Pequenas decisões para grandes mudanças

Romanos 12:2

Canção de Louvor:Seja o Centro – Vineyard

Jesus, seja o centro
Minha fonte, minha luz
Jesus
Jesus, seja o centro
Minha esperança e canção
Jesus

Seja o fogo em meu ser
Seja o vento a soprar
A razão de viver
Jesus, Jesus
 
Jesus, seja a visão
Meu caminho e direção
Jesus

Texto para reflexão:

Nossa reflexão de hoje será uma resenha da pregação da Pastora Simone, intitulada “Pequenas decisões para grandes mudanças”, ministrada neste domingo próximo passado. Você poderá assistir a sua exposição completa em https://www.youtube.com/watch?v=a4s–fp5GAc.

Texto de referência: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2).

Esta é uma palavra para aqueles que, pela fé em Jesus, tomam a decisão de “morrer” para o sistema de governo do mundo em que vivemos, para nascer de novo pelo Espírito de Deus (João 3:3). A estes o Senhor ordena, parafraseando o Apóstolo Paulo: “mudem a forma de vocês pensarem; vocês foram transportados das trevas para luz, para o Reino de Deus; vocês não nasceram de novo para continuar pensando como antes; comecem a pensar como filhos de Deus, como cidadãos dos céus”.

Segundo a Pastora Simone, essa mudança de mente começa com uma pequena decisão. Pequena não em importância, mas em simplicidade: “elimine a reclamação de sua vida”.

Em sua ministração, ela nos falou sobre as consequências e prejuízos da reclamação, e nos motivou a trocar a reclamação pelo agradecimento, a fim de experimentamos qual é a boa, perfeita e agradável vontades de Deus, vejamos.

Quando você reclama da sua condição de vida, você está focando no problema e não na solução. Portanto, a reclamação bloqueia a sua capacidade criativa para resolver problemas. Ao reclamar, você não se sente parte da solução, e a solução não aparece à vista.

A reclamação promove prejuízo nos relacionamentos. Dificilmente reclamamos de nós mesmos, mas geralmente dos outros. Quando reclamamos emitimos julgamentos. Assim estamos dizendo para o outro que ele não é bom o bastante para as nossas expectativas. Observe o que diz Mateus 7:1-5.

A reclamação contra Deus. Vejamos a experiência de Israel com o Senhor durante a peregrinação no deserto: a reclamação em frente ao Mar Vermelho (Êxodo 14:11,12); a reclamação em Mara (Êxodo 15:24); a reclamação no deserto de Sim (Êxodo 16:1-3), etc. Em todas essas ocasiões o Senhor os abençoou. Ele abriu o Mar, Ele transformou a água amarga em água doce, Ele fez chover pão do céu todos os dias.

E então, vale a pena reclamar, como aquele ditado “quem não chora não mama”? Claro que não. No deserto, Israel continuou recebendo das mãos do Senhor, mas perdeu o coração de Deus. Esse é o pior prejuízo da reclamação.

Nada que fizermos pode diminuir ou aumentar o amor de Deus por nós, mas quando deixamos de reclamar para agradecer, experimentamos a vontade de Deus. Esse é o “remédio” contra a reclamação: a gratidão.

A reclamação lança dúvidas sobre quem Deus é, e sobre o que Ele é capaz de fazer. Ela entristece o coração de Deus. Mas a gratidão lança fé em Deus, sabendo que Ele é o soberano Senhor, e que tem tudo sob Seu controle.

Um coração grato conhece a vontade de Deus, de como ele deseja nos ver felizes! Por isso, não queira apenas “as mãos de Deus”, mas sobretudo o Seu coração.

Mude sua maneira de pensar. Seja agradecido em tudo que viver! Então, você verá que grande resultado essa pequena decisão produzirá em sua vida.

Questão para Reflexão:

A nossa mente parece estar programa para reclamar desde o nascimento, como um comando automático. A partir da ministração da Pastora Simone, como nós podemos “resetar essa programação” da nossa mente?

Por Emerson Cardoso


ADET – conectando pessoas, transformando vidas
Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF – Contato: 61 3354-4070

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *