Mateus 5:5, Mateus 11:29, Romanos 7:24, Tiago 4:8-10, Apocalipse 3:17-19
Canção de Louvor: Autor da minha Fé (Grupo Logos)
Oh Pai eu, queria tanto ver o meu Senhor
Descer vindo me encontrar
Eu posso até imaginar a refulgente glória
Do Senhor Jesus
Transpondo as brancas nuvens
No mais puro azul
Onde nem sul, nem norte existirá
E em meio a lágrimas, sorrisos de alegria
E de prazer
Eu que era cego, agora posso ver
Contemplar, contemplar enfim
Por isso eu canto glória
Glória, glória, ao autor da minha fé (2X)
Oh Pai eu, queria tanto tanto ouvir
O som que vai abrir o encontro triunfal
Rever amigos que, um dia em Cristo foram
Feitos meus irmãos
E agora sim, podemos dar as mãos
Pois temos todos um
Somente um, um só Senhor
E eis o consolo que envolve a minha vida
O meu Senhor Jesus
Que foi morto sim, naquela cruz
Voltará, voltará enfim
Por isso eu canto glória
Glória, glória, ao autor da minha fé (2X)
Glória ao Senhor (Aleluia) (3X)
Autor da minha fé (Aleluia)
Glória ao Senhor
Introdução
Vivemos dias de crise no mundo todo nas mais diversas áreas. O isolamento social ordenado pelas autoridades causou muitas incertezas, até entre membros das igrejas. Mas em meio a tudo isso, a fé do povo de Deus precisar permanecer inabalada. Pensando nisso, iniciaremos uma série de reflexões sobre os Atributos da Fé, evidências que testemunham sobre o nosso caráter. E desde já a nossa oração ao Senhor é para que Ele conserve o seu coração em perfeita paz e te ajude a crescer em fé.
Hoje, vamos falar sobre um assunto fundamental para o crente e para o descrente: humildade e arrependimento, vejamos:
A Fé nasce de um coração humilde
A Bíblia diz que a fé vem pelo ouvir, através da Palavra de Deus (Romanos 10:17). Pois Ela revela quem somos. Não pelo lado de fora, mas por dentro do coração. Davi era rei, morava em um palácio, mesmo assim reconheceu sua verdadeira miséria (Salmos 86:1). O Apóstolo Paulo, também (Romanos 7:24). Um coração humilde se mostra dependente de Deus, de Sua Graça e Amor. O coração humilde é terra fértil, que recebe a semente da Palavra e produz colheita abundante (Mateus 13:23).
A Fé é um colírio para os olhos
O Escritor aos Hebreus declara que a fé é a certeza de coisas que esperamos (11:1). O Apóstolo Paulo também afirma que “vivemos por fé, e não pelo que vemos” (2 Coríntios 5:7). No entanto, alguns cristãos, dedicados apenas aos assuntos desta vida, acabam perdendo essa “visão”, a exemplo dos irmãos de Laodiceia (Apocalipse 3:14-19). Diante disso, o próprio Senhor Jesus recomenda um “colírio” para restaurar a visão dessas pessoas. Reflexão: Em que sentido a fé age como um colírio para os olhos?
O arrependimento nos atrai a Deus
O pecado nos afasta de Deus (Isaías 59:2). Pois, quanto mais distante do Senhor, menos percepção se tem do pecado. No entanto, a fé abre os olhos do pecador para que veja e se arrependa de seus pecados, e não se afaste mais de Deus (Lucas 5:8; Tiago 4:8-10). Arrependido, o Filho Pródigo foi atraído de volta para o pai (Lucas 15:17-24). Reflexão: Se pudéssemos calcular a medida da fé diríamos que ela é inversamente proporcional a distância entre o homem e Deus. Quanto mais perto de Deus, maior a medida da fé. Como você entende essa equação, e como ela se aplica a sua percepção do pecado e a consciência da presença de Deus em sua vida?
Humildade e arrependimento como marcas da Fé
Estas são características marcantes na vida daqueles que creem em Jesus, como resultado da obra do Espírito Santo neles. A Bíblia diz que o Reino dos Céus é dos humildes de espírito (Mateus 5:5). O Apóstolo João relata que nosso Senhor lavou os pés dos discípulos, dando-lhes o exemplo de humildade (João 13:13-15), como quem reconhece a importância e o valor do outro (Filipenses 2:3). William Barclay diz que a humildade provém do conhecimento que temos de nós mesmos (somos pó e voltaremos ao pó) e da nossa dependência de Jesus. Reflexão: Leia Marcos 8:35 e analise a seguinte declaração: “A vitória é do grande perdedor”. Como você entende essa declaração relacionada à nossa reflexão de hoje? Como ela se aplica na vida do cristão?
Conclusão
A Bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6). Mas quais os atributos da fé? Quais são suas caraterísticas ou evidências que testemunham de sua natureza? Hoje, vimos que humildade e arrependimento são evidências da fé em Deus. Nas próximas semanas continuaremos com os demais atributos. Deus te abençoe!
Por Emerson Cardoso
ADET – conectando pessoas, transformando vidas
Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF - Contato: 61 3354-4070