Esperança e Paz

Isaías 26:3,4

Canção de Louvor: Ao Sentir – Grupo Logos

Ao sentir o mundo ao meu redor
Nada vi que pudesse ser real
Percebi que todos buscam paz, porém em vão
Pois naquilo que procuram não há solução, não há solução
 
Só em Jesus, a paz real eu pude encontrar
O Seu amor pude experimentar
Me entreguei a Cristo e a vida eterna vou gozar

Posso ver que você não é feliz
Vou dizer que não podes ser feliz
Se continuar a procurar em vão
Por caminhos que não trazem solução, não trazem solução

Introdução

Estamos chegando ao final dessa série de reflexões sobre os atributos da fé em Deus. Ao longo desse período, observamos que no desenvolvimento da fé, vamos testemunhando alguns atributos que demonstram o resultado da obra do autor da fé em nossas vidas, a saber: humildade, arrependimento, mansidão, paciência, perseverança, experiência e esperança. No entanto, antes das obras da fé se manifestarem em nosso exterior, um outro trabalho está sendo realizado pelo Senhor em nosso interior, a partir da fé: a SHALOM. Esta palavra de origem hebraica é comumente traduzida para a nossa língua como Paz. Porém, seu significado é bem mais amplo e tem a ver com o estado de espírito de quem se sente completo, plenamente feliz. Um estado de calma e tranquilidade interior apesar das circunstâncias. A Shalom está mais relacionada com a paz interior, e envolve a paz com Deus, consigo mesmo, com as outras pessoas e com o meio ambiente onde vivemos. No entanto, este estado de espírito está sujeito a interferências exteriores. Foi sabendo disso o profeta Isaías declarou: “Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti” (Isaías 26:3). Essa dinâmica espiritual nos uma ideia de como a fé opera em nosso interior para se manifestar em nosso exterior. Esse será o assunto de nossa conversa bíblica de hoje, vejamos:

Quando a crise chega

A Bíblia identifica as crises como lugares de desafios, como os desertos e vales ou como um estado de calamidades, como as tempestades, as secas, as pragas, a fome e doenças e perseguições. Assim, geralmente, as crises têm origens em no nosso mundo exterior. E certamente somos assolados por elas. Jesus disse “No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo…” (João 16:33). O profeta Isaías também disse: ”Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti” (Isaías 43:2). Observe que ele disse “quando” e não “se”. Ou seja, a crise vai chegar. E depois dessa, outras virão. Reflexão: Como você recebe esta notícia da Bíblia, sabendo que estamos em meio a uma crise, e que muitos de nossos amigos e familiares estão perecendo nesta pandemia?

Um lugar de refúgio e proteção

As crises chegam até nós e podem causar danos irreparáveis em nosso corpo físico. Observe a narrativa do autor ao Hebreus sobre alguns dos heróis da fé: “[…] uns foram torturados… outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados…” (Hebreus 11:35-37). Porém, todos eles estavam em um local seguro. Sua fé estava firmada na Rocha (Isaías 26:4). Eles haviam encontrado um lugar de refúgio: a Shalom Adonai (a Paz do Senhor). Em meio a tanta violência que sofreram no primeiro século, aqueles cristãos haviam encontrado “a paz de Deus, que excede todo o entendimento”, [e, por isso, estavam com seus corações e mentes guardados em Cristo Jesus]” (Filipenses 4:7). Reflexão: Como você entende a operação da Paz de Deus em meio a esta pandemia. Como ela opera em seu coração?

A vitória que vence as crises

A Bíblia diz que a nossa fé vence o mundo (1 João 5:4). Em outras palavras, vencemos as crises pela fé. Dito de outra maneira, vencemos nossas crises exteriores a partir da vitória sobre as nossas crises interiores. Quando a crise exterior chega em nosso interior, precisamos reagir. O apóstolo Paulo, depois de sofrer tanto naquela prisão, diz: “porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia” (2 Timóteo 1:12). Portanto, vencemos nossas crises interiores trazendo à memória quem é Deus, quais são as suas promessas para nós e do que Ele é capaz de fazer. Quem confia em Deus, se rende a Ele, entrega sua ansiedade, seus medos e sofrimentos em suas mãos, e encontra um “colo” de onde não sente falta de mais nada. Jesus é suficiente. Ele nos completa. Ele é a nossa Paz.  Reflexão: O que significa estar completo e de nada sentir falta em meio a crise, onde perdemos tantas coisas?

Conclusão

Observamos que a Shalom é uma ação de Deus a partir da fé. Ela nos faz sentir completos. É a partir dela que a nossa fé ganha força para vencer as nossas crises, tanto internas como externas. A Paz de Deus é um presente de Jesus (João 14:27). Por fim, A Paz de Deus não depende das circunstâncias, do tempo e do espaço. Seja onde, e quando você estiver, a Paz de Deus pode ser conservada em seu coração, mesmo em meio às crises. “Que o Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Tessalonicenses 5:23).

Por Emerson Cardoso


ADET – conectando pessoas, transformando vidas
Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF – Contato: 61 3354-4070

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *