O QUE VEM DEPOIS?

“Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles. Vi também os mortos, grandes e pequenos, de pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros” (Apocalipse 20: 11,12).

1. COMEÇO DE CONVERSA:

O homem é um ser racional e naturalmente curioso. Disso vem a nossa capacidade para conhecer. Deus nos criou assim, com capacidade para pensar, questionar, testar e formular respostas.

Você consegue imaginar a quantidade de conhecimento humano gerado ao longo da existência de nossa raça? Consegue ter ideia da quantidade de livros e outras mídias que armazenam esse conteúdo?

No entanto, apesar de muitos conteúdos classificados como “Metafísicos”, tem muita gente com perguntas sem respostas, como: o que vem depois da morte? Qual estados dos mortos? Existe vida após a morte?

Esse será o assunto de nossa conversa bíblica de hoje, mas antes, vamos cantar uma canção que nos faz lembrar que aqueles que estão em Cristo não tem motivo para temer o que virá depois.

2. LOUVOR (Porque Ele Vive – Harpa 545/feat Fernandinho)

Porque Ele vive, posso crer no amanhã
Porque Ele vive, temor não há
Mas eu bem sei, eu sei, que a minha vida
Está nas mãos de meu Jesus, que vivo está
 
Deus enviou seu Filho amado
Pra perdoar, pra me salvar
Na cruz morreu por meu pecado
Mas ressurgiu e vivo com o Pai está
 
Porque Ele vive, posso crer no amanhã
Porque Ele vive, temor não há
Mas eu bem sei, eu sei, que a minha vida
Está nas mãos de meu Jesus, que vivo está
 
E quando, enfim, chegar a hora
Em que a morte enfrentarei
Sem medo, então, terei vitória
Irei à Glória, ao meu Jesus que vivo está

3. TEXTO PARA REFLEXÃO

O tempo é o instrumento de Deus para marcar o curso de nossa existência na Terra. À medida que ele avança em seu curso, vamos descobrindo o desconhecido. Perguntas feitas no passado vão sendo respondidas no presente, enquanto outras vão sendo formuladas para o futuro. O fato é que descobrimos que somos limitados até para conhecer o nosso nascimento, quanto mais o nosso futuro. Você se lembra daquele dia em que você abriu os olhos pela primeira vez, ainda na maternidade? Eu não me lembro de nada.

Somos como o “herói” de um livro ou de um filme. Vivemos o presente, selecionando memórias do passado e fazendo planos para o futuro. Assim como ele, não conhecemos, hoje, nem o dia de nosso nascimento e nem o dia de nossa morte.

Apenas o autor do livro pode conhecer o início e o final da história do “herói”. Assim, também, apenas o nosso Criador pode conhecer tanto o dia de nosso nascimento como o dia da nossa morte. Apesar de nossos pais e uma plateia de pessoas terem conhecido o nosso nascimento, nenhum deles podem conhecer o dia de nossa morte.

Talvez seja por isso que a maioria das pessoas não costumam fazer planos para a morte. No entanto, quem nunca teve a curiosidade de perguntar o que vem depois dela?

Pensadores tentaram formular suas “especulações”, mas não conseguem sustentar seus argumentos. São homens como nós, limitados a esse tempo. Mesmo que suas ideias sejam capazes de transcender essa vida, seus pensamentos não passam de fantasias. Somente Aquele que existia antes de tudo e que continuará existindo depois de tudo, tem o poder de conhecer o que vem depois. Aliás, foi Ele quem planejou, quem executou e, também, que vai restaurar toda a Criação.

Ah, e Ele não está do lado de fora da História, como os autores dos heróis dos livros. Deus planejou a Criação para viver no meio dela. E o resultado pode ser observado nas páginas da Bíblia (Atos 17:27,28).

Em sua infinita sabedoria, Deus estabeleceu os tempos da Criação, e se revelou a ela (Romanos 1:19,20). Mas o homem, ainda limitado pelo tempo, não consegue compreender completamente que foi criado para se relacionar com o Senhor por toda a Eternidade:

“Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez” (Eclesiastes 3:11)

Aquilo que antes estava oculto aos nossos olhos, que a nossa mente não podia conhecer, Deus nos revelou em Sua Palavra. Ainda que por meio de “sombras” e “figuras” (Hebreus 10:1; 8:5; 9:23,24; Colossenses 2:17; 1 Coríntios 10:1-6), pois não tínhamos capacidade para conhecer a realidade futura. Mas, na Plenitude dos Tempos Deus se fez conhecido, pessoalmente, em Jesus Cristo (Gálatas 4:4; Colossenses 1:15-17) e revelou a nós o que vem depois (Apocalipse; Mateus 11:25-27; 24:3-51).

Deus revelou Seus Planos na Bíblia, que não fomos criados para a morte, desde a sua obra na Criação. Talvez, por isso, temos tanta dificuldade de enfrentá-la. Ela é o “salário” do pecado (Romanos 6:23). Mas Jesus

venceu eles na Cruz, tendo ressuscitado ao terceiro dia (1 Coríntios 15:3,4). Ele nos abriu a Porta da Eternidade e nos mostrou o que vem depois.

Mesmo lendo a Bíblia, e considerando a morte como uma passagem dessa vida para a Eternidade, muitas pessoas ainda não conseguem compreender a Revelação. Geralmente questionam como será a “chegada do outro lado”, com perguntas do tipo: onde os mortos estão, agora? Eles estão dormindo? Os mortos terão consciência? Como será o nosso corpo após a ressurreição dos mortos? Como será a vida no Céu? Como será o inferno? O que acontecerá com as pessoas más? Ser uma boa pessoa é o suficiente para entrar no Céu?

Bem, a Bíblia dá respostas para todas essas perguntas e muito mais. Entretanto, você vai precisar de um estudo sistemático para entender esse tema. Como não temos espaço para abordá-lo aqui, convidamos você a participar da Escola Bíblica em uma de nossas igrejas, aos domingos, às 9h.

A Bíblia é bem objetiva em revelar o que vem depois da morte ou do Arrebatamento, para aqueles que estiverem vivos na ocasião da vinda de Jesus (1 Coríntios 15:51-54; Apocalipse 19:6-9). No livro de Apocalipse, ela trata de uma sucessão de eventos extraordinários, que terminarão com a criação de novo Céus e nova Terra, quando não existirá mais morte, nem dor e nem tristeza (Apocalipse 21:1-7). Sobre o que virá depois desse último evento revelado, ela afirma que aquilo que “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou é o que Deus preparou para aqueles que o amam” (1 Coríntios 2:9).

Mas a Bíblia também revela que antes haverá julgamento. O Justo Juiz assentará no Trono Branco para julgar de acordo com tudo aquilo que os homens tiverem feito nesta vida (Apocalipse 20: 11,12). E nós já conhecemos o final desse julgamento. Porém, antes dele, ainda haverá outro tribunal, o Tribunal de Cristo (Romanos 14:10-12; 2 Coríntios 5:10; 1 Coríntios 3:11-15), destinado àqueles que estão em Cristo. E nós também já conhecemos o final da História.

Mas enquanto isso… É, “Enquanto isso” será o assunto da nossa conversa da semana que vem… Enquanto você estiver neste “Corpo”, dedique-se em cumprir o seu propósito de acordo com a vontade de Deus para você, sabendo que tudo o que você fizer Nele, será determinante para o que virá depois, tanto no presente como no porvir.

Que o Senhor te abençoe e conserve o seu coração em paz diante de tudo que vira depois.

Por Emerson Cardoso

4. QUESTÕES PARA REFLEXÃO

  1. Como você encara a realidade da morte, sabendo que Jesus está vivo?
  2. Qual a sua expectativa em relação ao que virá após a sua morte?
  3. Você tem certeza de seu destino na Eternidade? Como você lida com isso, hoje?
  4. Como você espera passar pelo Tribunal do Trono Branco (Apocalipse 20:11,12)? Reflita à luz de João 3:18.
  5. Qual a sua expectativa em relação ao Tribunal de Cristo (2 Coríntios 5:10)? Reflita à luz de 1 Coríntios 3:11-15).

5. MOMENTO DO PASTOREIO

COMO PODEMOS ORAR POR VOCÊ?

NOSSA VISÃO

Ser uma igreja relevante para a cidade e ao mesmo tempo presente na evangelização mundial, intensa na adoração, acolhedora, onde todos os membros estejam conectados uns aos outros, vivendo e reproduzindo o caráter de Cristo e que ganha e discípula pessoas através dos pequenos grupos.

AGENDA

Se liga em nossa agenda semanal:

  • Terça-feira: culto de ensino, 20h.
  • Quarta e quinta-feira: NFC
  • Sexta-feira: MMA (culto de adolescentes), 20h
  • Sábado: Culto Geração Vida, 20h
  • Domingo: Escola Bíblica Discipuladora, 9h.
  • Domingo: Culto de Celebração, 10h15min e 19h.

 Endereço: Área Especial 6, setor G Norte, Taguatinga/DF www.adet.com.br
Contato: (61)3354-4070
E-mail: contato@adet.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *