Uma prova de amor

Marcos 5:2-20

Canção de Louvor: Tua presença é real – Pr Antônio Cirilo (até 5min30seg)

Sua presença é real
Aqui neste lugar

Então adorarei, então eu louvarei
Então me renderei, totalmente a Ti

Junto com os querubins cantamos
Santo! Santo é o Senhor

Introdução:

O texto de referência da nossa reflexão de hoje relata a experiência do encontro de um homem com Deus. E como é inspirador ver o resultado desse encontro acompanhado da fé. Observamos um certo padrão nesses encontros, como foi com Moisés, Josué, Davi, Isaías, com os discípulos e na Igreja, vejamos:

O encontro.

Jesus atravessou o Mar da Galileia para ter um encontro com aquele gadareno endemoniado (Marcos 5:2-20). O Senhor veio ao encontro de Moisés naquela sarça no deserto (Êxodo 3:2-10). Josué teve um encontro com o Comandante do exército do Senhor, antes de atravessar o Rio Jordão (Josué 5:13-15). O Senhor enviou o profeta Samuel para se encontrar com Davi na casa de seu pai (1 Samuel 16:1). Isaías viu o Senhor em um encontro extraordinário (Isaías 6:1-8). Após sua ressurreição, Jesus teve um encontro especial com os discípulos (Mateus 28:16-20). Desde então, Ele está sempre presente no meio da Igreja (Mateus 18:20; Atos 13:1-3). Agora, observe que sempre existe um padrão nas respostas desses homens que se encontraram com o Senhor. Reflexão: Como foi o seu primeiro encontro com o Senhor, quando você creu nEle?

A resposta.

Depois que aquele gadareno “viu Jesus de longe, correu e prostrou-se diante dele” (v.6). Os demônios tiveram de sair e ele foi liberto. Então, aquele homem “suplicava-lhe que o deixasse ir com Ele” (v.18). Já, Moisés tirou suas sandálias e cobriu o rosto (v.5,6). Josué teve uma atitude parecida. Davi se ajoelhou para ser ungido pelo profeta (v.12,13). Isaías temeu pela sua condição de pecador, mas depois de sua purificação, quando o Senhor perguntou “a quem enviarei?”, ele responde “Eis-me aqui, envia-me a mim” (v.5,8). Os discípulos, ao verem Jesus, o adoraram (v.17). Já a Igreja, sempre se reúne para adorar, pois o Senhor está sempre no meio dela. Reflexão: Como você respondeu ao Senhor em seu primeiro encontro com ele? E agora, como você reage pela consciência da presença dEle com você em todo lugar?

A Prova.

Jesus não permitiu aquele gadareno acompanha-lo, mas enviou ele para anunciar as obras que o Senhor realizou na vida dele, naquelas 10 cidades. A Moisés, o Senhor enviou para libertar Israel da escravidão do Egito. A Josué, o Senhor deu estratégias e enviou para conquistar a Terra Prometida. A Davi, o Senhor enviou para ser rei de seu povo. A Isaías, o Senhor enviou para profetizar. Os discípulos, o Senhor enviou para discipular as nações. E a igreja? Ela é formada de discípulos de Jesus, comissionada para ir e anunciar o Evangelho. Observe que a nossa resposta de fé é sempre provada. Reflexão: Qual o chamado que o Senhor tem para você? Como você pode provar o seu amor a Deus diante desse chamado?

O resultado.

Os encontros com Deus, mediados por fé, resultam em adoração. Observamos esse padrão na vida desses homens. A adoração tem por causa a resposta do homem ao amor de Deus. E seu efeito como provas de amor, manifestas em obras. Um tempo depois que Jesus enviou aquele gadareno, ele retorna a Decápolis e encontra mais de 4000 homens sedentos por conhece-lo (Marcos 7:31-37;8:1-10). Observamos resultados que honram e glorificam a Deus na vida desses homens citados aqui. Reflexão: E você, o que você tem apresentado a Deus com as obras de suas mãos?

Conclusão:

Hoje, estamos encerrando essa série de reflexões. Ao longo desse mês observamos que o motivo da nossa existência é Adorar a Deus (Romanos 11:36), e o nosso propósito, ser alvo do amor de Deus e corresponder a Ele (1 João 4:8; Marcos 12:30); seguimos, pensando sobre como adorar o Senhor, em sua forma e o conteúdo (João 4:19-24); fomos confrontados com a nossa resposta ao amor de Deus, e, por fim, formos desafiado dar provas de nosso amor a Deus, ao atender o Seu chamado e envio para cumprir Sua missão para nós.

Por Emerson Cardoso

ADET – conectando pessoas, transformando vidas

Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF

Contato: (61) 3354-4070

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *