A confiança em Deus no tempo de calamidade

Habacuque 3:17,18

Canção de Louvor: Deus é Deus – Delino Marçal

https://www.youtube.com/watch?v=xlG6_eEphns

Minha fé não está firmada
Nas coisas que podes fazer
Eu aprendi a Te adorar pelo que és
 
Dele vêm o sim e o amém
Somente Dele e mais ninguém
A Deus seja o louvor
 
Se Deus fizer, Ele é Deus
Se não fizer, Ele é Deus
Se a porta abrir, Ele é Deus
Mas se fechar, continua sendo Deus
Se a doença vier, Ele é Deus
Se curado eu for, Ele é Deus
Se tudo der certo, Ele é Deus
Mas se não der, continua sendo Deus
 
Não O adoro pelo que Ele faz
Eu O adoro pelo que Ele é
Haja o que houver
Sempre será Deus
 
Deus é Deus (4X)

Texto para reflexão:

A partir de hoje, faremos uma resenha das pregações de nossos pastores. Após recebermos as ministrações da Palavra de Deus nos cultos do domingo anterior, faremos uma reflexão coletiva na semana seguinte, em nossos pequenos grupos. Nosso objetivo é exercitar a vida em comunidade, como família de Deus, cuidando uns dos outros; testemunhar o Evangelho; fazer aplicações práticas do ensino da Palavra de Deus em nosso dia a dia, alimentando a fé e a esperança, encorajando os irmãos a perseverarem no testemunho de uma vida santa, em um relacionamento pessoal com Deus.

O Pastor Ronaldo Fonseca nos falou, nesse domingo próximo passado, sobre a confiança em Deus no tempo de calamidade, tomando a narrativa do Profeta Habacuque como exemplo.

Ele destacou a declaração do profeta, registrada no capítulo 3, versos 17 e 18, proferida em um tempo em que grande parte da nação havia abandonado a Deus. Judá estava mergulhada no pecado, promovendo a injustiça e a violência, tornando a verdade em mentira e a mentira em verdade. O Profeta sabia do juízo que Deus traria sobre a nação e ficou assustado. Mas ele conhecia a Deus. Ele sabia que a calamidade viria sobre Judá para a correção e restauração do povo de Deus. O Senhor ama aquela nação e tem uma aliança com ela. Ele é fiel para cumprir tudo que que prometeu em sua Palavra.

De acordo com Romanos 15:4, tudo o que foi escrito na Bíblia, foi escrito para o nosso ensino. Somos a Igreja de Jesus, um povo chamado para fora de um mundo separado de Deus por causa do pecado. Porém, fisicamente, ainda estamos neste mundo, sujeitos às consequências desse sistema de governo, como a violência, as doenças e calamidades.

Considerando a situação de calamidade em que estamos vivendo, o Pastor Ronaldo observou a reação do Profeta Habacuque e destacou duas lições para a igreja permanecer confiante em Deus, apesar de tantas perdas sofridas.

  1. Podemos exultar no Senhor em meio às calamidades. Isso significa dizer que Deus terá alegria em mim, apesar das circunstâncias. Parafraseando a declaração do Profeta em nossos dias, podemos dizer que mesmo que falte comida em nossa mesa, mesmo que as doenças nos abatem até a sepultura, todavia nós continuaremos confiando no Deus da nossa salvação. É essa atitude de confiança que alegra o coração de Deus, mesmo quando a circunstâncias são contrárias.
  2. Podemos nos alegrar no Senhor em meio às calamidades. O Profeta havia decido confiar em Deus, mesmo quando as possibilidades humanas tivessem esgotadas. Ele estava confiante de que em meio a calamidade, Deus viria em socorro do seu povo. Deus é soberano e tem seus planos e propósitos definidos de antemão. Ele não é surpreendido com nossas reações e atitudes. Deus havia prometido que salvaria o seu povo. E a Palavra de Deus era suficiente para o Profeta confiar no Senhor. Esse era o motivo da sua alegria. A sua confiança em Deus alimentava a sua esperança de que Deus poria um fim na calamidade e resgataria o seu povo; traria de volta a justiça, a paz e a abundância de colheitas. Que alegria é saber que Deus está no controle de nossas vidas, e por conhecer os seus planos para nós (Jeremias 29:11)!

O nosso Deus é o soberano Senhor de toda a Terra (Salmos 103:19; 24:1). Aqueles que o conhecem, pessoalmente, podem exultar e se alegrar nEle. Mesmo quando a doença ou até a morte vier, porque Ele é o Deus da nossa salvação.

Reflexão: Enquanto muitos em nossa volta estão se lamentando, desesperados com a situação de crise, como nós, o povo de Deus, podemos nos exultar e nos alegrar no Senhor? Como você está lidado com tudo isso em nossos dias?

Por Emerson Cardoso


ADET – conectando pessoas, transformando vidas
Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF – Contato: 61 3354-4070

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *