

Você não é obra do acaso. Ainda no ventre materno, Deus estava ali, TECENDO a sua vida e ENTRETECENDO a sua história. Assim como a “trama” dos tecidos de seu corpo é obra do seu Criador, a “trama” da sua história de vida também é tessitura de seu Redentor. Muitos até podem ter dito que você era um caso perdido, mas o seu Criador é o mesmo que planejou te redimir e restaurar a sua vida ao plano original dEle.

Você foi planejado, desejado e querido por Deus, “criado para boas obras” (Efésios 2:10). Pois todos os seus dias foram escritos no “Livro de Deus”, antes mesmo de você nascer.

A sua vida é relevante porque você é uma obra da arte de Deus. No entanto, o sentido da sua vida vai depender de sua resposta aos planos de Deus para você. Vejamos as respostas do Salmista:

a) Com êxtase e encanto. Mesmo não entendendo as obras de Deus eu me encanto e maravilho com Ele (Romanos 11:33-36).

b) Com uma vida de santidade. Pois quanto mais eu conheço o Senhor, mais eu detesto o pecado, sabendo que isso mancha a obra da arte de Deus. Não pecar é uma opção daqueles que se encantam com Deus, e não daqueles que tem medo do inferno.

c) Com uma resposta de louvor pelas obras de Deus em você, pois você é um reflexo vivo da glória de Deus.

d) Com uma resposta de oração piedosa.

Reflexão: Diante dessa reflexão, quais respostas você tem para dizer aos planos de Deus para você? Comente com este grupo.

Por Emerson Cardoso


ADET – conectando pessoas, transformando vidas

Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF – Contato: 61 3354-4070

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *