“Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda” (2 Timóteo 4:7,8 NVI).
1. COMEÇO DE CONVERSA:
Chegamos ao final desta série, e desde já a nossa oração é para que o Senhor te conceda graça para permanecer firme e constante no Caminho até a Chegada. Pois, estamos aguardando, como quem vê bem de perto, o dia em que nos encontraremos com o Senhor face a face.
Nossa conversa bíblica de hoje será um convite a olhar para trás e ver o Caminho por onde você andou, a fim de motivar a celebração da sua chegada até aqui, sabendo que em breve terminaremos essa jornada. Mas antes, vamos cantar uma canção que nos inspira a celebrar ações de graça em gratidão ao Senhor, pois foi por Ele que chegamos até aqui.
2. LOUVOR (Meu Tributo – Home Sessions)
Como agradecer por tudo que fizeste a mim?
Não merecedor, mas provaste o Seu amor sem fim!
As vozes de um milhão de anjos
Não expressam a minha gratidão
Tudo o que sou e o que almejo ser
Eu devo tudo a Ti!
A Deus seja a glória
Por tudo o que fez por mim
Com Seu sangue lavou-me
Seu poder transformou-me!
A Deus seja a glória
Para sempre, amém
Quero viver para Ti
Tua vontade obedecer
E se o aplauso eu receber
No calvário irei me gloriar
3. TEXTO PARA REFLEXÃO
O início de uma viagem costuma ser um momento de grande expectativa e até de ansiedade, quanto mais em relação a chegada. Principalmente, quando se trata de uma viagem de mudança.
Eu já passei por isso algumas vezes na minha vida. Tudo começa com a decisão de seguir para um novo destino. Em seguida, vem os planos, orientados por algumas perguntas, como: Onde vou morar? O que eu vou fazer quando chegar lá? Quais objetivos pretendo alcançar? O que precisarei ter e fazer? Que caminho deverei tomar para chegar lá? Em caso de problemas na viagem, que ajuda poderei recorrer?
Observe que os planos tem a função de antecipar ações ainda em um nível teórico. E isso é uma atitude prudente para quem quer chegar bem ao seu destino.
Quando a jornada cristã começa, iniciamos a caminhada com muita empolgação. É o que a Bíblia chama de Primeiro Amor (Apocalipse 2:4). Então, vamos seguindo pelo Caminho, na companhia do Senhor e dos irmãos. E logo descobrimos trechos mais apertados. Passamos por vales e desertos, subimos montes e atravessamos mares. Experimentamos a fartura e a escassez, passamos por tempestades e por lugares calmos. Às vezes estamos em meio a multidões e, por vezes, nos sentimos sozinhos, e até passamos bem perto da morte.
Com o tempo, vamos descobrimos que Deus sempre esteve conosco e que Ele sempre foi a fonte da nossa força e provisão. Assim, vamos sendo consolados, enquanto aprendemos o que significa viver pela fé.
O Apóstolo Paulo descreveu muito bem esses sentimentos ao longo do Caminho, observe:
“De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos. Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo” (2 Coríntios 4:8-10).
Esse é o caminho da cruz, por onde aprendemos a negar a nós mesmos, a fim de viver para Deus (Mateus 16:24). E isso não parece uma decisão racional para aqueles de fora do Caminho. Somente quem é apaixonado por Jesus faz isso. Essa é a consequência natural de quem está transbordando do amor de Deus. Pense, como você responderia ao amor daquele que deu a própria viva para te salvar?
As experiências da caminhada vão colocando à prova o nosso amor pelo Senhor. E à medida que vamos descobrindo que o amor dEle não depende do que fazemos ou deixamos de fazer (Romanos 5:8; 1 João 3:16), e que tudo o que Ele faz é para o nosso bem (Romanos 8:28), experimentamos um nível de amor mais maduro, mais íntimo e intenso.
Esse era o motivo para o Apóstolo Paulo combater o “bom combate” (2 Timóteo 4:7). Ele dedicou a sua vida para espalhar o Evangelho de Jesus pelo mundo, e naquele momento estava preso e prestes a ser executado. Então, ele considera tudo o que viveu por amor a Cristo, como uma “competição” digna de honra, nobre e prazerosa. Ele já havia dito: “aquilo que me aconteceu tem antes servido para o progresso do evangelho” (Filipenses 1:12). Paulo tinha plena consciência do valor das “marcas de Jesus” que ele carregava em seu corpo (Gálatas 6:17). Certamente ele diria: “[…] e eu passaria por tudo isso novamente”.
E você, ao recordar suas memórias do Caminho, teria condições de dizer o mesmo? Se você acha que ainda não consegue se relacionar com Deus de maneira intensa e íntima, como Paulo, não desanime. Experimente receber mais do amor de Deus, até poder dizer como o Salmista que “O teu amor é melhor do que a vida!” (Salmos 63:3). E como Paulo, guarde a fé. Não importa se às vezes você ficar triste ou desanimado – guarde a fé. Ou se às vezes você até pensar em desistir – guarde a fé. Pois será por meio dela que você, assim como Paulo, terminará a “carreira”.
Muitos já cruzaram a linha de chegada. Em breve será a nossa vez. E que experiência maravilhosa será! Enquanto isso, a cada passo, celebre conosco o seu progresso na fé, oferecendo ações de graças ao Senhor por chegar até aqui.
Que o Senhor renove a sua fé a cada dia.
Por Emerson Cardoso
4. QUESTÕES PARA REFLEXÃO
- Depois de uma viagem longa, qual a sensação de ver a placa de 1km do seu destino à frente? Como você encara essa realidade em relação ao Céu?
- Como suas experiências de vida te ensinam a viver pela fé, considerando 2 Coríntios 4:8-10?
- O que significa guardar a fé? Como isso se aplica em sua vida?
- Em que sentido o nosso amor a Deus é posto à prova? Quais as consequências dos resultados?
- Ao recordar de suas memórias do Caminho, você teria condições de dizer:“[…] e eu passaria por tudo isso novamente”? Comente.
- O que você tem para celebrar hoje ao Senhor pela sua chegada até aqui?
5. MOMENTO DO PASTOREIO
COMO PODEMOS ORAR POR VOCÊ?
NOSSA VISÃO
Ser uma igreja relevante para a cidade e ao mesmo tempo presente na evangelização mundial, intensa na adoração, acolhedora, onde todos os membros estejam conectados uns aos outros, vivendo e reproduzindo o caráter de Cristo e que ganha e discípula pessoas através dos pequenos grupos.
AGENDA
Se liga em nossa agenda semanal:
- Terça-feira: culto de ensino, 20h.
- Quarta e quinta-feira: NFC
- Sexta-feira: MMA (culto de adolescentes), 20h
- Sábado: Culto Geração Vida, 20h
- Domingo: Escola Bíblica Discipuladora, 9h.
- Domingo: Culto de Celebração, 10h15min e 19h.
Neste domingo, Celebração da Ceia do Senhor e Batismo (os últimos desse ano), a partir das 10h, no auditório da igreja Sede. Haverá tendas no pátio.
Endereço: Área Especial 6, setor G Norte, Taguatinga/DF www.adet.com.br
Contato: (61)3354-4070
E-mail: contato@adet.com.br