“Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos publicanos. Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão. Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje. Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria” (Lucas 19:2-6).
1. COMEÇO DE CONVERSA:
Como sempre, Jesus estava bem empenhando em cumprir a Sua missão: “Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido” (Lucas 19:10).
Ele vinha anunciando o Evangelho do Reino de cidade em cidade com os seus discípulos, por toda a Palestina, principalmente nas regiões da Galileia e da Judeia.
Naquele tempo, por cerca de três anos e meio, Ele teve encontros como muitas pessoas, entre elas, seus doze discípulos, uma pecadora na casa de Simão, um gadareno endemoniado, Jairo, Lázaro, Marta e Maria de Betânia, um jovem rico de Jericó, o cego Bartimeu, Zaqueu, Nicodemos, Caifás, Pilatos, Herodes, e tantos outros. Alguns, não o reconheceram com o Messias e nem receberam a sua mensagem, como aquele jovem rico de Jericó. Já outros, tiveram as suas vidas transformadas para sempre, como foi o caso de Zaqueu, aquele homem rico também de Jericó.
Ainda hoje, Jesus continua em sua missão, buscando e salvando os perdidos através da Sua Igreja. E hoje é mais um dia de muitos outros encontros com Jesus. Ah, e você está na lista dEle! Com alguns ele quer apenas um tempo em silêncio, com outros Ele quer colocar a conversa em dia, e ainda com outros Ele quer entrar na casa deles e transformar as suas vidas para sempre. Esse será o assunto de nossa conversa bíblica de hoje, mas antes, vamos cantar uma canção que nos inspira a aproveitar essa rica oportunidade.
2. LOUVOR (Faz um milagre em mim – Regis Danese)
Como Zaqueu
Eu quero subir
O mais alto que eu puder
Só pra te ver
Olhar para ti
E chamar sua atenção para mim!
Eu preciso de ti, Senhor
Eu preciso de ti, Oh! Pai
Sou pequeno demais
Me dá a tua paz
Largo tudo pra te seguir
Entra na minha casa
Entra na minha vida
Mexe com minha estrutura
Sara todas as feridas
Me ensina a ter santidade
Quero amar somente a ti
Porque o Senhor é o meu bem maior
Faz um milagre em mim
3. TEXTO PARA REFLEXÃO
Jesus estava a caminho de Jerusalém para a Páscoa, já no final de Seu ministério terreno, quando seria rejeitado pelos líderes judeus, traído por um de seus discípulos e crucificado pelos romanos, a fim de completar a Sua Obra Redentora. Mas ao terceiro dia após a sua morte, Ele ressuscitou e encontrou muitas outras pessoas. Esteve com seus discípulos por 40 dias, e após ser visto por cerca de 500 pessoas, comissionou os seus discípulos a continuarem a Sua obra aqui na Terra e voltou em forma corpórea ao Céu, para receber do Pai o Trono da Sua Majestade e exercer o Seu governo sobre toda a Criação, que Ele veio resgatar.
Mas vamos retornar ao tempo quando Jesus vinha a caminho de Jerusalém e de passagem por Jericó. Mesmo antes de chegar na cidade, um jovem rico o encontrou, reconhecendo-o apenas como um bom professor. Após um breve conversa, ele saiu desanimado, pois não conseguia renunciar as suas riquezas em prol do Reino de Deus (veja o contraste em Mateus 13:46,46).
Desse encontro, Jesus fala da dificuldade dos ricos para entrar no Reino de Deus. E concluiu dizendo que tudo que é impossível aos homens é possível para Deus (Lucas 18:27).
Um pouco mais adiante, Jesus encontra um outro homem, bem diferente do anterior: um pobre mendigo, que era cego. Ao ouvir que Jesus se aproximava, chamou a atenção do Senhor, dizendo: “Jesus Filho de Davi, tem misericórdia de mim”. Perceba que ele reconhece Jesus como o Messias que haveria de vir, em um encontro que mudou a sua vida para sempre (Lucas 18:35-42).
A Bíblia não narra alguns detalhes que sucederam, mas certamente essa notícia chegou na cidade antes mesmo de Jesus. Pois um outro homem, mas dessa vez bem rico, estava procurando saber quem era esse Jesus, que acabou de chegar na cidade. Seu nome era Zaqueu.
Pouco se sabe sobre a vida deste homem: um judeu rico, de pequena estatura e chefe dos publicanos, um tipo de “diretor da agência regional da Receita Federal” da época.
Zaqueu era visto como um agente público corrupto. Fez fortuna aumentando as taxas dos impostos romanos, ficando com a diferença.
Considerado um traidor, era odiado pelos seus compatriotas e excluído da vida religiosa do seu povo.
Por ser judeu, Zaqueu conhecia as Escrituras Sagradas. Ele foi ensinado desde criança sobre as tradições e as leis. Conhecia a história de seu povo e sabia que o “Messias” viria libertar Israel de seus inimigos para sempre. Mas algo aconteceu ao longo de sua vida, que levou o seu coração para longe de Deus. Ele se tornou avarento, egoísta e tinha outras prioridades bem diferentes dos planos e propósitos de Deus para ele.
Porém, um dia ele ouviu falar algo sobre aquele Galileu que estava entrando na cidade, algo que atraiu sua atenção. Zaqueu queria conhecer esse Jesus, mas havia uma multidão em volta dele. Então, ele resolve ir adiante e subir em uma árvore para ter uma melhor visão quando Jesus passar, devido a sua pequena estatura. Para sua surpresa, Jesus para embaixo da árvore, chama Zaqueu pelo nome e pede para ele descer.
Aquele encontro ficou registrado na Bíblia para ensinar algumas lições preciosas para nós, veja:
Jesus resolveu passar por Jericó com o propósito de “buscar e salvar” pessoas (v.10). Ainda hoje, o Senhor continua a sua busca pelas “ovelhas perdidas”. Todos os dias ele passa pela vida de muitas pessoas. Alguns são atraídos por Ele, outros não.
Zaqueu foi atraído por Jesus e resolve conhecê-lo. Pessoas atraída por Jesus buscam por Ele. A elas Ele responde: “Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês, declara o Senhor” (Jeremias 29:13,14). Perceba que existe uma condição, de sorte que alguns o conhece, outros não.
É necessário descer da árvore. Ainda hoje, alguns ficam “em cima do muro” ou da “árvore”. Só observando Jesus de longe. É necessário descer dessa posição, tomando a decisão de ir ao encontro de Jesus. Ele não se enganou sobre você. Ele conhece a sua história, e isso não está limitado ao seu passado. Ele conhece o seu futuro, de como será maravilho se você decidir vir ao encontro dEle. Jesus quer, e pode, mudar a sua história para sempre!
Jesus deseja ficar em sua “casa” (v.5). O Senhor não está de passagem pela sua vida. Ele veio para ficar, se você assim o permitir. Veja o que ele está falando a você: “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo” (Apocalipse 3:20).
Quer saber o que isso significa? Experimente abrir o seu coração para o Senhor, hoje. A história do encontro de Zaqueu com Jesus ficou registrada na Bíblia para mostrar o que o Senhor quer fazer na vida daqueles que o receberem com alegria (v. 6-9).
Jesus continua caminhando entre nós. Você não pode vê-lo com os olhos, mas pode sentir a presença dEle e ouvir a Sua voz, quando fala contigo. Não perca a oportunidade. Desça rapidamente da árvore e vá alegremente ao encontro de Jesus. A sua vida nunca mais será a mesma.
Por Emerson Cardoso
4. QUESTÕES PARA REFLEXÃO
- Compare o encontro de Jesus com o jovem rico (Lucas 18:18-27) e o encontro de Jesus com Zaqueu. Que lições você aprende a partir desses encontros?
- Conhecendo o passado de Zaqueu, por que Jesus quis entrar na casa dele?
- O que você viu em Jesus que chamou a sua atenção para buscar conhecê-lo?
- Fale de seus encontros com Jesus, de quando você decidiu “descer da árvore” e recebê-lo em sua casa. O que mudou em sua vida?
5. MOMENTO DO PASTOREIO
AVISOS:
No próximo sábado, dia 02 de novembro, faremos um grande evangelismo no cemitério de Taguatinga. Os NFC’s serão responsáveis pelo horário das 11h às 13h. Vamos unir nossas forças e cumprir a missão que o Senhor nos deixou.
Endereço: Área Especial 6, setor G Norte, Taguatinga/DF www.adet.com.br
Contato: (61)3354-4070
E-mail: contato@adet.com.br