A BELEZA DO AGORA

“Seus olhos são como uma lâmpada que ilumina todo o corpo. Quando os olhos são bons, todo o corpo se enche de luz. Mas, quando os olhos são maus, o corpo se enche de escuridão. E, se a luz que há em vocês é, na verdade, escuridão, como é profunda essa escuridão!” (Mateus 6:22,23 NVT).

1. COMEÇO DE CONVERSA:

Há um ditado popular que diz que “não existem homens ou mulheres feios; depende dos óculos que você usa”. E isso se aplica a animais, objetos, lugares, circunstâncias da vida etc.

Você já ouviu a expressão: “a situação hoje está feia!” ou “que tempo feio, hoje!”? Uma situação de crise pode ser uma oportunidade para revelar a beleza de talentos ocultos. O céu com nuvens densas e escuras pode ser visto no sertão nordestino como uma paisagem maravilhosa, enquanto em algumas regiões do Sul, como algo que provoca medo.

Entre tantos outros casos, isso demonstra que temos pontos de vista diferentes sobre o belo e o feio, a depender de tantos “óculos” que o mundo nos oferece. Com destaque para um tipo específico que “desfoca” a nossa realidade, agora: “o óculo da incredulidade”.

Contudo, apesar da imagem que você está vendo de sua vida, agora, existe um lugar, de onde você pode ver, com clareza, a beleza dela em cada detalhe. E a boa notícia é que nesse lugar você não vai precisar de “óculos”, nem de “microscópio” ou de “telescópio”. Esse lugar não te oferece “lentes”, mas cura para seus olhos. Desse lugar, você poderá ver a beleza no agora, apesar da circunstância.

Esse será o assunto de nossa conversa bíblica de hoje, mas antes, vamos cantar uma canção que nos inspira a ver a vida com novos olhos.

2. LOUVOR (Sou Feliz – Fernandinho)

Se paz a mais doce me deres gozar
Se dor a mais forte sofrer
Oh! Seja o que for
Tu me fazes saber que feliz com Jesus sempre sou!
 
Sou feliz, Com Jesus
Sou feliz com Jesus, meu Senhor!
Sou feliz, Com Jesus
Sou feliz com Jesus, meu Senhor!
 
Embora me assalte o cruel Satanás
E ataque com vis tentações
Oh! certo eu estou, apesar de aflições
Que feliz eu serei com Jesus!
 
Ao céu onde vou para sempre morar
Com remidos na luz do Senhor

3. TEXTO PARA REFLEXÃO

No texto bíblico que tomamos para a nossa reflexão de hoje, Jesus nos chama a atenção para a “qualidade de nossos olhos”. Se forem bons, a nossa vida se encherá de luz, mas o oposto também é verdadeiro (Mateus 6:22,23).

Jesus estava usando essa analogia para ensinar um princípio espiritual importante. Do ponto de vista natural, ter os olhos sãos é a condição fundamental para guiar o corpo com segurança. Já os olhos cegos não podem captar a luz e, por isso, a pessoa vive em tropeços, na escuridão.

Segundo a Bíblia, “o espírito do homem é a lâmpada do Senhor” (Provérbios 20:27), e que Jesus é a “luz dos homens” (João 1:4). Assim, do ponto de vista espiritual, ter o espírito regenerado é a condição fundamental para conduzir a vida pelo caminho certo, discernindo realidades espirituais. Ou seja, se o nosso espírito for bom, toda a nova vida será iluminada por Deus. Mas se for mau, estaremos perdidos em trevas.

Frequentemente, vemos em nossos jornais vários “holofotes” lançando luz em notícias “do mal”. São tragédias, calamidades, violência, falhas, fracassos etc.

Além de ser uma tendência humana, esse bombardeio de informações negativas acaba reforçando a nossa facilidade em enxergar os defeitos, as falhas e os fracassos, em nós e nas outras pessoas.

Essas “lentes” acabam ofuscando e obscurecendo a nossa visão. Elas apontam os “rótulos” das pessoas, sem enxergar o “conteúdo”. Assim, o mundo cria seus padrões de beleza, felicidade e prosperidade em um contexto de mentiras. Pois, se “os olhos são maus, o corpo se enche de escuridão”. E o que você consegue ver sem luz? Onde está a beleza daquele jardim florido em uma noite escura?

A falta de luz priva as pessoas de ver a beleza da vida. Limitadas a uma “escala de cinza”, elas só conseguem ver a tragédia, a violência e o fracasso. Mas a boa notícia é que esta não é a sua realidade. A Estrela da Manhã (Apocalipse 22:16) está brilhando sobre você para te revelar a beleza do agora.

Quem te fez acreditar que você é feio? Quem te fez acreditar que você não pode ser feliz? Quem te fez acreditar que para você não tem mais jeito? Quem te fez acreditar que você não é amado?

Muitos disseram ao cego Bartimeu que o destino dele era mendigar por toda a vida, sentado à beira do caminho. Mas um dia, antes de seus olhos naturais se abrirem, ele “viu” Jesus se aproximando. Agora, pense na reação dele quando Jesus disse: “Vai, a tua fé te salvou” e os seus olhos se abriram (Marcos 10:52). Como foi para aquele ex-cego ver a cor das árvores e das flores pela primeira vez na vida? Pense na alegria dele.

Às vezes a dor e o sofrimento também obscurece a nossa visão. Marta e Maria tinham acabado de sepultar o seu irmão Lázaro, e mesmo ao encontrar Jesus na entrada da cidade, não conseguem ver a solução de Deus para a vida delas, até que Ele disse: “se você cresse, veria a glória de Deus?” (João 11:40). Em seguida, Jesus ressuscitou Lázaro.

Algumas pessoas embarcam em um avião já preocupadas com as possíveis turbulências. Assim também é com alguns cristãos. As tempestades vêm e costumam “sacudir” as nossas vidas. Mas elas vêm e vão. Enquanto elas não passam, tente olhar para a beleza dos raios, como são tremendos! Ou veja como a chuva rega a terra, de como é incrível a dança dos ventos! Mas, contudo, sabendo que o Senhor está aqui e tem o controle da tempestade (Marcos 4:39).

Mesmo em meio a circunstâncias “nebulosas”, tem uma Luz revelando a você a beleza do trabalho de Deus nesse momento. E como é lindo ver o Senhor trabalhar em nossas vidas! Se você não consegue vê-Lo, ainda, vai precisar chegar mais perto. Isso mesmo, chegue mais perto de Jesus. Ele está te esperando em um lugar privilegiado, de onde você poderá ver “de camarote” como a sua vida é bela aos olhos dEle.

“Levante-se, refulja! Porque chegou a sua luz, e a glória do Senhor raia sobre você. Olhe! A escuridão cobre a terra, dessas trevas envolvem os povos, mas sobre você raia o Senhor, e sobre você se vê a sua glória” (Isaías 60:1,2).

Por Emerson Cardoso

4. QUESTÕES PARA REFLEXÃO

  1. De acordo com o texto, que significa ter os “olhos bons” e “olhos maus”?
  2. Em sua opinião, como é viver em “escala de cinza”, e em “escala colorida”?
  3. Considerando a experiência de Bartimeu, compare a vida antes e depois de um milagre. Você consegue ver beleza nos dois momentos? Comente.
  4. Em sua opinião, como uma pessoa pode chegar mais perto de Jesus? Em que sentindo este lugar revela “beleza no agora”?

5. MOMENTO DO PASTOREIO

COMO PODEMOS ORAR POR VOCÊ?

NOSSA VISÃO

Ser uma igreja relevante para a cidade e ao mesmo tempo presente na evangelização mundial, intensa na adoração, acolhedora, onde todos os membros estejam conectados uns aos outros, vivendo e reproduzindo o caráter de Cristo e que ganha e discípula pessoas através dos pequenos grupos.

AGENDA

Se liga em nossa agenda semanal:

  • Terça-feira: culto de ensino, 20h.
  • Quarta e quinta-feira: NFC
  • Sexta-feira: MMA (culto de adolescentes), 20h
  • Sábado: Culto Geração Vida, 20h
  • Domingo: Escola Bíblica Discipuladora, 9h.
  • Domingo: Culto de Celebração, 10h15min e 19h.

 Endereço: Área Especial 6, setor G Norte, Taguatinga/DF www.adet.com.br
Contato: (61)3354-4070
E-mail: contato@adet.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *