REFLEXOS DA ETERNIDADE

“Portanto, todos nós, dos quais o véu foi removido, podemos ver e refletir a glória do Senhor, e o Senhor, que é o Espírito, nos transforma gradativamente à sua imagem gloriosa, deixando-nos cada vez mais parecidos com ele” (2 Coríntios 3:18 NVT).

“[…] pois levo em meu corpo cicatrizes que mostram que pertenço a Jesus” (Gálatas 6:17 NVT)

1. COMEÇO DE CONVERSA:

As expressões físicas de nosso corpo costumam denunciar a nossa idade. E algumas marcas refletem parte de nosso passado.

As mãos e a coluna de meu pai, por exemplo, denunciam que ele viveu na roça e trabalhou por muito tempo em serviço pesado, usando ferramentas como a enxada.

E você, quais marcas em sua vida refletem o seu passado? E você sabia que seu presente também reflete o seu futuro? Isso parece sem sentido! Mas, pense em como você viva no passado, e como seu estilo de vida à época transformou o seu presente.

Entretanto, o futuro é algo incerto para muitas pessoas. Como dizia o filósofo: “ele ainda não foi escrito”. De fato, não sabemos o que virá pelo caminho. Mas aqueles que vivem por fé tem a certeza de seu destino.

O assunto de nossa conversa bíblica de hoje será sobre como refletimos o nosso destino já no presente, mas antes, vamos cantar uma canção que nos inspira a recordar aquilo que aconteceu em nossas vidas no passado, e que já refletia o que nos tornamos hoje.

2. LOUVOR (Jesus Cristo mudou meu viver – Aline Barros)

Jesus Cristo mudou meu viver (2X)
É a luz que ilumina meu ser
Sim, Jesus Cristo mudou meu viver
 
Diferente hoje é o meu coração (2X)
Cristo deu-me paz e perdão
Sim, diferente hoje é o meu coração
 
O amor só conhecia em canções
Que falavam de ilusões
Mas tudo agora é diferente,
Cristo fala com a gente
Pois Cristo deu-me seu amor

3. TEXTO PARA REFLEXÃO

A Bíblia descreve o avanço do tempo cronológico, do grego Cronos, como um “caminho” de crescimento, de aperfeiçoamento e de maturidade. E como todo caminho, ele também tem um destino. Veja:

“Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria” (Salmos 90:12 NVI).

“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (Provérbios 4:18 ARA).

“Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Pedro 3:18 NVI).

No entanto, são as suas decisões do presente que responderão pela pessoa que você se tornará no futuro. Dito de outro modo, você já reflete hoje aquilo que você já é amanhã. Vou explicar.

Do ponto de vista natural, um jovem que se dedica na escola desde pequeno, avança nos estudos com mais facilidade de aprendizagem até se formar no curso que escolheu para construir a sua carreira profissional. Ele adquire o seu diploma e ingressa em uma empresa ainda que como “estagiário”, ganhando pouco, mas adquirindo experiências. Ele continua investindo em sua carreira com novos cursos de especialização e participando de congressos científicos da sua área de atuação. Com o tempo, ele galga promoções de cargos e consolida a sua carreira profissional.

Repare nesta ilustração que um dia esse jovem escolheu um destino – uma carreira profissional. Entenda como o tempo foi importante para o seu crescimento e maturidade. Mas ele só foi o caminho. Para crescer e ser aperfeiçoado nesse caminho, aquele jovem teve de se dispor a “andar” nele. Você consegue imaginar como foram os “passos” dele naquela jornada, até completar a carreira? Independente da jornada, seus passos foram dados refletindo o seu destino, pois ele podia vê-lo à frente.

Apesar de em algum momento do passado ele ainda não ser aquele profissional do futuro, seus passos fizeram dele gradativamente uma pessoa cada vez mais parecida com o seu destino. É nesse sentido que você já reflete hoje aquilo que você já é amanhã.

Isso tem a ver com . Considerando que a fé te move na direção de seu destino.

A Bíblia nos mostra que o nosso destino é a Eternidade, ou a Vida Eterna (Mateus 25:46; João 3:15,16; 5:24; 6:40; 10:28; Atos 13:48; Romanos 6:22; 1 João 2:25). Todo aquele que consegue ver, pela fé, o seu destino na Eternidade, reflete, já hoje, a sua realidade futura, sabendo que:

O véu foi removido. Antes, tínhamos o entendimento “cego” pelo pecado (Isaías 6:9-10; Romanos 1:21-23). Éramos como ovelhas sem pastor, guiados para um abismo, sem perceber para onde estávamos indo. O véu representa aquilo que nos separa de Deus, e nos impede de vê-Lo. O sacrifício de Jesus por nós na Cruz do Calvário “rasgou o véu” (Mateus 27,50-51; Colossenses 2:14). Mas isso foi apenas para aqueles que crerem nEle.

Você pode ver e refletir a Glória de Deus. Pela fé, podemos ver a Jesus, não mais pendurando em uma cruz, mas glorificado e assentado no trono à direita de Deus (Hebreus 1:3,13). E isso só é possível para aqueles que já “nasceram de novo […] pela água e pelo Espírito” de Deus (João 3:5).

Entenda que ao nascer de novo, pelo Espírito, Ele regenerou em você a “imagem e semelhança de Deus” (Gênesis 1:26), corrompidas pelo pecado.

Assim como os recém-nascidos refletem a semelhança dos pais já nos primeiros dias de vida, nós também, desde já refletimos a Glória de Deus.

Mas o que é a Glória de Deus? A Glória de Deus é a beleza do Seu Espírito. Mas não uma beleza estética. A Glória de Deus é a beleza da essência dEle, que emana de Seu caráter. Ela pode ser descrita como a manifestação contínua de todos os seus atributos simultaneamente, pois é eterna.

Mas o que significa refletir a Glória de Deus? Lemos em Isaías 43:7 que Deus nos criou para a Sua Glória. Significa que a Glória de Deus deveria ser vista pelos homens através de nossas vidas. Por exemplo, quando você demonstra compaixão por alguém, você está refletindo o caráter de Deus em você. Quando você honra a sua palavra em um compromisso firmado, mesmo que te custe algo, isso é a beleza do caráter de Deus sendo manifesta na sua vida.

Você reflete a Glória de Deus gradativamente à medida que se torna mais parecido com Jesus. Talvez você ainda não consiga glorificar a Deus em todos os seus passos, ainda. Você se lembra de como as suas palavras “machucaram” aquela pessoa naquele dia?

Em nossa caminhada cristã, por muitas vezes, agimos de modo diferente de quem nós somos em Jesus. Isso é uma demonstração de que assim como um bebê precisa de tempo (de experiências, e de correções) para crescer e amadurecer na presença dos pais, na vida cristã também precisamos dar os primeiros passos, e os seguintes, na presença de Deus. Um após o outro, gradativamente. Se cair, levanta, recebe a correção e continua caminhando. Pois, o Pai só corrige aos filhos que ama (Hebreus 12:6).

O Espírito Santo é o agente da mudança. Apesar de nossas decisões e esforços pessoais diários, como “negar a si mesmo e tomar a própria cruz” (Lucas 9:23), a mudança de caráter, ou de coração como diz a Bíblia, é um trabalho de Deus (Ezequiel 11:19,20; Jeremias 31:33), veja:

“Mas o Espírito produz este fruto: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio” (Gálatas 5:22,23).

Essas são qualidades do caráter de Jesus geradas em nós, pelo Espírito Santo, que habita em nós. Ele vai nos tornando gradativamente mais parecidos com o Senhor quanto mais nos submetemos à Sua vontade.

Quando você ver Jesus face a face, será como Ele é.

A visão que temos de nós mesmos na Eternidade ainda é parcial, como diz o Apóstolo Paulo: “Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido” (1 Coríntios 13:12).

O Apóstolo João também observa que: “agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, todavia, sabemos que quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, pois o veremos como Ele é” (1 João 3:2).

Enquanto esse dia não chega, sigamos em frente pelo Caminho, refletindo a Glória de Deus em tudo aquilo que já somos em Jesus.

Por Emerson Cardoso

4. QUESTÕES PARA REFLEXÃO

  1. Fale de uma marca em sua vida que reflete o seu passado? O que ela diz sobre você?
  2. Como é possível refletir hoje o que você já é no futuro?
  3. Como é ver e refletir a Glória de Deus no seu dia-a-dia?
  4. Em que sentido o Espírito Santo nos transforma, gradativamente, para refletir a Glória de Deus?

5. MOMENTO DO PASTOREIO

COMO PODEMOS ORAR POR VOCÊ?

NOSSA VISÃO

Ser uma igreja relevante para a cidade e ao mesmo tempo presente na evangelização mundial, intensa na adoração, acolhedora, onde todos os membros estejam conectados uns aos outros, vivendo e reproduzindo o caráter de Cristo e que ganha e discípula pessoas através dos pequenos grupos.

AGENDA

Se liga em nossa agenda semanal:

  • Terça-feira: culto de ensino, 20h.
  • Quarta e quinta-feira: NFC
  • Sexta-feira: MMA (culto de adolescentes), 20h
  • Sábado: Culto Geração Vida, 20h
  • Domingo: Escola Bíblica Discipuladora, 9h.
  • Domingo: Culto de Celebração, 10h15min e 19h.

Endereço: Área Especial 6, setor G Norte, Taguatinga/DF www.adet.com.br
Contato: (61)3354-4070
E-mail: contato@adet.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *