O serviço e a honra

Romanos 12:10, Romanos: 13.7

Canção de Louvor: Ao Único que é Digno de receber

Ao único que é digno de receber
A honra e a glória
A força e o poder
Ao rei, eterno, imortal
Invisível, mas real
A Ele ministramos o louvor

Coroamos a ti, ó Rei Jesus (2X)
Adoramos o teu nome
Nos rendemos a teus pés
Consagramos todo nosso ser a ti (2X)

Introdução:

Iniciamos essa série de reflexões bíblicas pensando o Serviço como algo que fazemos por amor e não por obrigação. Hoje, vamos continuar pensando sobre esse tema, agora, como algo que temos para dar e não como algo de que necessitamos receber. Vamos pensar sobre o serviço e a honra, a partir dos tópicos a seguir:

O que é honra?

Dar honra a alguém significa manifestar respeito, estima e admiração a uma pessoa. Em outras palavras, significa dignificar, distinguir, exaltar e reverenciar a quem merece. Primeiramente, devemos dar honra a Deus, porque Ele é digno. Mas a Bíblia também ordena honrar outras pessoas como os nossos pais, as autoridades e aos nossos líderes.

O princípio da honra.

É o fundamento para um relacionamento a partir de valores essencialmente bíblicos, cujo modelo é Jesus. Nele, podemos reconhecer com exatidão quem as pessoas são. E assim, termos condições de dar a elas o que merecem (Romanos: 13.7) e, consequentemente, receber o presente de quem elas são em nossas vidas. Porém, esse princípio está mais relacionado ao dar do que ao receber. Reflexão: Como reconhecer as pessoas dignas de honra (Romanos: 13.7)? Quais os seus valores? Em que sentido esse “conhecimento” inspira a honra?

A cultura da honra.

Podemos dizer que cultura é o modo de vida de um grupo de pessoas. Frequentemente, uma cultura resiste a mudanças, mas, por vezes, acaba sofrendo influências de outras culturas, até perder a sua identidade. Observamos em nossa geração uma verdadeira “mistura de culturas”, denominada de “multiculturalismo”. Nele, muitos valores essenciais se perderam e as consequências foram destrutivas. Porém, a Bíblia apresenta a única solução para restaurar a vida em sociedade, inspirada na Cultura da Honra. Nela, aprendemos a olhar e a tratar as pessoas pela ótica de Deus, pois é construída em torno do que “eu posso dar” e não do que “eu necessito”. A honra gera vida e produz liberdade. Porque ser livre é tratar os outros com honra. A Cultura da Honra aumenta a proteção e fortalece relacionamentos, promove cura e restauração. Ela influencia as pessoas a terem a mesma atitude de Jesus Cristo (Filipenses 2:5-8). Reflexão: A Cultura da Honra é construída em torno do que “eu posso dar” e não do que “eu necessito”. Em que sentido essa atitude produz liberdade e fortalece os relacionamentos?

Servir com honra.

É o mesmo que servir alguém com amor, estima e admiração. Apesar de todo esforço, a honra faz o trabalho se tornar prazeroso. Pois é feito em um ambiente de liberdade. Assim entendemos que a honra é algo que eu posso dar e não algo que sou obrigado a fazer. Observe o que o Senhor disse a Israel: “Esse povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim” (Isaías 29:13). Portanto, servir com honra é servir com o coração. Reflexão: Leia Romanos 12:10 e comente a seguinte declaração “a honra faz o trabalho se tornar prazeroso, pois, servir com honra é servir com o coração”.

Conclusão:

Encontramos em Jesus um exemplo de quem serviu com honra. Ele honrou ao Pai, que o enviou para cumprir a missão de salvar o mundo. Mas ele também honrou pessoas que aos nossos olhos não eram dignas. Ele honrou a homens comuns como Simão Pedro, que logo o traiu. Ele honrou a pessoas desprezadas como aquele endemoniado gadareno. Mas por quê? Para Jesus, servir com honra é, além de demonstrar amor por pessoas dignas como o Pai, também é amar aqueles que não podem retribuir o favor. Com isso, Jesus restaurou a identidade dessas pessoas. Agora, ele espera que façamos o mesmo.

Por Emerson Cardoso, inspirado em “Cultura da Honra” (Danny Silk, 2015).


ADET – conectando pessoas, transformando vidas

Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF

Contato: 61 3354-4070

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *