Lamentações 3:21
Canção de Louvor:Deus de Amor | DVD Diante do Trono 1
Tantas lutas, tantas dores
Num deserto pareço estar
Mas Te entrego os meus temores
Sei que em Ti, Senhor, posso confiar
Quero trazer à memória
Aquilo que me dá esperança
Como é bom poder pertencer a um Deus de amor
Como é bom poder confiar em Tua fidelidade
Eu descanso em Ti
Eu espero em Ti
Eu Te adoro, Deus de amorEm Ti eu posso me alegrar
Com ousadia declarar
O Deus a quem eu sirvo
Nunca falhou e não falhará
Não falhará
Quero trazer à memória
Aquilo que me dá esperança (Deus de amor)
Texto para reflexão:
Nossa reflexão de hoje será uma resenha da pregação do Pastor Ruimar Fonseca, intitulada “Deus ainda me ama”, ministrada neste domingo próximo passado. Você poderá assistir a sua exposição completa em https://www.youtube.com/watch?v=tcfDv0SEU7g.
O Pastor Ruimar iniciou apresentando questionamentos de pessoas que passam por momentos difíceis, dizendo: “Onde está Deus quando a vida parece difícil? Será eu Ele me abandonou? Será que Ele ainda me ama?”. Então, o Pastor tomou a experiência do Profeta Jeremias, ao ver o povo de Judá sendo abatido pela tragédia da destruição da nação e o exílio em massa da população para a Babilônia.
O Pastor fez uma exposição textual de todo o capítulo 3, contextualizando e demonstrando a causa da tristeza do Profeta. O povo de Judá, a começar pelo rei, havia insistido em abandonar a Deus e seguir as divindades dos povos vizinhos. Jeremias fez diversas advertências ao povo para se arrependerem e se voltarem para Deus, mas não foi atendido. No entanto, a reação dos líderes foi hostil a ele, com prisões, açoites, insultos e zombaria.
Diante de tudo aquilo que o profeta sofreu, e do conhecimento da execução iminente do juízo de Deus contra a sua nação, ele entra em um processo de tristeza e até de depressão. Por não ter conseguido convencer o povo ao arrependimento, ele começa a pensar que Deus está contra ele.
Jeremias diz clamar a Deus, mas parece que o Senhor não estava ouvindo. Ele reclama do desprezo e zombaria daqueles que olham para ele com expressão de alma amargurada.
No entanto, apesar de tudo isso, ele ainda declara: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança” (Lamentações 3:21). Mas ele não consultou nenhum terapeuta, como ele conseguiu encontrar esse escape? Do que ele se lembrou? E o que pode dar esperança em meio a tudo aquilo que ele estava vivendo? Ele responde nos versos seguintes: “Deus ainda me ama!”.
Como ressuscitar a esperança abatida por destruições e tragédias? Jeremias dá a resposta: “lembrar-se de que Deus me ama; de que suas misericórdias são a causa de não sermos consumidos; de que Seu amor é infalível; de que suas misericórdias se renovam a cada manhã; elas não inesgotáveis”.
Nesse momento certamente tem muitas pessoas questionando “onde está Deus?”. A Bíblia responde: “sofrendo por você, e com você!”. Jesus passou por todo aquele sofrimento na cruz por você. Para te dar esperança e um futuro garantido, onde não haverá mais choro, nem dor, nem morte. Assim como o Sol brilha e se mostra a cada manhã para iniciar um novo dia, o Senhor vem sobre a sua vida, renovando as misericórdias e reafirmando o Seu amor infalível por você.
O Senhor é bom o tempo todo! Não duvide de Sua bondade. Por isso, assim como Jeremias, converse com a sua alma. Quem Deus é para você? Jeremias analisou a sua condição e o caráter de Deus, então declarou: “A minha porção é o Senhor, portanto, nEle colorarei a minha confiança”. Isso significa ter em Deus o seu ajudador, o seu sustento, a sua riqueza, o seu abrigo e proteção. Deus é bom o tempo todo!
Questão para Reflexão do grupo:
Em Jesus está a revelação do amor de Deus por você? A Bíblia diz que nada poderá nos separar do amor de Deus que está em Jesus (Romanos 8:38-39). Como essa declaração te ajuda a vencer a escuridão dos dias maus? Comente com o grupo.
Por Emerson Cardoso
ADET – conectando pessoas, transformando vidas
Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF – Contato: 61 3354-4070