Canção de Louvor:
Diante do Trono – Diante do Trono (até 2min51seg ou até 5min06seg)
Eu me prostro diante do trono
Eu me prostro diante do Rei
Eu me prostro diante do trono
Eu me prostro diante de Deus
Tu, Senhor, és meu refúgio e fortaleza
Eu me rendo ao Teu amor e Tua grandeza
Tu, Senhor, és meu refúgio e fortaleza
Eu me rendo ao Teu amor e Tua grandeza
Introdução:
Observamos na semana passada que Deus havia decidido nos criar para manifestar o seu amor por nós. E, Ele espera uma resposta de nossa parte. Porém, grande parte da humanidade, cega por sua ignorância e rebeldia contra Deus, ainda não experimentou desse amor. “Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus” (João 1:12,13). A estes, deu-lhes a oportunidade de desfrutar desse amor através de Jesus (Efésios 3:12; Hebreus 10:19,20), e, naturalmente, responderem a Ele com o que a Bíblia chama de Adoração. Pois, quem ama, se entrega. E para Deus, 99,9% não é suficiente. Ele deu o que tinha de mais precioso para viver esse amor com você (João 3:16). Porém, mesmo assim, ainda muitos apresentam dificuldades para corresponder ao amor de Deus, seja por medo, orgulho ou falta de compreensão, vejamos:
Posso confiar em Deus?
Você não terá condições de confiar plenamente em Deus até que o conheça melhor, pessoalmente. O medo impede a confiança, mas o amor lança fora todo o medo (1 João 4:18). Quanto mais você se der conta do quanto Deus o ama, mais fácil será para você confiar nEle. Pois Deus é eterno, e o seu amor, também é. Por fim, fica sabendo que nada poderá nos separar do amor dEle (Romanos 8.38,39). Reflexão: Existe algo em Deus que te deixa com medo ou inseguro? Como posso resolver isso?
Tenho dificuldade em admitir minhas limitações.
Em um mundo competitivo, somos ensinados desde cedo a não demonstrar fraqueza. A todo tempo, queremos acreditar que estamos no controle da situação. Mas quando deparamos com nossas fraquezas e limitações, reagimos com irritação, raiva e ressentimentos. Essa é a característica do orgulhoso, que pensa não precisar de ajuda, que não precisa de Deus, ou pensa que pode ser melhor que o Senhor. Você não terá condições de corresponder ao amor de Deus, a menos que admita a sua dependência dEle (João 15:5b). Reflexão: Como posso vencer essa dificuldade e me render ao amor de Deus?
O que é adoração?
Essa é uma expressão difícil de definir. A palavra original foi traduzida como prostrar, reverenciar, curvar-se de joelhos. Portanto, tem a ver com rendição. Um ato de entrega voluntária ao amor de Deus, mas sem reservas ou constrangimento. A falta de compreensão da forma e conteúdo da adoração tem dificultado muitas pessoas a corresponderem ao amor de Deus. Mas Jesus já nos esclareceu isso em João 4:19-24. Você pode vencer essa dificuldade “em espírito”, ao se render a Deus de todo coração, submetendo a sua vida em obediência a Sua Palavra, e, também, “em verdade”, ao se prostrar com entendimento, sabendo que Ele é melhor e mais perfeito do que você, expondo sua vida e reconhecendo a sua dependência dEle. Reflexão: Para você, o que significa render-se a Deus? Em que sentido essa expressão responde ao amor de Deus? Comente a luz de Salmos 9:1,2; 138:2.
Conclusão:
Conhecer o Senhor, pessoalmente, é a condição para você poder corresponder ao amor de Deus. Apesar da fé vir pelo ouvir da Palavra de Deus (Romanos 10:17), o conhecimento de Deus não é teórico. Ele vem da palavra hebraica Yada, que significa conhecer intimamente. Assim, não haverá dificuldade ou obstáculo para você se render ao amor dEle em adoração.
Por Emerson Cardoso
ADET – conectando pessoas, transformando vidas
Área Especial 6, Setor G Norte, Taguatinga/DF
Contato: (61)3354-4070