Mansidão e Paciência

Efésios 5:1; Colossenses 3:12-14

Canção de Louvor: Calmo, Sereno e Tranquilo – Grupo Logos

https://www.youtube.com/watch?v=cmOqjN3MfyU

Calmo, sereno e tranquilo
Sinto descanso neste viver
Isto devo a um amigo
E só por ele eu pude obter
 
Ele é Jesus, meu amigo
Meu Senhor, o Salvador
Só por ele ganhei
A vida eterna com Deus, com Deus

Triste foi sua história
Levando a cruz sem pecado algum
Só porque me amou
Morreu por mim e não hesitou.

Introdução

Assim como uma árvore é conhecida pelos seus frutos (Mateus 12:33), a Fé também é conhecida pelas suas obras (Tiago 2:18b). Assim como existem vários tipos de árvores, também existem vários tipos de fé. Trataremos aqui sobre a fé que agrada a Deus (Hebreus 11:6).

Observamos na semana passada que essa fé é o resultado da obra do Espírito Santo na vida daqueles que se rendem a Jesus (Efésios 2:8). Começamos falando na semana passada sobre dois de seus atributos, como testemunho de uma decisão de mudança de vida, de mente e coração (metanóia). Hoje, falaremos sobre mais duas testemunhas da fé: a mansidão e a paciência, vejamos:

Manifestando Deus na terra

Fomos chamados para sermos testemunhas de Jesus. Para imitar ele em nossa maneira de viver. Esse é o sentido de sermos chamados de cristãos. Jesus disse “aprendei de mim que sou manso…” (Mateus 11:24). Reflexão: Como eu revelo a Jesus em minha maneira de viver?

A mansidão como testemunho de fé

Viver pela fé é a experiência mais incrível que uma pessoa pode ter. Seja qual for a circunstância, sempre temos a oportunidade de conhecer a Deus mais de perto, agindo em todas as coisas para o seu bem (Romanos 8:28). Uma de Suas circunstâncias preferidas são aquelas que ele usa para nos ensinar a ter controle emocional. São situações de conflitos internos e externos. Jesus passou por tudo isso e enfrentou até a morte, mesmo sabendo que poderia se livrar dela. E como ele conseguiu controlar suas emoções? Sendo manso em todas elas. Observe que mansidão não é algo para “ter”, mas sim para “ser”. É algo que nasce no coração como Fruto do Espírito para ser aperfeiçoado no dia-a-dia, principalmente nas situações adversas. Ser manso não é sinônimo de covardia ou apatia. Ser manso é ser forte para manter a sua força sob controle. O manso disciplina suas reações com moderação, paz e submissão. A mansidão é o poder sob controle daquele que pode se vingar, mas não se vinga. Daquele que perdoa com facilidade e não perde a calma, demonstrando ser o mais seguro controle emocional. Nada pode tirar o manso de sua postura, pois quanto maiores forem os insultos, maior será o testemunho de fé em quem ele crê. Reflexão: Ser manso não tem a ver com temperamento emocional, mas com o Fruto do Espírito. Como você entende essa declaração? Como você lida com seu temperamento em meio a ação do Espírito Santo em sua vida? Fale de uma de suas experiências.

A paciência, a mansidão e a fé

As qualidades do Fruto do Espírito são inseparáveis. Por mais que tentamos estudá-las separadamente, elas são como uma “xícara de café” (não dá para separar o açúcar e as substâncias extraídas do pó de café pela água quente). Geralmente, consideramos a paciência como a qualidade de “saber esperar”. Mas a paciência também é uma virtude que capacita o cristão a ser mais tolerante com os erros dos outros, suportando suas fraquezas em amor e com mansidão. Isso significa ser como uma coluna de sustentação para eles. A pessoa paciente não paga o mal com o mal. Ela abençoa os que a perseguem. Ela ora por eles, esperando que sejam salvos. A virtude da paciência nos ensina que a melhor maneira de vencer um inimigo é fazendo dele seu amigo. Foi isso que Deus fez por nós, com muita paciência. Éramos seus inimigos desde Adão, mas um dia Ele nos venceu morrendo naquela cruz em nosso lugar. E Ele sabia que não resistiríamos ao seu amor! Reflexão: Ser paciente não é aguentar calado as injustiças sofridas, mas oferecer “suporte” aos fracos que te hostilizam. Como você entende essa declaração? Como isso se aplica em sua vida?

Conclusão

Fomos chamados para sermos testemunhas de Jesus. A testemunha fala daquilo que viu e ouviu. Mas o nosso testemunho não está apenas em nossa voz. São as nossas obras que falam mais alto e revelam tudo o que Deus estás fazendo em nossas vidas. As virtudes da mansidão e a paciência são mais duas evidências da fé que professamos. Na semana seguinte continuaremos essa reflexão sobre a natureza da nossa fé. Que o Senhor continue aperfeiçoando a sua fé. Deus te abençoe.

Por Emerson Cardoso

ADET – conectando pessoas, transformando vidas
Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF – Contato: 61 3354-4070

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *