Formado para servir

Salmos 139:13,14; Jeremias 18:1-4

Canção de Louvor: Me refaz – Diante do Trono

Teu amor me desfaz
Teu amor me refaz
Quebra tudo e faz de novo
E de novo
 
És o Deus que me cura
És o Deus que sara a minha dor
És o Deus que me ama
E este amor em Cristo me salvou
És o Deus que me sonda
És o Deus que conhece tudo o que sou
És o Deus que me ama
E este amor em Cristo me restaurou

Meu Deus, meu Salvador
Teus braços estendidos
Me tocam com amor
Meu Deus, meu restaurador
O túmulo vazio
Me faz mais que vencedor

Introdução:

Deus projetou cada criatura neste planeta com uma forma especial. Alguns animais correm, outros nadam, outros voam etc. Cada um tem um papel especial a desempenhar conforme foi moldado por Deus. Assim também ocorre conosco. Cada um de nós foi formado com exclusividade para a realização de determinadas tarefas. E quando não vivemos para o propósito de Deus, nos tornamos como “um peixe fora d’água”. É como viver contrário à nossa natureza. Contudo, Deus não desistiu de nós. Quando desviamos de Sua vontade, Ele mesmo toma a nossa vida em Suas mãos, e assim como um Oleiro (Jeremias 18:1-4), Ele nos refaz segundo a Sua vontade, com uma FORMA específica para servir a Ele, vejamos:

Formação espiritual.

Deus dá os dons espirituais para serem usados no ministério (Romanos 12:4-8; 1 Coríntios 7:7; Efésios 4:8-15). São habilidades especiais concedidas por Deus. Por isso não podemos adquirir nem mesmo merecê-las. Os dons são expressões da graça de Deus. Não é você quem escolhe. É Deus quem os determina (1 Coríntios 12:11). Reflexão: Seus dons não foram concedidos para o seu benefício próprio, mas para servir aos outros (1 Coríntios 12:7). Eles revelam a vontade de Deus para seu ministério. Como você lida com essa realidade?

Opções do coração.

A Bíblia usa o termo “coração” para descrever o conjunto de desejos, esperanças, ambições, sonhos, afeições que você possui. O coração representa a fonte de todos os estímulos – o que você gosta de fazer e o que lhe interessa. Frequentemente, ele revela pistas sobre onde deveríamos estar servindo. A Bíblia nos manda continuamente servir a Deus “de todo o coração” (Deuteronômio 11:13; 1 Samuel 12:20; Romanos 1:9; Efésios 6:6). Ele quer que você o sirva apaixonadamente; não por obrigação. Reflexão: O entusiasmo é o primeiro sinal de que você está servindo a Deus de todo coração. Identifique essas áreas em sua vida e comente sobre elas.

Recursos pessoais.

Os recursos pessoais são os talentos com os quais você nasceu. Algumas pessoas têm habilidades naturais com as palavras, outras se destacam pela coordenação motora, outras ainda são boas em matemática ou música. Assim como os dons espirituais, as habilidades também vêm de Deus. Foi Ele quem providenciou artistas e artesãos para construir e ornamentar o tabernáculo (Êxodo 31:3-5). Contudo, a diferença é que as habilidades foram dadas no nascimento, e podem ser usadas para o bem ou para o mal. Reflexão: Qualquer habilidade pode ser usada para a glória de Deus (1 Coríntios 10:31). E Deus quer que você faça aquilo que você é capaz de fazer. Comente sobre como você está usando suas habilidades no Reino de Deus.

Modo de ser.

Deus criou a cada um de nós com uma combinação exclusiva de traços de personalidades. Deus fez os introvertidos e os extrovertidos. Fez os “racionais” e os “emocionais” e assim por diante (1 Coríntios 12:6). Deus usa todos os tipos de personalidades. Não existe temperamento “certo” ou “errado” para o ministério. Todas as personalidades são necessárias para equilibrar a igreja, para dar sabor. Mas quando você é forçado a atuar de certo modo “fora das características” do seu temperamento, cria-se tensão e desconforto. Reflexão: Como é agradável fazer aquilo para o qual Deus nos preparou. Comente sobre a “maneira” e o “lugar” em que você usa as habilidades e os dons espirituais.

Áreas de experiência.

Você foi formado pelas experiências que teve na vida, estando a maioria delas além de seu controle. Mas Deus permitiu que acontecesse para cumprir o propósito de sua formação (Romanos 8:28, 29). Ao determinar sua FORMA para servir a Deus, você deve examinar ao menos seis áreas de experiências de seu passado:

  • Experiências familiares: o que você aprendeu vivendo com sua família?
  • Experiências educacionais: quais eram as disciplinas favoritas na escola?
  • Experiências vocacionais: em quais empregos você foi mais eficiente e mais gostou de trabalhar?
  • Experiências espirituais: qual foi a época mais relevante com Deus?
  • Experiências ministeriais: como você serviu a Deus no passado?
  • Experiências dolorosas: com quais problemas, mágoas, espinhos e provações você aprendeu?

Experiência não é o que acontece com você, mas o que você faz com o que acontece com você” (Aldous Huxley).

Reflexão: Comente sobre suas experiências à luz de Romanos 8:28, 29. Como você percebe Deus trabalhando em suas experiências na sua formação para o ministério que Ele te chamou?

Conclusão:

Após analisar as cinco vias que Deus utiliza a fim de te moldar para o ministério, esperamos que você chegue a um profundo reconhecimento da soberania de Deus e obtenha uma ideia clara de como Ele está te preparando para o propósito de servi-Lo. Utilizar a sua FORMA é o segredo para uma vida plena e feliz. Você será realmente eficiente quando utilizar seus dons espirituais e habilidades na área de interesse de seu coração, de modo que obtenha a melhor expressão de sua personalidade e de suas experiências. Quanto mais adequada a combinação, mais bem-sucedido você será.

Por Emerson Cardoso, inspirado em “Uma vida com propósito” (Rick Warren, 2013).


ADET – conectando pessoas, transformando vidas

Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF

Contato: (61 3354-4070

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *