“Andem sempre pelo caminho que o Senhor, o seu Deus, lhes ordenou, para que tenham vida, tudo lhes vá bem e os seus dias se prolonguem na terra da qual tomarão posse” (Deuteronômio 5:33 NVI).
1. COMEÇO DE CONVERSA:
Desde o início dessa série, enfatizamos que Jesus é o Caminho que conduz à vida eterna (João 14:6).
A Bíblia nos mostra que a vida cristã consiste em andar como Ele andou (1 João 2:5,6), sabendo desde o início que o caminho não é o mais fácil (João 16:33; Mateus 23:12; Lucas 9:23-26). Mas alguns, querendo ganhar tempo, pularam etapas e acabaram pagando um alto preço por isso. A história de Abraão e Sara (Gênesis 16-18) e a parábola do “Filho Pródigo” (Lucas 15:11-32) são exemplares.
Diante dos desafios do Caminho, alguns costumam recorrer a rotas alternativas, abandonando o padrão divino e resolvendo fazer as coisas ao seu modo.
O assunto de nossa conversa bíblica de hoje será sobre os perigos dos atalhos e desvios na caminhada cristã, mas antes, vamos cantar uma canção que nos inspira a permanecer no Caminho Eterno.
2. LOUVOR (Rei do Meu Coração – Be One Music – até 3min40seg)
Rei do meu coração
Seja o monte que percorro
A fonte que eu bebo
És minha canção
Rei do meu coração
Seja o meu esconderijo
Refúgio que preciso
És minha canção
Tu és bom, bom, ô ô (2X)
Rei do meu coração
Seja o vento em minhas velas
A âncora no mar
És minha canção
Rei do meu coração
Seja o fogo em minhas veias
O eco dos meus dias
És minha canção
Tu és bom, bom, ô ô (2X)
Tu não me deixarás
Não me deixarás jamais
3. TEXTO PARA REFLEXÃO
Desvios e atalhos são rotas alternativa de um caminho definido, que visam o mesmo destino. Porém, existem diferenças bem nítidas entre eles.
O caminho tem suas regras e é seguro, geralmente é conhecido ou suas informações estão disponíveis. Tem seu custo definido e pode ser longo e caro, exige paciência e perseverança, mas leva ao destino certo.
Já os desvios e atalhos não tem regras, nem controle. É a rota dos aventureiros, rebeldes, impacientes e daqueles que se julgam mais espertos. São perigosos, imprevisíveis e sempre são mais curtos e aparentemente mais baratos ou gratuitos. Porém, não leva ao destino correto e a viagem pode terminar antes da chegada, e sem volta.
Os atalhos são escolhas que deixam de lado o plano e o propósito de Deus naquele “trecho”, para andar por conta e vontade própria. E ainda tem aqueles que se enganam, querendo fazer de sua vontade, a vontade de Deus.
“Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos, declara o Senhor” (Isaías 55:8).
Você já pensou porque o Senhor não cumpriu a promessa a Abraão logo quando chegou a Canaã? Ou por que Ele permitiu um tempo de fome naquela terra, quando aquela família peregrinava por ela?
O Senhor tem os Seus planos e propósitos a nosso respeito. E a menos que você se renda a Ele, mesmo não conhecendo os detalhes, acabará buscando atalhos, como aquele casal fez, ao gerar Ismael por meio de Hagar.
Observe a história do povo de Israel. O Senhor estabeleceu as “regras” do Caminho para aquela nação chegar à Terra Prometida (Neemias 9:13,14), mas, a primeira geração se rebelou, entrando por desvios da vontade de Deus. Com exceção de Josué e Calebe, todos de vinte anos para cima morrem em seus “atalhos” (Números 32:11-13; 1 Coríntios 10:5). Porém, a nova geração andou pelo Caminho por 40 anos, até chegar ao destino (Neemias 9:21).
Agora, perceba que o Caminho nunca foi uma estrada que leva à “Terra Prometida”. Ele é um estilo de vida. Nele, o cristão já desfruta da companhia e da provisão do Senhor e pode ver e refletir a Glória de Deus em sua caminhada, desde o início. Veja:
“Dividiste o mar diante deles, para que o atravessassem a seco, mas lançaste os seus perseguidores nas profundezas, como uma pedra em águas agitadas. […] Na fome deste-lhes pão do céu, e na sede tiraste para eles água da rocha […]. Tu os conduziste de dia com uma nuvem e de noite com uma coluna de fogo, para iluminar o caminho que tinham que percorrer. […] Durante quarenta anos tu os sustentaste no deserto; nada lhes faltou, as roupas deles não se gastaram nem os seus pés ficaram inchados” (Neemias 9:11,12,15,21).
Enquanto andavam pelo Caminho, conquistaram nações, cidades fortificadas e terras férteis. Seus filhos se multiplicaram muitíssimo, tomaram posse da terra e subjugaram seus inimigos (Neemias 9:22-25).
No entanto, as gerações futuras também se desviram do Caminho Eterno e esqueceram dos Mandamentos, dos sinais e maravilhas que o Senhor realizou no meio deles. Se tornaram rebeldes e obstinados a andar por conta própria (Neemias 9:16,17,26; Malaquias 3:7). O custo foi muito caro. Experimentaram a fome, a seca, a peste e a derrota para seus inimigos, que dizimou uma grande parte de seu povo. Quando conseguiam plantar lavoura, seus inimigos saqueavam suas colheitas. Ajuntavam suas rendas como em um saco furado (Ageu 1:6). Não viviam em paz e eram dominados pelos seus inimigos (Jeremias 14:2-5; Amós 4:6-11; 5:16).
“Agora, assim diz o Senhor dos Exércitos: Vejam aonde os seus caminhos os levaram. Vocês têm plantado muito, e colhido pouco. Vocês comem, mas não se fartam. Bebem, mas não se satisfazem. Vestem-se, mas não se aquecem. Aquele que recebe salário, recebe-o para colocá-lo numa bolsa furada” (Ageu 1:5,6).
Você consegue perceber alguma semelhança dessa realidade em nossos dias?
O nosso Deus não muda. E por causa de Suas promessas, Israel não foi completamente destruído.
Quando desviavam do Caminho, o Senhor os chamava de volta. E para aquele remanescente que se arrependia e voltava, encontravam misericórdia.
Hoje o Senhor ainda está nos exortando, porque nos ama, e não quer que ninguém se peca em atalhos e desvios, quando diz: “considerai os vossos caminhos”. Em outras palavras: “avaliem o seu modo de vida e veja se está de acordo com o padrão divino”. E se,
“Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele” (Isaías 30:21)
Então, se hoje você ouvir a voz do Espírito, não endureça o seu coração (Hebreus 3:7,8).
Por mais que suas escolhas pareçam bem aos seus olhos, “O caminho de Deus é perfeito” (Salmos 18:30). Porque os caminhos do Senhor são retos” (Oséias 14:9). Se você ainda é jovem, ou mesmo se acha que passou do tempo de casar, vale apena esperar. O Senhor tem planos incríveis para você. Não tome atalhos.
Se a proposta de emprego que você recebeu não era o que esperava, ou se o que você ganha é pouco para seu trabalho, não tome atalhos. Assim como José, o Senhor pode estar te preparando para lugares mais altos. E se esse tempo não chegar, aprenda a ser grato pelo que você tem, sabendo que “as coisas o que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam” (1 Coríntios 2:9)
Não tome atalhos e nem decida pelos desvios do Caminho. Em breve você completará a carreira e chegará ao destino. Que o Senhor te conceda graça para perseverar fielmente até o fim. Deus te abençoe!
Por Emerson Cardoso
4. QUESTÕES PARA REFLEXÃO
- Conforme Deuteronômio 5:33, como você descreve o Caminho que Deus ordenou?
- De acordo com o texto, o que são desvios e atalhos? Em que se diferem do Caminho? E que perigos oferecem?
- O que você aprende com a História de Israel no deserto e em Canaã?
- Avalie por onde você tem andado e, se puder, compartilhe conosco uma experiência marcante em sua vida.
5. MOMENTO DO PASTOREIO
COMO PODEMOS ORAR POR VOCÊ?
NOSSA VISÃO
Ser uma igreja relevante para a cidade e ao mesmo tempo presente na evangelização mundial, intensa na adoração, acolhedora, onde todos os membros estejam conectados uns aos outros, vivendo e reproduzindo o caráter de Cristo e que ganha e discípula pessoas através dos pequenos grupos.
AGENDA
Se liga em nossa agenda semanal:
- Terça-feira: culto de ensino, 20h.
- Quarta e quinta-feira: NFC
- Sexta-feira: MMA (culto de adolescentes), 20h
- Sábado: Culto Geração Vida, 20h
- Domingo: Escola Bíblica Discipuladora, 9h.
- Domingo: Culto de Celebração, 10h15min e 19h.
Se liga no Projeto Atitude 333. Será dia 24/11 às 10h e 19h.


Endereço: Área Especial 6, setor G Norte, Taguatinga/DF www.adet.com.br
Contato: (61)3354-4070
E-mail: contato@adet.com.br