Romanos 5:3,4; Tiago 1:12
Canção de Louvor: Não Pare – Midian Lima
Amanheceu
Nada pesquei
Parecia ser apenas mais um dia como qualquer outro
Estava cansado
Sem forças, desanimado
Decidida a largar tudo e parar
Deus conhece tua estrutura
Sabe o que está fazendo
Mesmo que seja difícil
Não pares, Ele está vendo
Colheu todas tuas lágrimas
E mandou a ti falar
Pegue o que Ele te entregou
E volte para o mar, que é o teu lugar
Quem mandou largar a rede?
Quem mandou você parar?
Volte para o mar alto
No lugar da tua vergonha Eu vou te honrar
Ó, filho, a noite já passou
A tua hora chegou
Pegue a tua rede e volte para o mar
Vou te esperar no mar
Não é hora de parar
Deus contemplou seu caminhar
Eu sei, é difícil prosseguir
Quando tudo lhe faltar
Esse cenário vai mudar
A tua hora chegará
Há tempo pra tudo
Introdução
Falamos na semana passada que a Fé precisa ser “cultivada” como uma pequena semente, que precisa germinar, crescer e frutificar. E o Apóstolo Paulo descreve esse processo com conhecimento de causa (Romanos 5:1-5). Ele fala com alegria daquilo que viveu. E de forma resumida, declara que as tribulações são ambientes oportunos para o desenvolvimento da Fé. São como o frio da Região Sul para a frutificação da macieira ou o calor e humidade do Sul da Bahia para a produção do cacau. O Senhor está nos dando oportunidade em ambientes adversos para crescermos um pouco mais em fé, aperfeiçoados pela perseverança e as experiências. Esse será o assunto de nossa conversa bíblica de hoje, vejamos:
Um ambiente oportuno
Estamos todos matriculados na “Escola da Vida”. Uma expressão que nos faz lembrar de lições que aprendemos “na prática” do dia-a-dia. Lições que foram geralmente difíceis e até dolorosas. Nelas, nosso caráter e nossas habilidades foram formados. Suas memórias nos fazem lembrar de um ambiente de pressão, aflição e angústia. E este é o sentido da palavra grega Thlipsis, traduzida para o português como tribulação. Essa palavra usada no Novo Testamento também era aplicada ao ambiente destinado a prensar azeitonas, para extração do azeite de oliva. E isso não é uma mera comparação com a vida cristã. Reflexão: Tribulações também são consideradas como provas de fé para o cristão? Em sua opinião, como esse ambiente contribui para o aperfeiçoamento da fé?
Motivos para desistir
O ambiente escolar é desafiador para qualquer estudante, principalmente nos tempos de “provas”, onde geralmente muitos pensam em desistir, diante de resultados negativos. No início de sua fé, o Apóstolo Paulo era um desses “estudantes matriculados na escola de evangelismo de Jerusalém”. Em um dado momento ele começa a causar confusão com os judeus de fala grega, e os irmãos resolvem manda-lo para casa (Atos 9:17-30). Em Tarso, Paulo parece desistir de seu ministério, como alguém que tirou notas vermelhas nas provas da escola. Mas o Senhor não desistiu dele e enviou Barnabé para trazê-lo de volta (Atos 11:25,26). Reflexão: Você já pensou em desistir de sua fé? Quais foram os seus motivos? Como você lidou com isso?
A perseverança e o caráter aprovado
A aprovação em provas escolares dá a ideia de que aquele estudante vai conseguir ser aprovado novamente se fizer a mesma prova de novo. Porém, não é isso que observamos nos vestibulares e exames institucionais do MEC, onde a maioria é reprovada. E aqueles que conseguem êxito são geralmente os que se submetem a programas intensivos de estudos e simulados. Isso pode ser comparado com o desenvolvimento da fé, em seus atributos de perseverança e experiência. A palavra grega Hupomone, traduzida como perseverança tem o sentido de constância, firmeza e atitude de quem não desiste de seu propósito. Já a palavra grega Dokime, traduzida como experiência, tem o sentido de teste, aprovação e caráter aprovado. Assim, a fé é aperfeiçoada: em um ambiente de pressão, o melhor de nós é extraído, quando somos firmes e constantes em nosso propósito, vamos acumulando experiências que modelam o nosso caráter para ser aprovado em todas as circunstâncias da vida. Reflexão: As provas (tribulações) não vem para nos destruiu, mas para nos fortalecer na fé. Comente essa declaração?
Conclusão
Se você está pensando que não vai conseguir superar esse tempo de crise em que estamos passando, o Senhor está te dizendo: “Não pare! Não largue as redes! Não desista! Eu te escolhi e não te rejeitei! Continue em frente”. Sabemos que está difícil e já tivemos muitas perdas, mas o Senhor é quem nos sustenta e fortalece nossas mãos para vencer mais essa prova (Isaías 41:8-10). Que a graça do Senhor esteja com você. Deus te abençoe.
Por Emerson Cardoso
ADET – conectando pessoas, transformando vidas
Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF – Contato: 61 3354-4070
2 Replies to “Perseverança e Experiência”
Site .nao conhceu explicar como
Olá, Janaína. Estaremos retomando as atividades de Pequenos Grupos nesta próxima semana. Seja bem vinda.